LIVRO MOSTRA FOTO DE DILMA SENDO INTERROGADA APÓS 22 DIAS DE TORTURA

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Livro mostra foto de Dilma sendo
interrogada após 22 dias de tortura

Foto
DILMA, AINDA UMA GAROTA, MOSTRA A CARA, ENQUANTO SEUS INTERROGADORES ESCONDEM AS SUAS
Um livro que conta a trajetória da presidenta Dilma Rousseff (PT) desde a guerrilha traz uma foto inédita dela, tirada em novembro de 1970. Trata-se da obra “A vida quer coragem”, do jornalista Ricardo Amaral, que será vendido a partir da primeira quinzena de dezembro. Na foto, Dilma está sendo interrogada, na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro, após 22 dias de tortura.

AGU nega que paralisação de
juízes tenha prejudicado a União

A Advocacia-Geral da União divulgou nota afirmaNDO que a paralisação da magistratura não prejudicou a defesa da União. Segundo a AGU, não houve concentração de intimações e citações que prejudicasse a defesa da União e das autarquias e fundações públicas. Desta forma, só casos alguns casos isolados devem ser comunicados ao Conselho da Justiça Federal. "Em poucas localidades foi percebida a alteração no número de intimações, não tendo sido identificado prejuízo à defesa da União", disse a procuradora-geral Helia Maria Bettero.

FHC diz que Lula foi 'complacente' e
é culpado pelos escândalos governo

Foto
EX-PRESIDENTE FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse neste sábado (3), em entrevista ao jornal chileno El Mercurio, que Lula é o culpado pelos escândalos que estão acontecendo no governo Dilma Rousseff. “Ele foi complacente. Sempre deu desculpas frente a condutas que não têm desculpa”, criticou. “Ela [Dilma] tem que demonstrar uma vontade diferente e indicar funcionários novos que não sejam corruptos”, afirmou. FHC disse ainda que o atual cenário do governo Dilma passa “a impressão que aceitar a corrupção se tornou uma condição para governar” o país.

Sérgio Telles

Praça – São Paulo
60 x 100 cm – OST
Ass. PI e Dat. 2004

Brasília terá ato contra corrupção dia 11

A 2ª Corrida e Caminhada Venceremos a Corrupção será realizada no dia 11 de dezembro de 2011, às 9h, com largada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. O evento é realizado próximo às comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção, que é celebrado em 9 de dezembro. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data é celebrada no mundo todo, com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do tema e renovar os esforços articulados de governos, empresas e sociedade. O evento não conta com recursos públicos e nem possui vinculação partidária.

Caso Lupi: ministro nega, mas este site mantém notícias sobre suas armações

Foto
ARMACÃO ILIMITADA: CARVALHO TEM CANDIDATO A MINISTRO DO TRABALHO E INDICOU A RELATORA DO CASO LUPI À COMISSÃO DE ÉTICA
O ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da presidência da República, divulgou nota afirmando serem ïnfundadas e inverídicas"as informações aqui publicadas sobre o papel que ele desempenhou nos momentos que antecederam a decisão da Comissão de Ética Pública recomendando a demissão do ministro Carlos Lupi (Trabalho), que mentiu à presidenta, à Câmara dos Deputados e ao País, e está sob suspeita de inúmeras denúncias de corrupção. Em sua nota, o ministro Carvalho revela que certamente se irritou com a precisão das informações. Cita obviedades como ser "atribuição exclusiva" da presidenta Dilma a nomeação de ministros e evita assuntos importantes, como o fato de a relatora do caso, que "detonou" Lupi, Marilia Muricy, ter sido por ele indicada para a comissão. Este site mantém as informações publicadas, produto de apuração criteriosa junto a fontes fidedignas no Palácio do Planalto. Embora negue, Gilberto Carvalho vem desempenhado de fato, na prática, desde julho, as funções políticas de ministro do Trabalho, inclusive em negociações com centrais sindicais, e nessa tarefa é auxiliado por um aliado e assessor, José Feijóo, sindicalista petista que foi vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O ministro e seu amigo Feijóo fazem parte do grupo do PT do ABC paulista que deseja assumir o controle do ministério. Feijóo é o candidato desse grupo ao lugar de Carlos Lupi. A Comissão de Ética Pública não tomaria decisão tão drástica sem prévia anuência da presidenta Dilma, pessoalmente ou por meio do seu preposto. Fontes do Planalto asseguram que Gilberto Carvalho tomou conhecimento prévio do relatório assinado por Marília Muricy e da tendência do colegiado de aprová-lo por unanimidade. Quando tenta negar nisso, Gilberto Carvalho ensaia uma confissão de incompetência, até para se livrar da suspeita, na Presidência da República, de que jogou uma "bola nas costas" da presidenta Dilma, mantendo entendimentos com a Comissão de Ética Pública em nome dela, mas sem consultá-la.
 
