MAGAZINE LUIZA, PÃO DE ACUCAR E MM ENTRE OS COMPRADORES DO BAÚ

PAULO  MELO CORUJA NEWS


Baú avalia proposta de Pão de Açúcar, Magazine Luiza e lojas MM


Pão de Açúcar fez oferta pela totalidade da varejista e está mais perto da aquisição; concorrentes tentam comprar parte das lojas

Marina Gazzoni, iG São Paulo


 O grupo Silvio Santos está com três propostas para a aquisição das lojas do Baú em avaliação, segundo apurou o iG com fontes próximas às negociações. O Pão de Açúcar, do empresário Abilio Diniz, é o favorito para comprar a empresa, porque foi o único que fez uma oferta pela totalidade da rede.



O Magazine Luiza e a rede Mercado Móveis, as lojas MM, também apresentaram propostas, mas apenas por parte das unidades, segundo apurou o iG. Ao todo, o Baú possui 137 unidades em São Paulo e no Paraná.

A rede de Luiza Helena Trajano negocia a compra das lojas do Baú na região metropolitana de São Paulo. Com forte presença no interior do Estado e do Paraná, ela não teria interesse na aquisição total da varejista.

Já a varejista paranaense fez uma oferta pelas 89 lojas do Baú no Paraná. Proporcionalmente, as ofertas do Magazine e da Mercado Móveis são maiores do que a do Pão de Açúcar, mas elas deixam de fora as lojas de rede de Silvio Santos no interior de São Paulo e em Minas Gerais, onde existe uma unidade.



O superintendente das lojas MM, Márcio Pauliki, confirmou ao iG que a empresa disputa as lojas do Baú. A empresa possui 152 unidades no Paraná e em Santa Catarina e tenta se defender do fortalecimento de um concorrente na região.



A Mercado Móveis fez uma proposta inicial por 55 lojas no Paraná, mas aumentou a oferta para a totalidade dos negócios no Estado quando soube que outras redes disputaram a aquisição do Baú.



Se conseguir fechar o negócio, a MM pretende repassar o ponto de cerca de 35 lojas. Além da sobreposição de lojas, muitas das unidades do Baú possuem metragem pequena, inadequada para a operação de grandes redes de varejo. As lojas da MM, por exemplo, possuem entre 500 e 4.000 metros quadrados.



O Baú utilizava boa parte das suas unidades para uma operação conhecida como “semivirtual”, ou seja, a empresa mantinha um espaço físico pequeno, com pouco estoque, focado na venda por catálogo. A maioria dessas lojas era da antiga rede Dudony.



Procurados pelo iG, o Magazine Luiza e o Pão de Açúcar não quiseram se pronunciar

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