PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Magistrados abrem dados bancários
Cinco magistrados do Rio de Janeiro abriram mão do sigilo bancário, fiscal e telefônico para apoiar as investigações do Conselho Nacional de Justiça sobre movimentação financeira de juízes. "Sou dos que não confundem pedido de informação sobre folha de pagamento com quebra de sigilo. Minha decisão é para fortalecer o poder do CNJ", disse o juiz João Batista Damasceno. O CNJ iniciou uma investigação que gerou polêmica entre os juízes após o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificar 3,4 mil movimentações financeiras atípicas nas contas de membros do judiciário. O Conselho apura o pagamento retroativo referente a auxílio-moradia que era pago a deputados, e que foi estendida a magistrados de todo o País. Além de Damasceno, o juiz Marcos Peixoto e os desembargadores Siro Darlan, Rogério Oliveira e Márcia Perrini também abriram mão do sigilo. Informações do Estadão.
a corregedores para apoiar CNJ
-
Merkel e Sarkozy marcam reunião
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, marcaram uma reunião nesta semana para discutir a crise na zona do euro. O encontro acontece logo depois de os países da União Europeia, com exceção da Grã-Bretanha, terem acordado uma nova proposta para tentar estabilizar a moeda comum. Segundo comunicados da Alemanha e da França, a reunião tem como objetivo organizar a situação para as futuras cúpulas da União Europeia. Informações da Agência Brasil.
para discutir crise na zona do euro
-
Ministério da Saúde adverte sobre perigos de insolação neste verão
Após ter sido decretado estado de alerta em cidades do Rio de Janeiro pela Defesa Civil e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Ministério da Saúde advertiu nesta segunda (2) sobre os perigos de insolação provocados pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. De acordo com o ministério, se proteger utilizando apenas o guarda-sol durante grande parte do tempo não é solução para o problema – mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode pegar insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo. Os principais sintomas são desidratação e queimaduras na pele, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem provocar inconsciência.
-
Presidente uruguaio quer ‘pegar carona’ no desenvolvimento do Brasil
O presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista ao jornal local La República, afirmou querer que seu país “pegue carona” no atual rumo de desenvolvimento que seu vizinho se encontra. "Hoje eu tenho claro que o Uruguai precisa pegar carona com o Brasil porque será uma superpotência das que cortam o bacalhau grosso no mundo", declatou, na publicação desta segunda (2). A afirmação fez parte de uma série de argumentos do chefe de Estado para justificar sua estreita relação com os dois grandes parceiros do país: Brasil e Argentina. No Uruguai, a imprensa local critica a aproximação, principalmente com os argentinos. "Tenho bem claro que quando a Argentina está mal, nos estamos também. E as relações ruins terminam prejudicando muito mais a nós mesmos do que a eles", declarou.
-
Juro do cartão de crédito no Brasil é mais alto que o cobrado em 6 países
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou nesta segunda (2) uma pesquisa onde revela que o juro do cartão de crédito no Brasil é mais alto quando comparado com o de cinco países da América do Sul e o México. A soma das taxas dos seis países não chega ao valor médio dos juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito no Brasil. “As condições econômicas dos países pesquisados, quando confrontadas com as do Brasil, mostram claramente que a taxa média dos juros praticados no Brasil realmente é exagerada; caso fosse a metade, ou seja, de 119% ao ano [equivalente a 6,75% ao mês] ainda seria maior que o dobro da segunda colocada”, diz o estudo.
-
Previsão de crescimento cai para 3,3%
O Banco Central revelou nesta segunda (2) que a estimativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2012 caiu de 3,4% para 3,3%. A informação é do boletim Focus, uma publicação semanal do Banco. Segundo o informe, quando comparado com a projeção de 2011, o valor caiu de 2,9% para 2,87% – trata-se da sexta queda consecutiva nesta previsão. O resultado oficial do PIB em 2011 será divulgado em março. A meta de inflação governamental, tanto para 2011 quanto para 2012, é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
-
Fotografia é históriaCena Brasileira: Terra Mater
-
Esta é uma das 211 fotos constantes do livro “Corpo e Alma”, publicado em 2004. Uma viagem em preto-e-branco pelos 27 estados do Brasil.