Fotografia é história
Um detalhe faz a diferença

Cena corriqueira colhida na Praça João Correia, na pequena Canela, na Serra Gaúcha, 39 mil habitantes, 120 quilômetros distante de Porto Alegre. Rio Grande do Sul, 2 de março de 2009
Como foi Essa imagem aparentemente não trás nada de revelador. Mas contém um detalhe que faz a diferença e diz do grau de educação alcançado por uma sociedade. Não é incomum ver em qualquer praça brasileira uma mãe sentada num banco à espera da condução que levará a filha para o colégio. Também não é incomum perceber o chão limpo. Nem uma moça que passa placidamente pedalando a bicicleta. Assim como não é raro observar senhoras brincando com as crianças no balanço do parquinho. E nem um homem que se inteira das notícias folheando um jornal impresso. Típica vila do interior, pacata e tranqüila, com um cão sonolento à sombras das árvores. Por tudo isto ser familiar ao meu olhar, não tinha razão maior para fazer a foto. Mas quando vi a pia cuidadosamente instalada no carrinho de pipocas, não tive dúvida. Estava numa comunidade onde seus habitantes têm um nível de civilidade bem além da maioria dos lugares que conheço. Orlando Brito

MT passará a ter sinal da Rádio Câmara

A Rádio Câmara assina na próxima terça (6) convênio para expansão do sinal para Cuiabá (MT). O acordo é o segundo firmado pela emissora nesse ano. O primeiro foi em setembro, com o município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a programação completa da Rádio Câmara é sintonizada apenas no Distrito Federal e nas cidades do entorno. O gerente do Projeto Estratégico 'Novas Emissoras' da Rádio Câmara, Jairo Ribeiro, disse que a assinatura do acordo com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso representa também ampliação de serviços ao cidadão com economia para os cofres públicos. "O interesse nesses acordos operacionais é promover uma utilização mais criteriosa dos recursos públicos. Nós fazemos uma prospecção para verificar onde existem estruturas públicas, com torres de transmissão, com prédios, para a Câmara não precisar investir na parte física, ou seja, construir prédios, adquirir áreas, levantar torres." O acordo inclui ainda a transmissão da TV Câmara com sinal digital, além de duas horas diárias para veiculação de programação local da Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Maia diz que vai abrir sindicância
para apurar denúncia contra Lupi

José Cruz/ABr
Foto
PRESIDENTE MARCO MAIA
O presidente em exercício, Marco Maia, disse ontem (2) que vai abrir, na Câmara dos Deputados, uma sindicância na próxima segunda (5) para apurar o caso ministro Carlos Lupi (Trabalho). A ideia é investigar a situação da contratação do ministro na Câmara durante a época em que foi servidor da Casa. Segundo denúncias, Lupi teria acumulado dois cargos públicos. “Temos que olhar as circunstâncias da contratação e buscar informações da Câmara Legislativa do Rio de Janeiro”, explicou Maia. “Não é possível ocupar duas funções públicas”, afirmou. Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff não é obrigada a ouvir a Comissão de Ética Pública da Presidência, que sugeriu a demissão de Lupi. “Ela não é obrigada a acatar a decisão da comissão. Ela vai pedir mais informações para então fazer uma análise e tomar uma decisão”, disse. As declarações de Marco Maia foram feitas antes da abertura do 22º Congresso Nacional do PSB, que ocorre hoje (3), em Brasília.

Chagas: uma novela de horror

Carlos Lupi foi beneficiado por uma suposta precipitação da Comissão de Ética, pois a presidenta Dilma tomou conhecimento pela imprensa da recomendação para exonerá-lo. Por isso a chefe do governo não o demitiu na quinta-feira, porque lhe será impossível provar a inexistência de dupla contratação pela Câmara dos Deputados e pela Câmara de Vereadores do Rio. O acúmulo praticado no passado constitui crime. 

Sponholz

Sponholz
 

Câmara: Projeto anticorrupção
recebe 40 propostas da sociedade

Beto Oliveira
Foto
DEP. JOÃO ARRUDA
O projeto de Lei Anticorrupção foi tema de quatro audiências públicas e já recebeu mais de 40 propostas de emenda. A informação é do presidente da comissão especial que analisa a matéria, deputado João Arruda (PMDB-PR). Segundo ele, as alterações foram sugeridas por pessoas e entidades ligadas ao direito administrativo e tributário, e da área de licitação pública. “A previsão inicial era votar o projeto em dezembro, mas em função desse grande volume de emendas sugeridas, talvez o parecer só fique pronto no primeiro semestre de 2012”, explicou o deputado.

Senado quer fixar placas com
notas do Ideb em todas as escolas

Waldemir Barreto / Agência Senado
Foto
SEN. SÉRGIO PETECÃO
A Comissão de Educação do Senado Federal vai analisar na próxima terça (6) um Projeto de Lei que obriga as escolas públicas de exporem, em uma placa visível, os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A proposta é da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e a relatoria ficou a cargo do senador Sérgio Petecão (PMN-AC), que já apresentou voto favorável, com apenas uma emenda. “Com a colocação das placas, como quer o projeto, estamos diante de manifestação prévia do mérito dos estudantes e da escola”, afirmou Petecão.