CH
-
Lula: faltam 'atores' para paz
O presidente Lula disse nesta quinta (18) que faltam “atores” nas negociações de paz entre israelenses e palestinos. Lula finalizou hoje sua viagem ao Oriente Médio em Amã, na Jordânia. Durante discurso na região, o presidente defendeu uma maior reforma nas Nações Unidas, dizendo que o organismo deveria ser o principal mediador pela paz no Oriente Médio. O presidente ainda disse que Brasil manterá sua posição de diálogo com o Irã, apesar da controvérsia em torno desta relação. Para ele, os mesmos erros cometidos com o Iraque não devem ser repetidos com o Irã.
-
Orçamento terá corte 'conservador'
O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse nesta quinta (18) que o corte no orçamento deste ano, que será divulgado à tarde, será “prudente e conservador”. Paulo Bernardo ressaltou que a base de cálculo para a redução das verbas foi a arrecadação do primeiro bimestre de 2010. Além disso, foi acrescida à conta uma margem de erro. O Executivo enviará amanhã (19) um relatório para Congresso Nacional com a limitação do volume de gastos.
-
Farra dos bancos: brincando no abismo
Para o o Doutor em Economia Adriano Benayon, os bancos privados seguem desfrutando de lucros em crescimento célere, desde o início dos oito anos de governo FHC. Em artigo, ele pergunta: "São mais eficientes? Não. A política econômica assegura-lhes lucros, sem que eles desempenhem qualquer função útil à economia, reservando-lhes ganho sem risco - o contrário da economia de mercado e competitiva". Adriano vai além, acusando o Banco Central e as "autoridades" de "proteger" esses bancos, avaliando ainda que muito em breve o Brasil sentirá o reflexo das "encrencas"dos bancos estrangeiros, com o Santander, em suas bases no exterior.
-
Desembolsos do BNDES crescem 53%
Os desembolsos do BNDES chegaram a R$ 143,3 bilhões nos 12 meses encerrados em fevereiro. De acordo com dados divulgados ontem (17), o número representa crescimento de 53% na comparação com igual período anterior. Apesar dos desembolsos crescentes no início do ano, a expectativa é que o banco termine 2010 com um volume menor de liberações, na comparação com o ano passado, em R$ 137,4 bilhões. De acordo com o BNDES, o grande crescimento nos financiamentos no ano passado foi, em grande parte, consequência das medidas anticrise implementadas pelo governo federal.
-
Senado: juristas realizam audiência
A comissão instituída pelo Senado Federal para elaborar um anteprojeto de novo Código de Processo Civil (CPC) realiza nesta quinta (18) a quarta audiência pública. O objetivo é recolher sugestões de magistrados, advogados e também de parlamentares para subsidiar a elaboração de um texto atualizado. Uma novidade a ser discutida na nova reunião deve ser a possibilidade de uso de ferramentas eletrônicas nas fases do processo. Já foram realizadas reuniões nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro.
-
CPI da Dívida vai convocar Meirelles
A CPI da Dívida Pública da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, para prestar esclarecimentos sobre a dívida brasileira. Segundo o deputado Ivan Valente (Psol-SP), a comissão deve apresentar três datas até o final do mês para que Meirelles compareça à CPI. Nesta terça (16), foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 60 dias, a contar do dia 29 de março. O principal motivo para a prorrogação foi o interesse do colegiado em ouvir Mantega e Meirelles.