SERASA: INADIMPLÊNCIA AUMENTA 3,5%

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Inadimplência do consumidor cresce 3,5%, segundo Serasa

Da Bandnewsfm.com.br
A inadimplência do consumidor cresce 3,5% em março na comparação com fevereiro, de acordo com a Serasa Experian.
Em relação ao mês de março do ano passado, o avanço é ainda maior: 14,4%.No primeiro trimestre de 2011, a inadimplência aumentou 21,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a Serasa Experian, a alta foi causada por fatores sazonais, como o pagamento da última parcela do IPVA e as despesas com material escolar, férias e carnaval.
Segundo a entidade, a ampliação do endividamento do consumidor ao longo dos últimos dois anos e o crescimento da inflação estão dificultando o pagamento de compromissos assumidos.
O valor médio das dívidas bancárias no primeiro trimestre de 2011 ficou em mil 285 reais e 45 centavos.

Ao fim de 100 dias, Dilma começa a imprimir sua marca

iG Brasília e iG São Paulo
Nuances pessoais e trajetória política da presidenta já se traduzem em um novo estilo de comandar a administração federal
A presidenta Dilma Rousseff fez uma solicitação expressa aos seus assessores e ministros nas últimas semanas: ninguém deve se manifestar com avaliações sobre seus primeiros 100 dias de Presidência, que se completam no domingo. A tese por trás da ordem é de que seu governo é de continuidade em relação ao do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, e não de ruptura. Na prática, entretanto, a presidenta já começa a imprimir sua marca no novo governo, seja no estilo administrativo ou nas decisões de impacto internacional. De quebra, já lida com seus próprios fantasmas no comando do mais alto cargo do Executivo.
Embora o pragmatismo de Dilma ainda não tenha sido posto à prova, suas nuances pessoais já se traduzem em mudanças na rotina do governo. A chefe durona da Casa Civil, que distribuía broncas pelos corredores do Palácio do Planalto, começa a dar lugar a uma presidenta mais discreta, rígida e exigente, que delega aos auxiliares de sua confiança a tarefa de cobrar resultados. Claramente orientados sobre o estilo que passou a pautar o dia-a-dia do governo, todos os 37 integrantes da Esplanada conseguiram manter seus cargos até agora. Dentro da equipe, entretanto, os primeiros meses de governo deram margem para altos e baixos, na medida em que Dilma foi abandonando a postura de colega de Esplanada para se transformar na “chefa”.
Para os que enxergam o governo do lado de fora, o estilo da Dilma também já é visível. Seu histórico de perseguição política vem se traduzindo em uma diplomacia mais alinhada à defesa dos direitos humanos do que à temática social. Já sua visão econômica, de maior intervencionismo estatal, resultou em decisões como a saída do presidente da maior companhia privada do País, a Vale. Demonstra ainda a disposição de tomar medidas rígidas como a elevação da tributação sobre operações financeiras diante da preocupação com o risco inflacionário, principal desafio a rondar o novo governo. Ainda assim, Dilma tem sido capaz de surpreender ao empresariado.
Ao desafio de manter a coesão no Congresso, soma-se a tarefa de garantir a satisfação dos partidos aliados também nos Estados. Dentro de sua própria legenda, o PT, nomes como o governador da Bahia, Jaques Wagner, já depositam na presidenta as esperanças que antes lançavam sobre Lula para garantir seu futuro político. Há ainda nomes como Tarso Genro, que tenta replicar o modelo do ex-presidente no Rio Grande do Sul, mas já enfrenta as primeiras resistências.
No Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) trilha um caminho parecido com o da presidenta enquanto está empenhado em se livrar da sombra do antecessor Blairo Maggi, que o elegeu. Enquanto isso, Roseana Sarney (PMDB) tenta cumprir no Maranhão as promessas que fez ao longo da campanha.
No aliado PSB, Dilma assiste ao empenho do governador do Ceará, Cid Gomes, de contornar os altos e baixos neste início de segundo mandato e consolidar as conquistas feitas durante os primeiros quatro anos de governo. E deixa o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à espera de uma visita, enquanto acompanha nos bastidores sua movimentação por uma candidatura futura ao Palácio do Planalto.
Em outros Estados, por outro lado, as atenções se voltaram a outra direção. É o caso do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que chega ao cabo de pouco mais de três meses no cargo empenhado em se livrar da marca do antecessor José Serra na administração do maior colégio eleitoral do País. Ou ainda do também tucano Beto Richa mostra nos primeiros meses de sua administração uma linha de ação semelhante à do antecessor Roberto Requião (PMDB), seu inimigo político.

Ibama aplica mais de R$ 700 mil em multas por desmatamento no PR

Operação Pinus Pirata segue o mesmo modelo aplicado na Amazônia.
Segundo o Ibama, vegetação nativa virava plantação de pinus.

