DILMA COMPLETA 1 ANO NO GOVERNO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Filho de Jader Barbalho mostra
a língua depois da posse do pai

Beto Barata/AE
Foto
Logo após a posse do senador Jader Barbalho, seu filho de apenas 9 anos, Daniel Barbalho, mostrou a língua e fez diversas caretas para os jornalistas que cobriam a cerimônia. O parlamentar renunciou ao mandato em 2001 para escapar de um processo de cassação e só conseguiu tomar posse agora, que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ele tinha direito à vaga. Como Jader tomou posse antes do fim do ano, vai receber uma ajuda de custo no valor de R$ 26 mil, paga anualmente pela Casa. Informações do Estadão.   

Adoção de ponto eletrônico
é adiado pela quinta vez

O Ministério do Trabalho adiou a adoção do ponto eletrônico mais uma vez. Esta é a quinta vez que o órgão toma essa atitude com o argumento de que há dificuldades operacionais ainda não superadas por alguns dos segmentos da economia. Desta forma, as novas datas para a adoção do ponto eletrônico foram publicadas nesta quarta (28) no Diário Oficial da União: entre abril e setembro. Segundo os sindicatos, a nova exigência vai evitar que os trabalhadores façam horas extras e não recebam por elas.

Governo vai buscar acordo
sobre novo Código Florestal

José Cruz/ABr
Foto
MIN. IZABELLA TEIXEIRA
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) afirmou nesta quarta (28) que o governo quer buscar um acordo com os deputados federais sobre o novo Código Florestal. O projeto aprovado em maio na Câmara dos Deputados recebeu modificações no Senado e, por isso, será novamente analisado pela Casa. “Acho que vai existir muita conversa [com a Câmara dos Deputados], muito diálogo, muita postura construtiva. Entendo que tem segmentos que querem mexer [no projeto], mas, do nosso ponto de vista, o texto tem avanços muito expressivos se comparado ao texto anterior da Câmara”, disse. A ministra afirma ainda que existem pontos do texto que vão gerar uma “inquietação” nos deputados, mas ela deseja que o projeto do Senado seja mantido. “Minha disposição é de dialogar e de manter as APPs [áreas de preservação permanente], a reserva legal e tudo o que tivemos no Senado”, afirmou. Informações da Agência Brasil.

TAM esclarece transtornos em voo

Ao esclarecer as informações divulgadas por esta coluna no último sábado (24) sobre a TAM atrasar voo por 14 horas, mudar lugares e seu gerente ainda maltratar cliente, a companhia aérea afirma que a aeronave Boieng 767 que operaria o voo 8076 (Manaus - Miami) no último sábado (24) precisou ser substituída devido a manutenção não programada. "O equipamento disponível para realizar esse voo o mais breve possível era um Airbus A330, que tem configuração interna diferente do B767. Por isso alguns passageiros tiveram seus assentos remarcados".  A TAM lamentou os transtornos e diz que prestou toda a assistência necessária aos passageiros.

Hyundai perde liminar que reduzia IPI

Foto
PRESIDENTE DO TRF - 1ª REGIÃO, OLINDO HERCULANO MENEZES
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional conseguiu derrubar a liminar que permitia que o grupo Caoa (montadora da coreana Hyundai) continuasse pagando as alíquotas antigas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados. A decisão foi do presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Olindo Herculano de Menezes. Segundo Menezes, os argumentos do governo para aplicar o aumento de 30 pontos percentuais no IPI devem ser respeitados. "Não cabe ao Poder Judiciário estender benefícios tributários, no caso a redução da alíquota do IPI, para contribuintes não contemplados pelo legislador", informa a nota divulgada pelo Ministério da Fazenda. A empresa havia conseguido a liminar no dia 15 de dezembro, utilizando como base o Decreto nº 7.567/2011.

Secretaria do Rio não registra
mortes por dengue desde agosto

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta (28) que há cerca de quatro meses não notifica casos de morte por dengue na cidade. Segundo o órgão, o último registro é do mês de agosto. No total, foram observados 139 mortes em todo o estado e a doença atingiu 167.471 pessoas.  
 
