VI O POLICIAL MIRAR E ATIRAR NA MINHA CARA, DIZ REPÓRTER FERIDA EM SÃO PAULI.

PAULO MELO CORUJA NEWS
FABIO CAMPANA

Em Maringá, Richa, Cida e Pupin comemoram redução de tarifao


O governador Beto Richa e o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, anunciaram hoje a integração do transporte coletivo metropolitano de Maringá com as cidades de Sarandi e Paiçandu e a redução de R$ 0,10 nas tarifas do ônibus. “O Paraná hoje dá um exemplo para o Brasil. Todas as grandes cidades estão baixando a passagem. Resultado de uma gestão competente com eficiência e ousadia”, disse Richa.
Pupin destacou o apoio do governo estadual para que a integração metropolitana com redução de passagem acontecesse. “O Estado foi fundamental para a conquista ao desonerar o transporte público com a isenção do ICMS”, avaliou.

Redução da tarifa invade exposição de Escher


A campanha pela redução da tarifa do ônibus em Curitiba ganhou as redes sociais e com humor invadiu a exposição do holandês Escher. Veja o que está rolando no Facebook.

Vai afetar Dilma?


Do Lauro Jardim:
A pesquisa nacional que o Ibope está fazendo para a CNI está em pleno curso e as entrevistas continuam até domingo. Isso significa que a coleta de dados flagrou um momento de turbulência nas grandes capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro à frente.
A pesquisa CNI/Ibope, portanto, está sendo feita em temporada de fogo alto.
A soma das manifestações que estão parando os centros das duas cidades com o pessimismo na economia afetará em quanto a aprovação tradicionalmente alta de Dilma Rousseff?
A resposta se tornará pública na semana que vem, com a divulgação dos resultados.

Mais um ato contra o aumento da tarifa hoje em Curitiba


Da BandNews FM Curitiba:
Mais um ato contra o aumento da tarifa do transporte coletivo será realizado no fim da tarde desta sexta-feira (14), no Centro de Curitiba. A manifestação está sendo organizada pelas redes sociais e só no Facebook tem duas mil confirmações. O protesto será às seis horas da tarde, na Boca Maldita. A Polícia Militar informou que não recebeu nenhuma solicitação para reforçar o policiamento na região, mas uma equipe que atende o centro de Curitiba vai acompanhar de longe a manifestação.Nesta quinta-feira (13), mais de 100 pessoas participaram de uma manifestação pacífica. Eles levaram várias faixas, fizeram discursos com megafone e muito barulho com apitos. A concentração também se solidarizou com a mobilização que acontece nos últimos dias em várias capitais do país. Diferentes entidades participaram do encontro aqui em Curitiba.

Vi o policial mirar e atirar na minha cara, diz repórter ferida em SP


Giuliana foi atingida por uma bala de borracha durante protesto contra reajuste do transporte em SP.
Do UOL, em São Paulo:
Ferida no olho por uma bala de borracha disparada pela polícia durante os protestos de quinta-feira (13), a repórter Giuliana Vallone, da Folha de S.Paulo, disse nesta sexta-feira (14) que seu globo ocular não sofreu danos e que ela já consegue enxergar com o olho afetado. Segundo ela, a bala que a atingiu foi disparada sem que ela ou qualquer manifestante tivesse provocado a polícia.
“Vi o policial mirar em mim e em meu colega e atirar na minha cara”, escreveu ela em seu perfil no Facebook.
PROTESTO EM IMAGENS

Policial atinge cinegrafista com spray de pimenta

PM agride clientes de um bar na avenida Paulista

Ex-jogador do Paraná
foi queimado com água quente pela mulher

De Denise Mello, Antonio Nascimento e Marco Piza, Banda B:
Uma fonte da Banda B confirmou que o jogador de futebol profissional que foi queimado com água quente pela própria mulher na manhã desta sexta-feira (14) em Curitiba, foi um atleta que atuou em 2013 no Paraná Clube. A identidade do jogador foi ocultada durante toda a manhã tanto pela Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, quanto pelo Hospital Evangélico, que atendeu o jogador.