Do G1 PR
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 773 mil em multas na Operação Pinus Pirata até a última sexta-feira (8). A intenção é combater o desmatamento na região centro-sul do Paraná e em Santa Catarina. A operação é realizada nos moldes da Boi Pirata, que reduziu o desmatamento na Amazônia.
Segundo o Ibama, áreas de vegetação nativa eram destruídas ilegalmente para o cultivo de pinus e eucalipto. Agentes procuram por empresas e pessoas físicas autuadas por desmatamento ilegal e que não cumpriram o embargo.
Quem foi notificado recebeu prazo de dez dias para retirar as árvores ou os animais das áreas fiscalizadas.

Greca é o pré candidato do PMDB para 2012

Rafael Greca é o pré-candidato do PMDB para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012, em Curitiba. Ele é apoiado pelo Senador Roberto Requião e pelo Deputado Federal e Secretário Geral do partido, João Arruda. Neste sábado o diretório municipal se reuniu para decidir os rumos da legenda. Não compareceram o presidente estadual do PMDB, deputado Valdir Pugliese, nem a ala de parlamentares peemedebistas que apóiam o governador Beto Richa, como por exemplo, o deputado Luiz Claudio Romanelli, que é Secretário Estadual do Trabalho no atual governo. Rafael Greca disse que o convite para encabeçar a reorganização do partido em Curitiba partiu de Requião.
O senador Roberto Requião disse que o objetivo é fortalecer a base municipal do PMDB.
Requião negou que o partido esteja dividido. Ele conversou com Francielle Colpani.
Mas durante discurso para os militantes Requião mandou um recado para os integrantes do partido que são contra a candidatura própria.
O deputado João Arruda também negou que haja divisão. Ele disse que espera o apoio dos deputados estaduais do PMDB.
Durante a reunião não foi tratada a possibilidade de Roberto Requião assumir a presidência do diretório municipal do PMDB, que atualmente está sob o comando de Doático Santos. O nome do novo presidente do partido em Curitiba será apresentado na convenção marcada para o dia 17 de julho.

Dilma ”freia” reajuste da gasolina

Do Estadão
A maior opositora para o eventual reajuste dos preços da gasolina é a presidente Dilma Rousseff. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “A Dilma é quem mais freia (o reajuste). Ela não quer aumento de preço (da gasolina)”, afirmou Lobão, após o término do programa “Bom Dia Ministro”, do qual participou ontem.
Segundo ele, a Petrobrás tem pleiteado o reajuste sob a justificativa de que os preços não sobem há nove anos e a última alteração ocorreu há dois anos, mas para baixo. O governo, porém, tem resistido ao aumento. “Temos dito que não concordamos com esse aumento”, enfatizou. 

Na Câmara, propostas ampliam possibilidades de porte de arma

Do G1
Propostas de lei em andamento na Câmara dos Deputados ampliam as possibilidades de porte de arma no país. Somente na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Casa, das 17 propostas em andamento, 11 sugerem conceder porte de armas a categorias hoje proibidas por lei, como agentes de trânsito, por exemplo.
Em toda a Câmara dos Deputados, tramitam 126 projetos de lei que tratam do porte de arma.
Na avaliação de deputados e especialistas que atuam na área de segurança ouvidos pelo G1, a ampliação do porte de arma é prejudicial porque aumenta os riscos de desvio das armas para atividades criminosas, como a registrada nesta quinta-feira (7) no Rio, quando um jovem armado entrou numa escola, matou 12 crianças e depois se suicidou.

Governo cancela benefício do Bolsa Família para 40 mil famílias

Da Folha Online
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome cancelou o benefício do programa Bolsa Família para 40.383 famílias no país. O motivo do cancelamento foi a baixa frequência escolar e o não cumprimento da agenda de saúde.
Deste total, 24.764 famílias perderam o total de recursos recebidos e 15.619, apenas a parcela referente aos adolescentes de 16 e 17 anos. Foram suspensos também o pagamento de 120.548 benefícios por 60 dias. Outros 106.968 mil foram bloqueados em março, mas, neste caso, as famílias voltam a receber os valores retroativos em abril. Leia mais »

Rafael Greca é o pré-candidato do PMDB para prefeito de Curitiba

11h20
Rafael Greca é o pré-candidato do PMDB para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012 em Curitiba. Ele é apoiado pelo Senador Roberto Requião e pelo Deputado Federal e Secretário Geral do PMDB João Arruda. Neste sábado o partido se reuniu para confirmar o nome de Greca. Não compareceram na reunião o presidente estadual Valdir Pugliese, nem a ala de deputados pmdbistas que apóiam o governador Beto Richa, como por exemplo Luiz Claudio Romanelli, que é Secretário Estadual do Trabalho no atual governo.

DE BEM COM A VIDA: Barriguinha, alimentação e atividade física

Como o exercício físico pode fazer mal a saúde? Na coluna de Bem com a Vida da última sexta-feira o professor Onei Pedroso, Personal Trainer formado em Educação Física, faixa preta em Karatê e especialista em Ciência do movimento e Fisiologia do Exercício explicou como o excesso de atividade física pode ser negativo. Ele conversou com a Joice Hasselmann.
 