Fotografia é história
Lição Paraguaia

Em Ipanema, as pessoas aplaudem o pôr-do-sol. Em Noronha, os golfinhos. Em Abrolhos, as baleias. Na Praia das Fontes, no Ceará, os turistas batem palmas para as jangadas. Verão de 2005.
Como foiDurante uma matéria no Ceará, fiquei hospedado em um daqueles hotéis bacanas na beira do mar, em Beberibe. Impressionou-me a euforia de um casal de paraguaios que pela primeira vez vinha ao Brasil. Mais que isso, pela primeira vez via o mar. Jamais tinham visto uma jangada. A esposa, maravilhada com a beleza da cena, aplaudia as manobras dos pescadores. Ele, funcionário público. Ela, dona de uma pequena loja de roupas para crianças em Assunção, 1500 quilômetros distante do Atlântico. O marido disse-me: - O Brasil tem coisas realmente magníficas. A começar pelo povo acolhedor. Cidades maravilhosas, indústrias de alta tecnologia, economia gigantesca, esportes de ponta. Uma coisa, porém, eu não compreendo: como os brasileiros falam tão mal do Brasil. Orlando Brito.

Inscrições para o ProUni já têm data

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta (28) que as inscrições para o Programa Universidades para Todos (ProUni) começam no próximo dia 14 de janeiro. Serão oferecidas 195.030 bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições terminam no dia 19 e poderão ser feitas pelo site do Prouni. São Paulo é o Estado com o maior número de bolsas disponíveis (68.513), seguido pelo Paraná (20.426) e Minas Gerais (19.522).

Cuba anuncia anistia 'total e definitiva'

Foto
PRESIDENTE RAUL CASTRO
O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta quinta (28) a anistia de 2,9 mil presos. Segundo ele, entre os detentos estão 86 estrangeiros de 23 países diferentes. Desta forma, Castro cumpre o que prometeu há cinco anos, de fazer uma anistia de forma “total e definitiva”. A iniciativa conta com o apoio da Suprema Corte e dos ministérios do Interior e da Justiça cubanos. Segundo a imprensa local, foi o papa Bento XVI que fez o pedido a Raul e, agora, a execução da ordem tem 48 horas para ser cumprida. Informações da Agência Brasil.

 

 

RJ: Copacabana contará
com 1,5 mil PMs no réveillon

A Polícia Militar do Rio divulgou nesta quarta (28) o esquema de segurança que será feito na festa da virada em Copacabana, zona sul. Segundo a PM, 1,5 mil homens farão a segurança de aproximadamente 2 milhões de pessoas que são esperadas para a festa na praia. O esquema contará ainda com helicópteros, que vão ajudar no policiamento. Ao todo 7,2 mil policiais distribuídos em todo o estado farão a segurança neste réveillon. De acordo com a polícia, o número representa um aumento de 10% em relação ao ano passado.

Dilma completa um ano de governo

Foto
DILMA COMPLETA UM ANO COM POPULARIDADE DE 72%
A presidente Dilma Rousseff completa no próximo domingo o primeiro ano no poder com uma popularidade recorde de 72% e um estilo sóbrio e firme de governo da sexta economia do planeta, em luta para evitar os golpes da crise. Dilma impôs um estilo muito diferente do apresentado por Luiz Inácio Lula da Silva: mais gerencial e menos político; mais discreto e sem o carisma popular de seu padrinho político. Mesmo assim a ex-guerrilheira de 64 anos, que enfrentou a ditadura e sofreu com prisão e tortura, mantém o objetivo de seu antecessor de impulsionar o crescimento econômico e reduzir a desigualdade social.

J. P. M. Fonseca

Paisagem
22 x 33 cm - OSE
Ass. CID e Dat. 1986

Filha de Serra nega acusações

Foto
VERÔNICA SERRA
A filha do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), Verônica Serra, rebateu nesta quarta (28) as denúncias do livro A Privataria Tucana. Segundo ela, as suspeitas são infundadas, já que nunca foi sócia da empresária Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas. "Não fui sócia de Verônica Dantas, apenas integramos o mesmo conselho de administração", afirmou. Em nota enviada ao Estadão, Verônica negou que teria sido indiciada pela Polícia Federal em processo sobre quebras de sigilo. "Outra mentira grotesca sustenta que fui indiciada pela Polícia Federal em processo que investiga eventuais quebras de sigilo. Não fui ré nem indiciada. Nunca fui ouvida, como pode comprovar a própria Polícia Federal". Na denúncia do livro, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., parentes e amigos de Serra mantinham empresas em paraísos fiscais, usadas para movimentar recursos obtidos com privatizações feitas na época em que Fernando Henrique Cardoso foi Presidente da República.