Dívida ‘estratosférica’ pode quebrar Petrobras, diz Procuradoria

Da Folha de S.Paulo:
Impedida de importar e exportar petróleo há uma semana em razão de uma dívida de R$ 7,3 bilhões, a Petrobras pode “quebrar” e gerar “caos” no mercado de ações caso pague o débito “estratosférico”, segundo o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.
A Folha teve acesso ao parecer da procuradoria no processo que tramitou no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da Segunda Região).

É a inflação

Do Painel, Folha de S.Paulo:
É a inflação O PSDB nacional deve usar os protestos em capitais para bater na tecla de que Dilma Rousseff começa a ser alvo de insatisfação da população por conta do aumento do custo de vida, e não apenas das passagens.
Impasse Às 19h, os manifestantes disseram a representantes da prefeitura que encerrariam a caminhada caso fossem recebidos por Fernando Haddad. Ele disse que não negociaria enquanto mantivessem o protesto.
Mudou? Historicamente críticos à repressão de protestos, vereadores do PT diziam ontem antes do auge do confronto que a polícia agiu corretamente ao deter militantes com pedras. “Foi uma ação preventiva para evitar depredação”, disse Alfredinho.

Chico Caruso

Lula apresenta Gleisi,
a sua candidata

foto de Edson Rimonatto
A foto é de ontem à noite, no evento do PT que trouxe Lula e Dilma, e serviu para lançar Gleisi Hoffmann candidata ao governo no ano que vem. O público interno de 1,500 pessoas delirou quando Lula apresentou Gleisi como sua candidata. Ela não se fez de rogada. Discursou e disse, com endereço certo, que “governar significa acordar cedo e trabalhar”. Pois, pois, a campanha agora deve sair do comício interno para as ruas. Ao menos ´o que prometem os petistas mais entusiasmados.

Dois adversários com uma só cajadada


O ministro Paulo Bernardo mostrou ontem que o PT vem de tacape e borduna para as eleições do ano que vem. E que vai encarar ao mesmo tempo os dois possíveis adversários de sua mulher, a ministra Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná. Com uma só bordoada bateu em Requião e Beto Richa.
“Ele está cada vez mais parecido com o Requião, com a diferença que o Requião não era tão chorão assim. Ele atacava, não ficava choramingando. Governador precisa trabalhar, precisa ter projetos”, disse o ministro.

PMDB da Gleisi


No comício de ontem em Pinhais, Gleisi Hoffmann instalou na área vip, em bancada atrás da linha de convidados especiais, os membros de seu PMDB. Lá estavam o ex-governador Orlando Pessuti, hoje albergado na Itaipu Binacional; Rodrigo Da Rocha Loures, hoje assessor de Michel Temer, e Sérgio Souza, suplente de Gleisi Hoffmann e que torce por ela para herdar definitivamente o mandato de Senador.

Osmar não quer a vice, quer o Senado


Osmar Dias parece ter cansado de tentar se eleger governador. Disse ontem durante o encontro do PT que não pretende ser vice na chapa de Gleisi Hoffmann. Quer disputar a vaga do Senado. ora, pois, seu adversário seria o irmão Alvaro Dias, do PSDB, que já está em campanha e lidera com enorme margem de votos em todas as pesquisas de opinião, inclusive as honestas. Para o Instituto Souza Lopes ele tem 65% da preferência do eleitorado.

Miriam Gonçalves
não merece

Hoje, todos os analistas da eleição de Curitiba confirmam: a escolha de Miriam Gonçalves para a vice de Gustavo Fruet foi decisiva para a vitória no primeiro e no segundo turno.
Foi a imagem de Miriam que desarmou os ânimos conservadores que rejeitavam o PT. Pois, pois, nem isso lhe garantiu entrada na ala VIP do evento de ontem do PT em Pinhais, que contou com a presença de Dilma e Lula, e que lançou Gleisi Hoffmann candidata a governadora.

