PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
21% dos brasileiros negam que o país tenha liberdade de imprensa, diz estudo
O Instituto Gallup realizou uma pesquisa com 112 países e descobriu que 21% dos brasileiros acreditam que não existe liberdade de imprensa no país. A pergunta feita aos entrevistados foi "Você acha que a imprensa do seu país é livre?", e 67% disse acreditar que o Brasil tem liberdade suficiente. A Holanda aparece no estudo como o país onde as pessoas mais acreditam na liberdade de imprensa, foram 95% de respostas positivas. O Chade teve o pior desempenho, com 72% de respostas negativas.
-
Pré-sal: Senado discute papel do militar
O Senado vai discutir nesta segunda (7) o papel das Forças Armadas no pré-sal. Trata-se de um ciclo de audiências sobre os rumos da política externa brasileira de 2011/2012, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O ciclo de audiências sobre os rumos da política externa brasileira vai continuar até junho do ano que vem, com um total de 25 painéis de debates. “Instalaremos assim um fórum de debates, um núcleo de estudos que complemente o trabalho institucional da comissão, e também sirva para provocar a discussão de temas diplomáticos e militares pela sociedade brasileira. Tenho convicção de que esta agenda ajudará a comissão de relações exteriores e defesa nacional a ter uma melhor visão dos temas internacionais e a melhor cumprir sua missão”, disse o senador Fernando Collor.
-
Heitor dos Prazeres
Sinuca
55 x 51 cm – OST
Ass. CID e Dat 1958
-
SP: Suplicy retira sua pré-candidatura
Após diversos discursos defendo a sua pré-candidatura para a prefeitura de São Paulo, o senador Eduardo Suplicy (PT) anunciou neste domingo (6) que desistiu da disputa e que apoiará o ministro Fernando Haddad (Educação). O anúncio foi feito durante um encontro com militantes do partido realizado em Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo. Ele informou que tomou a decisão porque Haddad afirmou que irá incorporar em seu programa a renda básica de cidadania em São Paulo, defendida pelo senador.
-
Oposição defende a demissão de Lupi
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), defendeu neste domingo (6) a demissão do ministro Carlos Lupi (Trabalho). "Uma das atribuições do ministro Lupi é gerir o dinheiro que é recolhido do trabalhador para promover o emprego. Pelas sucessivas denúncias que estão sendo feitas, parte desses recursos ou está sendo desviada ou está abastecendo os cofres partidários", disse. O líder do PPS na Casa, Rubens Bueno (PR), também se manifestou sobre as acusações, e informou que pedirá para a Procuradoria Geral da República a abertura de inquérito para investigar as suspeitas. Ele também vai pedir para que a Câmara convoque os envolvidos. Informações da Folha de SP.
-
CMN vai discutir linha de crédito
O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar, em sua próxima reunião que está prevista para semana que vem, uma linha de crédito para financiamento de dívidas de agricultores familiares. Segundo o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), cada produtor contará com até R$ 25 mil para pagar em até dez anos, se carência. Afonso disse ainda que a presidenta Dilma Rousseff "determinou a organização de um processo de reabilitação da capacidade produtiva dentro do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), em face das dificuldades que o segmento vem enfrentando". A proposta foi tema em audiências públicas no Congresso Nacional e contou com a participação de produtores, de movimentos sociais e de entes do governo.
para agricultores familiares
-
Fotografia é históriaCena brasileira
-
Fachada de uma borracharia perto de Naviraí, em Mato Grosso do Sul.
Como foi – Tirei essa foto aí mesmo com o carro em movimento porque, de cara, no primeiro instante, percebi o erro no letreiro principal da oficina: onde deveria estar a palavra borracharia, constava “borraçharia”. Isso mesmo, com cê cedilha. Por uns instantes até pensei que o autor quisesse somente discordar com bom humor da maneira correta de anunciar a atividade de seu comércio. Mas depois, me detendo noutros detalhes da imagem, vi que a façanha idiomática não parou ali. Consta também o termo borracheiro, grafado como “boraxero”. De uma só penada apresenta três erros imperdoáveis. Primeiramente, a falta de um “r”. Em seguida, um “x” ao invés de “ch”. Por último, a ausência do “i” após a letra “e”. Se o nosso mecânico consertar pneus tal escreve... Orlando Brito.
