PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Procurado pela Interpol, Paulo Maluf comemora 80 anos com megafesta
O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) promove grande festa na noite deste sábado (3) na Sala São Paulo, na capital paulistana, para 1.500 convidados, na comemoração dos seus 80 anos de idade. Na lista vermelha da Interpol, com pedido de prisão decretado pela Justiça dos Estados Unidos e com todos os bens bloqueados no Brasil e mais seis países, o ex-prefeito de São Paulo, acusado de desviar US$ 344 milhões durante sua gestão municipal entre 1993 e 1996, não se preocupa com o caso. Maluf vai receber ministros do governo Dilma Rousseff, colegas deputados e senadores. É esperada toda a bancada federal do PP. A Orquestra Sinfônica de São Paulo vai fechar a festa com uma apresentação. O evento foi organizado pela mulher do deputado, Silvia, e seus filhos. Maluf já foi preso pela Polícia Federal, quando sem mandato, mas ganhou liminar da Justiça. Foi eleito em 2010 com 497 mil votos, o segundo deputado federal mais votado no estado. Ele está proibido de sair do país por causa da condenação nos EUA por lavagem de dinheiro. Mês passado, Maluf tentou negociar com a promotoria de Manhattan o pagamento de uma multa e a extinção de seu nome da lista vermelha da Interpol. Sem sucesso.
-
PT quer juros baixos, BNDES mais forte e regulamentação da mídia
O Partido dos Trabalhadores resolveu ousar nas suas resoluções no 4º Congresso Nacional, que acontece em Brasília desde ontem e termina amanhã. Pontos considerados polêmicos e tratados com discrição nos últimos anos ganharam a pauta para valer. Em resolução aprovada há pouco, o PT pede "medidas mais ousadas" para garantir a redução dos juros e conter a desvalorização cambial e fomento maior para participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em financiamentos mais longos, sem apontar, no entanto, caminhos para isso. O documento ainda é genérico e pode ganhar corpo amanhã, quando o partido pretende debater projetos para a regulamentação da mídia nacional. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), admitiu que o tema entrará na pauta neste domingo, quando, ao fim do dia, o PT vai divulgar o documento final do congresso. Outro ministro, Gilberto Carvalho (Secretário-geral da Presidência), também confirmou o debate sobre a mídia: "Não se trata de censura", informou.
-
Relator descarta rejuste no judiciário
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator do Orçamento Geral da União, afirmou, neste sábado (3), que o reajuste do salário do Poder Judiciário não é possível neste momento. “Se olhar a fotografia de hoje, não vejo a menor possibilidade. Não vieram propostas de ajuste do Legislativo nem do Executivo, então não existe a hipótese de pensar nisso só para um poder”, comentou, segundo informações da Veja, durante o Congresso do PT, em Brasília. Nesta semana, o governo enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei do Orçamento Geral da União (PLOA) e provocou um desgaste com o Judiciário por não incluir no texto o novo valor da remuneração dos servidores. Após reclamações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente recuou e enviou uma mensagem aos parlamentares com os reajustes pedidos - não sem criticar o pleito da magistratura. O impacto do aumento para os tribunais é 7,7 bilhões de reais.
-
CNJ: pesquisa mede satisfação
O Conselho Nacional de Justiça faz, durante todo o mês setembro, uma pesquisa sobre o clima organizacional e o nível de satisfação com a Justiça brasileira. Poderão participar juízes, servidores e usuários do Poder Judiciário. Os questionários estão disponíveis no portal do CNJ e levam menos de um minuto para serem respondidos. Segundo o diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Fabiano de Andrade Lima, a pesquisa tem por objetivo mapear os desafios do Poder Judiciário e, assim, atender a missão do Conselho enquanto órgão de planejamento do Poder Judiciário, conforme instituído pela Resolução 70, de março de 2009.
-
Agosto sem empregos nos EUA
O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informou que não foram gerados empregos em agosto e que a taxa de desemprego manteve-se em 9,1%. A partir desses dados, a recuperação econômica norte-americana voltou a ser motivo de preocupação. Foi a primeira vez desde 1945 que, em termos líquidos (diferença entre empregos criados e vagas fechadas), o número de vagas abertas foi zero. Os dados provocaram quedas mais intensas nas bolsas de valores da Europa.
-
Ditador Kadafi tinha relações estreitas com EUA e Reino Unido
O ditador da Líbia, Muamar Kadafi, que continua desaparecido após abandonar seu QG em Trípoli, matinha relações estreitas com os Estados Unidos e o Reino Unido, principalmente com os serviços secretos destes países, a CIA e o MI-6, revelam documentos encontrados em um escritório abandonado em Trípoli. A reportagem é do The New York Times.
