DILMA QUE RETRATAÇÃO DE LUPY

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Governo entrega Valec a uma banda do PMDB em troca da aprovação da DRU

Foto
ABDUL HAIKAL
O ex-secretário da prefeitura de Duque de Caxias (RJ) Abdul Haikal foi indicado à presidência da Valec (Construção de Ferrovias S/A), estatal com gastos bilionários no Programa de Aceleração do Crescimento. A má notícia é que a indicação foi do notório deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que lidera uma banda do partido e teria imposto essa condição para apoiar a DRU (Desvinculação de Receitas da União). O pior é que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) prometeu convencer Dilma a ceder o cargo, apesar da resistência da presidenta a qualquer entendimento com a turma de Cunha. Cunha e um aliado, deputado Washington Reis (PMDB-RJ), não pederam tempo e neste momento já se reúnem com o ministro Paulo Sergio Passos (Transportes), superior hierárquivo da Valec. O governo pagaria qualquer preço para prorrogar a DRU, que o autoriza a gastar como bem entende 20% do Orçamento da União. O submundo da política tem maltratado a Valec. Investigações da Controladoria-Geral da União apontaram desvios de R$ 279,7 milhões na estatal.

No Rio, só ex-partidário defende Lupi

Foto
WAGNER MONTES ACREDITA EM LUPI
A situação do ministro Carlos Lupi (Trabalho) é tão crítica que no Rio, seu reduto, onde o PDT está muito rachado, só um deputado saiu em sua defesa. Um ex-partidário, que deixou a legenda justamente por não concordar integralmente com o cenário atual do partido. Embora não fale oficialmente, o apresentador de TV Wagner Montes foi para o PSD insatisfeito com o PDT. Montes, no entanto, indagado pela coluna sobre a situação do partido, diz que "está torcendo" pelo ministro. “É o estilo do Lupi. Quando ele tem certeza que está sem culpa no cartório, não tem papas na língua". Mesmo com a troca de partido, Montes diz que vai apoiar as propostas do PDT. “As coisas do PDT eu estou trazendo para brigar com as coisas do PSD”, declara. Quanto a saída do PDT, ele conclui que o partido não sofrerá nenhuma mudança e que a relação dele com o Lupi continuará sendo a mesma. “Lupi entendeu a minha decisão. Ele ficou sentido e eu também fiquei, mas a nossa relação não mudará”.

Demissionário, Berlusconi esnoba Parlamento sobre medidas anticrise

Foto
PRIMEIRO-MINISTRO SILVIO BERLUSCONI
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse nesta quarta (9) que o pacote de medidas econômicas para minimizar o déficit público do país não precisa de um voto de confiança do Parlamento. "Não é necessário submeter as medidas anticrise ao voto de confiança", disse. "Conversei com o presidente da República [Giorgio Napolitano] para que, junto com os presidentes da Câmara [dos Deputados, Gianfranco Fini] e do Senado [Renato Schifani] peça a aceleração dos trabalhos de aprovação", informou. O premier afirmou ontem (8) que vai renunciar ao cargo depois que essas medidas forem aprovadas.

Câmara: oposição entra com
mandado de segurança contra DRU

Agência Câmara
Foto
DEP. DUARTE NOGUEIRA
A oposição impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança contra a votação em segundo turno da PEC 61/11, que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), criticou a ação. “Não há motivo para a oposição recorrer ao Supremo, visto que a DRU já foi prorrogada outras vezes, inclusive na época do governo do PSDB”, afirmou. Já o líder do PSDB,  deputado Duarte Nogueira (SP), informou que a oposição fará o possível para impedir a votação. “Vamos usar todos os instrumentos disponíveis para mostrar que a DRU não é necessária. O único argumento da presidenta Dilma até agora é que vamos ser pegos por uma crise fiscal que ainda nem chegou ao País. Não é suficiente”, disse. A DRU permite ao governo utilizar livremente 20% dos recursos vinculados pela Constituição a setores específicos.

CCJ do Senado aceita prorrogar DRU

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta (9) a PEC que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2015. O texto aprovado foi proposto pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e é igual ao que está tramitando na Câmara. A ideia do parlamentar é dar mais rapidez ao processo de apreciação, a PEC que for analisada mais rapidamente terá prioridade sobre a outra. A prorrogação da DRU precisa ser aprovada e promulgada até 31 de dezembro, prazo da lei atual.

TSE nega registro de novo partido

Foto
MIN. MARCELO RIBEIRO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro do PSPB (Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil) porque a legenda não cumpriu os requisitos mínimos para sua criação. "Confessadamente o partido admite que não cumpriu os requisitos para a sua constituição", informou o ministro Marcelo Ribeiro, relator do pedido. Segundo ele, o partido tinha dez dias para apresentar certidões eleitorais que comprovassem o apoio nacional de eleitores, que tem de ser de, no mínimo, 0,5% dos votos válidos dados para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições, além de outras exigências que não foram cumpridas. Informações da Folha de São Paulo.
 