-
CNN: 1º ministro grego deve renunciar
O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, deverá renunciar após a formação de um governo de coalizão, anunciou neste domingo a rede de televisão americana CNN, citando fontes do governo que não foram identificadas. Até o momento, entretanto, o governo grego nega a possibilidade de renúncia de Papandreou enquanto não houver um "acordo interpartidário" para formar um gabinete de coalizão e para "designar um novo primeiro-ministro", segundo informa a agência de notícias France Presse citando fontes governamentais. "Não pode haver renúncia sem acordo sobre um governo, já que existiria um vácuo de poder. Antes é preciso um acordo interpartidário e designar um novo primeiro-ministro", indicou esta fonte, que ressaltou que o atual governo deseja que o acordo seja fechado ainda "hoje", domingo.
-
DF: PM abandona posto da 312 Norte
Inaugurados durante o governo de José Roberto Arruda, no Distrito Federal, os Postos Comunitários de Segurança aos poucos têm sido abandonados pela Polícia Militar. Neste domingo, o PCS da quadra 312 Norte simplesmente foi mantido fechado. Nessa regiáo, recentemente, uma mulher foi sequestrada a pé por moradores de rua, conduzida à força por um longo percurso, e num terreno abandonado acabou submetida a abusos sexuais e a tortura. A PM não apareceu para socorrê-la. Os policiais receberam os PCSs com má vontade, e a população até os aprovou, mas a reacão positiva foi substituída pelo desapontamento, porque são frequentes os casos em que os PMs se recusam a sair dos postos para socorrer a população. Mais há muitos policiais que cumprem sua missão com eficiência e coragem. Os PCSs, em alguns casos, foram transformados em espaços de convovência entre policiais, por isso os brasilienses chamam ironicamente os PCSs de "Postos para Conversa entre Policiais".
-
Lei da Palmada em debate na Câmara
A Câmara dos Deputados vai realizar nesta segunda (7), às 15h, um bate-papo com a deputada Teresa Surita (PMDB-RR). Trata-se da relatora do Projeto de Lei 7672/10, que prevê a proibição de qualquer castigo físico na educação de crianças e adolescentes. A proposta é conhecida como Lei da Palmada e tem sido motivo de polêmica desde sua apresentação. Isso porque, se aprovado, o juiz poderá determinar o afastamento do agressor, além de tratamento psicológico ou psiquiátrico ou a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
-
Cinegrafista da Band morre em tiroteio do Bope contra traficantes, no Rio
O cinegrafista Gelson Domingos da Silva morreu após ser baleado, na manhã deste domingo (6), no Rio de Janeiro durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) contra o tráfico de drogas na Favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste, segundo informações do G1. A assessoria da Polícia Militar informou que a vítima foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Bope, a operação conta com o apoio dos agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Há intenso tiroteio na região. Ainda não há informações sobre presos ou material apreendido.
-
DF: PSOL analisa acusações a Agnelo
A executiva do PSOL no Distrito Federal se encontra amanha (7), com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, para falar sobre as denúncias do programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, envolvendo o governador Agnelo Queiroz. Para o presidente do PSOL, Toninho de Andrade, a Câmara deve se manifestar sobre o assunto e ouvir os envolvidos. Segundo ele, há questões políticas que devem ser analisadas e fiscalizadas pelo Legislativo.
-
Chagas: Brasília, capital da lambança
Em Brasília, a lambança é geral. Não escapa ninguém. Alvejado por acusações de corrupção enquanto ministro dos Esportes, o governador Agnelo Queiróz acaba de punir a Polícia Civil local. Dois motivos teriam embasado a demissão da Chefe da Polícia, de 43 delegados e de sete diretores. Uma, de que a Polícia Civil havia gravado, com autorização judiciária, e agora vazadas para a imprensa, conversas por ele mantidas com o delator João Dias Ferreira. Na gravação, o então ministro dos Esportes prometia ajudar o correligionário do PC do B a livrar-se de processos sobre irregularidades por ele praticadas