- Fotografia é históriaBem humorado Metha
-
O indiano Zubin Metha é um dos maestros mais premiados do mundo. Seu estilo é marcante, tem dinâmica musical própria, mescla leveza e força ao mesmo tempo. Nascido em Bombaim, é cidadão honorário de várias cidades da Europa, das Américas e do Oriente. Zubin Metha foi casado com a soprano canadense Carmen Lasky até 1967. Depois de divorciar-se, uniu-se à atriz de tevê e produtora de filmes americana Nancy Kovack, mais alta que ele dez centímetros. Como foi – A gente encontra no dia-a-dia do jornalismo personagens tão previsíveis quanto surpreendentes. Mas o maestro Zubin Metha fica para o segundo exemplo. É uma figuraça, bem humorado, espirituoso. Em Brasília para reger um concerto na Sala Villa-Lobos, o reconheci acompanhado da então namorada Nancy, passeando como simples turista na Praça dos Três Poderes, o lugar mais procurado pelos visitantes da capital. É também passagem obrigatória para quem vai da sede do Supremo Tribunal Federal para o Palácio Planalto, como era o meu caso. Ele se esmerva para acertar o foco da própria câmara, tentando enquadrar miss Nancy com o edifício do Congresso ao fundo. Ofereci-me para fazer uma foto do casal. Sorrindo, aceitou, dizendo que o forte dele não era a imagem, e sim, o som. Juntinhos, fizeram pose, fotografei-os com a câmara dele. Perguntei-lhe sobre o que estava achando da arquitetura de Niemeyer. Respondeu-me que em sua agenda de viagens estão sempre cidades tradicionais, antigas. Mas, assim como sua maneira de reger, sentia que a capital do Brasil é leve, limpa e moderna. Ao despedir-se, o maestro não perdeu a chance de fazer um galanteio para a namorada. Pilheriou dizendo que em seu país há um provérbio conhecido: à frente de um pequeno homem há sempre uma grande mulher. E fez essa pose, escondendo-se às costas da risonha e futura esposa. Orlando Brito.
-
Amazônia: área desmatada vira pasto
Mais de 60% da área já desmatada na Amazônia foram transformadas em pastos. A conclusão está em um levantamento que mapeou o uso das áreas desmatadas do bioma e mostrou o que foi feito com os 720 mil quilômetros quadrados de florestas derrubados até 2008 – uma área equivalente ao tamanho do Uruguai. A maior parte foi convertida para a pecuária. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pecuária ocupa 62,1% de tudo o que foi desmatado no bioma. A produção agrícola ocupa cerca de 5% da área total desmatada na Amazônia. Apenas em Mato Grosso a agricultura representa um percentual significativo do uso das áreas que eram ocupadas originalmente por florestas. Em 21% da área desflorestada, o Inpe e a Emprapa registraram vegetação secundária, áreas que se encontram em processo de regeneração avançado ou que tiveram florestas plantadas com espécies exóticas.
-
Odebrecht ganha futuro terminal de trem-bala sem pagar um tostão
A empreiteira Odebrecht, conhecida financiadora de políticos no país, ganhou do governo do Rio de Janeiro, sem custos, o direito de administrar até 2048 toda a Estação Barão de Mauá, onde está previsto o terminal do trem-bala na capital, publicou hoje a Folha de S.Paulo. A área dada é de 200 mil metros quadrados, o equivalente a 100 campos de futebol.
-
Em congresso, Dilma diz que foi importante para o legado de Lula
A presidenta a República, Dilma Rousseff, disse nesta sexta (2) no 4º Congresso Nacional do PT, em Brasília, que foi importante para a construção do legado de Luiz Inácio Lula da Silva, a quem sucedeu. Lembrou que não recebeu uma herança maldita e que ajudou a construí-la. Ela foi ovacionada pelos presentes. “Uma herança é pouco. É como se fossem aquelas camadas que fundamentam o solo que garante que as pedras tenham vários graus de solidez. Estou firmada numa pedra muito sólida, que é a experiência de oito anos de um governo que tive a honra de participar".
-
A mão do PT e a caixa de marimbondos
Se não tiver havido recuo, o Quarto Congresso do PT, inaugurado ontem em Brasília, estará discutindo hoje o controle social da imprensa, proposta levantada no final do governo Lula e engavetada nesses oito meses do governo Dilma. Polêmica, a tese arranha a possibilidade de ser colocado em xeque o conteúdo das informações jornalísticas, coisa que contraria não apenas um, mas diversos artigos da Constituição de 1988.
-
Militares encontram mais corpos do acidente com avião no Chile
9h14. Atualização às 12h03 - As buscas continuam no litoral chileno para localizar as 21 vítimas do avião militar que estava em missão e caiu no mar. Ontem, o avião desapareceu na região do arquipélago de Juan Fernández. Autoridades da Marinha informaram nesta manhã que encontraram quatro corpos - dois de homens e dois de mulheres, ainda não identificados. A aeronave desapareceu depois que os pilotos tentaram, sem sucesso, aterrissar por três vezes na pista do arquipélago, mas os ventos fortes prejudicaram a operação. Logo depois o avião sumiu dos radares. Uma das vítimas é o mais famoso apresentador de TV chilena, Felipe Camiroaga. O grupo faria trabalhos de apoio social com moradores do arquipélago.
- 02/09/2011 | 20:30