VAI A JULGAMENTO AQUELES QUE PLANEJARAM 11 DE SETEMBRO
PLANEJOU O 11 DE SETEMBRO E SERÁ JULGADO
Homem que planejou ataques de 11 de Setembro será julgado em NY
A informação foi divulgada por fontes do governo Obama citadas pelas agências de notícias Reuters e Associated Press.
Os cinco suspeitos estavam sendo processados em uma comissão militar americana em Guantánamo, prisão criada pelo governo Bush para abrigar os suspeitos de terrorismo. Contudo, com o anúncio de Obama do fechamento da prisão militar, alguns dos casos foram transferidos a cortes nos EUA para julgamento.
O procurador-geral dos EUA, Eric Holder, deve anunciar a decisão ainda nesta sexta-feira. A medida marca um dos maiores passos da administração Obama pelo fechamento da prisão, cujo prazo foi estabelecido para 22 de janeiro de 2010. Atualmente, há 215 prisioneiros no campo de detenção.
Em entrevista ao lado do premiê japonês, Yukio Hatoyama, Obama disse que a medida é uma questão do Ministério Público e de segurança nacional.
Cinco homens acusados de envolvimento com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, incluindo Khalid Sheikh Mohammed, o homem acusado de ter planejado os ataques, serão transferidos da prisão militar americana em Guantánamo para julgamento em uma corte criminal civil de Nova York.
A informação foi divulgada por fontes do governo Obama citadas pelas agências de notícias Reuters e Associated Press.
Os julgamentos em Nova York devem causar polêmica, já que a cidade foi cenário do mais violento dos ataques de 11 de Setembro, no qual morreram cerca de 3.000 pessoas. Os rivais políticos de Obama resistem à ideia de trazer estes suspeitos para julgamento em solo americano já que Guantánamo já tem as estruturas necessárias para julgar e aprisionar os condenados. Eles dizem ainda que o local que abrigar possíveis suspeitos inocentados pode se tornar alvo de ataques.
A administração Obama argumenta que as cortes e prisões americanas já lidaram com vários suspeitos de terrorismo e que o fechamento de Guantánamo é essencial para limpar a imagem dos EUA no exterior.
Ele afirmou que não queria esvaziar o anúncio de Holder mais tarde, mas, questionado se ele pode garantir a segurança pública dos americanos diante destes julgamentos, respondeu: "Eu estou absolutamente convencido de que Khalid Sheikh Mohammed será submetido às mais exigentes demandas da Justiça".
A Casa Branca pressionou o Congresso para revisar os julgamentos realizados por estas comissões militares para avaliar questões apontadas por grupos de direitos humanos. Legisladores acabaram rejeitando confissões realizadas em interrogatórios abusivos e dificultou o uso de evidências baseadas em rumores.