Fotografia é história
Delfim e Galvêas

1979. Antônio Delfim Neto, economista, e Ernani Galvêas, formado em Letras, Contabilidade e Economia: nomes importantes que eram notícia na imprensa.

Como foi Não eram somente os assuntos da política que mereciam cobertura atenta dos jornais. Trabalhando no Globo, incontáveis vezes deixei o Palácio e o Congresso para fotografar os fatos da área econômica. O povo brasileiro estava na maior expectativa com o general que acabava de assumir o Palácio do Planalto, João Figueiredo, sucessor de Ernesto Geisel. Primeiramente, porque o novo presidente havia se comprometido a dar seqüência ao processo de abertura política. E, em segundo lugar, pela esperança de que na Economia as coisas andassem melhor. 1980 era o ano que encerrava a “década perdida”, com a inflação a atingir níveis insuportáveis e a devastadora crise do petróleo. O novo presidente garantiu nomear nomes capazes de sanar os problemas. Para o Ministério da Fazenda, escolheu Karlos Rischbiter e, para o Planejamento, Mário Henrique Simonsen. Mas em meados do governo, ambos foram substituídos por Delfim – que respondia pela pasta da Agricultura – e Galvêas. Delfim Neto, que já tinha sido ministro do Planejamento nos tempos do marechal Costa e Silva, porém, não conseguiu repetir a época que ficou conhecida como “milagre econômico”. Ernani Galvêas comandara o Banco Central durante sete anos, de Médici a Geisel. Orlando Brito

CPMI do Segundo Tempo já conta
com 30 assinaturas na Câmara

Ag. Câmara
Foto
DEPUTADO FERNANDO FRANCISCHINI
Após o DEM e o PSDB anunciarem ontem (8) que iam coletar assinaturas de parlamentares do Senado e da Câmara, para criar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Segundo Tempo, em referência ao programa do ministério sob suspeita de centenas de irregularidades e bilhões de reais destinados a ONGs fantasmas, o deputado Fernando Francischini (PSDB) informou nesta quarta (9) à Coluna que, até o momento, foram coletadas 30 assinaturas. Ele disse ainda que a sociedade será informada de todos os parlamentares que assinarem o documento. “Vamos insistir na coleta”, ressaltou o deputado informando ainda que logo mais se reunirá com o senador Demóstenes Torres (DEM) para tratar do assunto. Para a instalação da CPMI serão necessárias 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara dos Deputados.

Flávio Tavares

Irã nega construção de armas nucleares e ameaça responder a ataques

Foto
MAHMOUD AHMADINEJAD
Após a divulgação de um relatório, ontem (8), pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), indicando que o Irã trabalhou para fabricar armas atômicas, o governo iraniano reiterou que dará uma resposta arrasadora a qualquer ataque militar. O presidente Mahmoud Ahmadinejad respondeu sobre o relatório negando a construção de armas nucleares, e declarou em referência aos Estados Unidos: "nós somos inteligentes e não vamos construir duas bombas para enfrentar as 20 mil que vocês têm". Ele ainda disse que as acusações contra o Irã são "absurdas" e que a AIEA perde seu prestígio ao admitir pressões dos EUA e outros países ocidentais. Informações da EFE.

Empresários do DF investem em gestão

Os empresários do Distrito Federal estão investindo em práticas de gestão para alcançar qualidade em seus processos. Prova disso é a grande quantidade de micro e pequenas empresas brasilienses inscritas no Prêmio MPE Brasil 2011. Em comparação com todas as unidades no Brasil, o Sebrae no DF se destacou por alcançar os melhores resultados de metas previstas para a premiação. A meta de inscrições foi superada em 158,2%, a maior do Brasil.

Lupi vai explicar denúncias na Câmara

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) vai prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados nesta quinta (10), às 9h30, sobre as denúncias da revista Veja. Segundo a publicação, um de seus assessores seria o articulador de um esquema de pagamento de propina em benefício do PDT. Na última terça, Lupi se negou a deixar o cargo.  “Para me tirar do ministério, só abatido à bala, e tem que ser uma bala bem pesada, porque sou grande. Não há possibilidade de eu me afastar do ministério”, disse.

PF quer investigar Agnelo Queiroz

Foto
AGNELO QUEIROZ
A polícia federal quer investigar as acusações de Daniel Tavares. O lobista afirmou ter pagado propina ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), quando ele era diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2008. Para isso, a PF levará a queixa ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas só quando tiverem autorização é que eles irão periciar o vídeo e investigar o caso. Ontem, a deputada distrital Celina Leão (PSD) apresentou uma gravação aos policiais com declarações do lobista que depositou R$ 5.000,00 na conta pessoal de Agnelo na época em que ele (Daniel) trabalhava para a farmacêutica União Química.