Como foi – Um dia fui fotografar o pintor gaúcho Iberê Camargo, em Porto Alegre. No meio da sessão, o telefone tocou. Gentilmente, pediu-me licença e atendeu. Não sei quem era. Mas o ouvi dizer ao interlocutor uma frase que tomei como lição: - o depois não existe, especialmente quando se lida com imagens. Oito anos nos depois, em 1999, eu estava no litoral do Ceará fazendo uma reportagem sobre vacinação. Preocupado em não atrasar a equipe de Ministério da Saúde, deixei para fazer depois uma fotografia que viria martelar minha memória durante um mês. Um menino brincando na praia, em total interação com a natureza. Com horários exíguos, não retornamos mais ao mesmo lugar. Voltei para casa com a horrível sensação de haver perdido uma cena irrecuperável. A TransBrasil tinha um vôo que saia de Brasília por volta da meia noite e, depois de uma ou duas escalas, pousava em Fortaleza antes nascer do sol. Para me livrar do fantasma da foto perdida, embarquei para o Ceará. Aluguei um automóvel no aeroporto e ainda de manhãzinha estava em Beberibe. Estacionei no mesmo lugar, o paredão da Praia das Fontes. Tal e qual um mês antes, lá estava o menino em seu divertimento rotineiro. Ajudado pela irmã menor que ele construía pequenos montes de areia e depois observava a orelha das ondas desfazê-los. Por fim, correu em direção aos arrecifes. Encolhido, deitou-se em uma das poças de água. Aqueles laguinhos miúdos e rasos que se formam quando a maré baixa. Tal e qual eu vira quatro semanas antes. De onde eu estava, sobre o mesmíssimo balcão de falésias, pude enfim fazer a fotografia que deixei para depois, contrariando ao que dissera mestre Iberê Camargo. De volta, no avião, impressionado com a imagem do garoto em forma de embrião, resolvi dar um nome à foto. Terra Mater. Orlando Brito.
-
Chuvas deixam cidades do Rio
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) deu alerta máximo para os municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Nova Friburgo, na região serrana, por conta do aumento do nível dos rios nesses municípios. Os municípios de São João de Meriti, também na Baixada, e Macaé, no norte do estado, estão classificados como estado de alerta (um nível abaixo do alerta máximo), de acordo com o sistema de monitoramento de cheias do Inea. A Defesa Civil Estadual enviou para Nova Friburgo uma equipe com 24 pessoas e oito viaturas. Também foram entregues ao município materiais para desalojados, entre os quais 90 cobertores, 100 colchonetes e 15 barracas. Nessa mesma época, em 2011, mais de 900 pessoas morreram na região serrana por conta das chuvas. Informação da Revista Época.
de Janeiro em estado de alerta
-
SP: mortes em estradas caem
A Polícia Militar Rodoviária divulgou nesta segunda (2) que o índice de mortes em acidentes de trânsito nas estradas de São Paulo diminuiu 42,9% no feriado de réveillon, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o balanço, a extensão das estradas e a circulação de veículos também diminuiu de 2,09 para 1,19. Além disso, o índice de acidentes caiu 19,8% no feriado, de 0,58 para 0,46. Já o índice de vítimas feridas diminuiu 22,5%, de 35,10 para 27,22. A polícia registrou 934 acidentes, 548 feridos e 24 mortes em estradas estaduais de São Paulo entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro.
43% neste feriado de réveillon
-
CE: PM paralisa serviços em 7 cidades
A Polícia Militar do Ceará paralisou seus serviços em sete cidade do interior do estado em protesto por melhores condições de trabalho. Segundo informações do presidente da associação de cabos e soldados da Polícia Militar, Flávio Sabino, os policiais das cidades de Sobral, Itapipoca, Canindé, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixeramobim pararam as viaturas e estão acampando em quartéis. "Ainda estamos esperando a confirmação de outras cinco cidades que devem anunciar a paralisação ainda hoje", afirmou Flávio. Por conta da parada, o governo do estado decretou situação de emergência. Os policiais querem um reajuste salarial de 80% até 2015, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (atualmente são em média 46 horas), promoções e anistia aos servidores que participaram dos protestos. Informações do G1.
-
Dilma promete melhorias em 2012
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda (2), em um programa de rádio, que 2012 será um ano melhor para os brasileiros. "Com planejamento e políticas acertadas, estamos conseguindo proteger a nossa economia, os nossos setores produtivos e, sobretudo, o emprego dos brasileiros. Estamos transformando um momento de crise em um momento de oportunidade e entrando em uma nova era, uma era de prosperidade", disse. Ela afirmou ainda que o país contou com a criação de mais de dois milhões de novos postos de trabalho em 2011, além de conseguir controlar a inflação e os juros. Segundo Dilma, 2012 vai começar com com menos tributos para as mais de 5 milhões de pequenas empresas que estão no Simples e para os Microempreendedores Individuais. “Todos os brasileiros vão ter mais facilidades para comprar a casa própria. Até 2014, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão investir mais de R$ 125 bilhões no Minha Casa Minha Vida", prometeu.
-
Esposa é principal suspeita da
A Justiça argentina investiga Susana Freydoz como única suspeita pela morte do marido - o governador da província argentina de Rio Negro, Carlos Soria, morto com um disparo na cabeça neste domingo (1) após as festas de Ano Novo. Freydoz "era a única pessoa" que estava com Soria quando o político recebeu o disparo que causou a morte, "no meio de uma discussão familiar", disse o promotor responsável pelo caso, Miguel Fernández Jahde, a rádios e canais de televisão locais. A Polícia apreendeu um revolver calibre 38 com o qual foi efetuado o disparo e que é propriedade do governador, acrescentou. O corpo de Soria foi sepultado neste domingo em um cemitério privado de General Roca com a presença apenas dos familiares e poucos dirigentes do partido do governo argentino, ao qual pertencia o líder. Informação do jornal El Universal.
morte de governador argentino
-
Enrico Bianco
Trigal
66 x 100 cm - OST
Ass. CIE e Dat. 2003