O especialista também explica que não adianta a atividade física se ela não for combinada a alimentação. 
A temida barriguinha também foi tema da conversa. 
A coluna De Bem com  a vida você acompanha toda sexta feira aqui na Band News FM.

Mensalão pode gerar mais 11 inquéritos

Da Folha
No relatório em que mostra a origem do dinheiro do mensalão, a Polícia Federal pede à Procuradoria-Geral da República a abertura de 11 inquéritos para investigar o destino de R$ 6,3 milhões repassados pelas empresas do acusado de ser operador do esquema, informa reportagem de publicada na edição de hoje da Folha.
O relatório da PF aponta indícios de participação no esquema de, pelo menos, mais 17 pessoas além das 38 que já respondem a ação penal que tramita no STF.

Deputados preocupados com o orçamento: o governo vai mexer?

Do Estado do Paraná
A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa reúne-se na próxima segunda-feira, 11, com o secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi. O presidente da Comissão, Nereu Moura (PMDB), disse que os deputados pretendem saber as intenções do novo governo no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 que será encaminhada em dois meses à Assembleia.
Uma das preocupações dos deputados é descobrir se o novo governo vai alterar percentuais de participação dos Poderes na próxima prévia do orçamento. No ano passado, o Judiciário teve alterados os valores aprovados pela Assembleia Legislativa após a eleição de outubro.

Projeto de Rasca que proíbe garrafas descartáveis vai gerar desemprego, diz Camargo

Do Bem Paraná
O deputado Fábio Camargo (PTB) diz que o projeto lei que proíbe a comercialização de bebidas envasadas em garrafas de vidros descartáveis do tipo “One Way”, somente uma via, ou “Long Neck” e similares, como refrigerantes e bebidas destiladas, em qualquer estabelecimento comercial no Paraná, causará a redução de empregos em diversos setores.
A proposta que proíbe a venda desse tipo de produto foi apresentada pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), na quinta-feira. Ainda precisa passar por comissões internas da Assembleia Legislativa, votada em Plenário e sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB) para se tornar lei. “Um projeto como esse não pode ser aprovado da forma que foi enviado. Temos que discutir primeiro com os parlamentares e a sociedade. Existem outras formas de proteger o meio ambiente sem causar desemprego”, destaca o deputado.
Camargo cita o exemplo da parceria entre Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Abividros (Associação Brasileira de Vidros) que monitora o destino das garrafas “long neck” desde o seu descarte à transformação em material reciclável. “Outra medida seria a de aumentar a divulgação da importância de reciclar esse tipo de material. Uma forma mais fácil e eficaz que evita o fechamento de vagas em todo o Paraná e Brasil”, concluiu.

Juiz decreta prisão preventiva do ex-coordenador do Pronasci

Da Gazeta do Povo
O juiz federal Sérgio Moro, da 2.ª Vara Federal de Curitiba, decretou ontem a prisão preventiva de Francisco Narbal Alves Rodrigues, ex-coordenador nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, preso nesta semana pela Polícia Federal. A PF requereu a prisão preventiva à Justiça depois que descobriu que Rodrigues recebeu dinheiro da Adesobras – Oscip (ONG com título de interesse público) suspeita de desviar dinheiro público.
A PF ainda levou em conta o cargo que Rodrigues ocupava no Ministério da Justiça, tendo contato com pessoas do alto escalão da pasta, e que por isso ele poderia atrapalhar o curso da investigação. Os argumentos foram acolhidos por Moro. Rodrigues está preso em Brasília e deve ser transferido para a sede da PF no Paraná nos próximos dias, onde deve ser ouvido pelo delegado federal Fabiano Bordignon, responsável pela investigação.

Ibama deflagra operação na Mata Atlântica

Uma operação de combate ao desmatamento da Mata Atlântica foi deflagrada pelo Ibama, nesta semana, na região centro-sul do Paraná e em Santa Catarina. Os técnicos avaliam áreas de vegetação nativa que foram destruídas para plantação de pinus e eucalipto ou criação de gado. A operação também vistoria áreas que foram embargadas pelo Ibama e ainda assim estariam produzindo ilegalmente. Quem for pego descumprindo o embargo ou cometendo outros crimes ambientais vai ser notificado e multado. Até o momento foram aplicados 773 mil reais em multas.

Legistas saem insatisfeitos de reunião com Secretário

Representantes da Associação dos Médicos Legistas do Paraná se reuniram com o Secretário Estadual de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, hoje a tarde para tratar das reivindicações dos funcionários do Instituto Médicos Legal. Em todos os Estado são cerca de 70 médicos legistas e especificamente em Curitiba são 35. A categoria pede aumento salarial, contratação de mais profissionais e implantação de um plano de carreira. A presidente da associação, Marta Letícia Fagundes, afirma que a conversa com o secretário não foi proveitosa. Segundo ela o governo está mais preocupado em construir um novo prédio para o IML do que em resolver os problemas dos profissionais que trabalham no instituto. O novo prédio do IML será construído em um terreno localizado no bairro Vila Izabel, mais ainda sem data definida para o início das obras.