Ao lado de Dilma em Pinhais, Lula diz que
não é candidato


De O Globo:
CURITIBA – Ao mesmo tempo em que o ex-presidente Luiza Inácio Lula da Silva disse na noite desta quinta-feira ter confiança plena em Dilma Rousseff, a presidente fez questão de colar sua imagem a do companheiro de partido, a quem pretende estar ao lado “pelo resto da minha vida”. Diante das especulações de que seu nome se fortalecera para a próxima eleição por conta da queda na popularidade de Dilma, Lula fez questão de mostrar quem estará na disputa ano que vem:
— Eu não sou o candidato. Existe uma plena confiança entre nós dois, e a candidata é ela (Dilma) — disse Lula, para em seguida afirmar que a presidente não deveria se preocupar com o tema nos próximos meses.

Rui Falcão e os monopólios

“Tenho dito e repito aqui: são quatro grandes monopólios ou oligopólios que urge desmontar: o monopólio do dinheiro, controlado pelo capital financeiro; o monopólio da terra, em mãos dos latifundiários que se opõem à reforma agrária; o monopólio do voto, garantido pelo financiamento privado e o poder econômico; e o monopólio da opinião e da informação, dominado pelos barões da mídia.”
Rui Falcão, presidente do PT.

Inquérito aponta que jovem furtou carro em test-drive pelas peças


Fabiana Sporh Godk é acusada de furtar um HB20 (Foto: Reprodução/RPCTV).
Do G1 PR:
A polícia concluiu nesta quinta-feira (13) o inquérito que cita uma estudante de direito como a responsável pelo furto de um carro durante um teste-drive, em Curitiba. De acordo com o delegado da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos Renato Figueiroa, o dono de uma oficina confirmou que a estudante Fabiana Sporh Gok levou o automóvel até o local para que as peças fossem retiradas.
“Ele não aceitou. Disse que ela [a estudante] era louca e que era para ela tirar o carro de lá”, afirmou Figueiroa. “Ela ia procurar uma oficina que aceitasse, mas a polícia encontrou o carro antes”, disse o delegado. No inquérito, ele cita que o carro foi levado para a oficina ainda em cima de um guincho e que, segundo o proprietário do local, a estudante disse que ele poderia pegar as peças.

Ex-ministro de Lula diz que Gleisi está ‘alinhada’ com fazendeiros


Da Folha de S.Paulo:
O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo Lula, Paulo Vannuchi, disse nesta quinta-feira (13) que a equipe da presidente Dilma Rousseff está dividida na questão indígena e que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está “visivelmente” alinhada com os fazendeiros.
Recém-eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), Vannuchi afirmou ainda que Gleisi deu declarações “praticamente exigindo a demissão da presidente da Funai, Marta Azevedo, [...] um problema porque se costuma manter respeito às diferentes áreas de atribuição [dentro do governo]“.
A Funai é vinculada ao Ministério da Justiça, cujo titular é o ministro José Eduardo Cardozo. No último dia 7, Azevedo pediu demissão alegando problemas de saúde. Sua saída ocorreu uma semana após a morte de índio terena Oziel Gabriel no município de Sidrolândia (MS).
As declarações de Vannuchi em meio às discussões no governo acerca de novo modelo de demarcação de terras indígenas foram veiculadas pela “Rádio Brasil Atual”, emissora que integra sistema de comunicação de sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
“Visivelmente, a ministra-chefe da Casa Civil [Gleisi Hoffmann], com seu poder de coordenação interministerial, tem se alinhado sistematicamente com o ponto de vista dos fazendeiros”, disse ele.
“Ela (Gleisi) é do Paraná, região onde essa agricultura, a agroindústria, é muito desenvolvida, os fazendeiros são muito fortes. Ela é provável candidata a governadora do Paraná no ano que vem.”

Convocação de Gilberto Carvalho preocupa planalto

Do Ilimar Franco, O Globo:
A política não socorre quem dorme
O Planalto pediu atenção redobrada aos deputados e senadores da base quanto à convocação de ministros pelas comissões do Congresso. Acha que os aliados cochilaram na convocação do ministro Gilberto Carvalho.