SERÁ REGULAMENTADA..DISTRIBUIÇÃO DE CADÁVERES

PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM...........

Medicina

Distribuição de cadáveres para estudos será regulamentada

Atualmente, mais de 40 instituições de ensino superior do Paraná fazem parte da lista de distribuição
   
AEN

Os integrantes do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres do Paraná (CEDC-PR) reuniram-se hoje (24), no auditório da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para apresentar e divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido e também a página eletrônica da instituição.

O Conselho, composto por sete membros titulares e sete suplentes, visa regulamentar a distribuição de cadáveres cedidos ou não reclamados às instituições de ensino superior em âmbito estadual. Outra atribuição do Conselho é divulgar o tema para que doadores possam contribuir e, mediante escritura pública, manifestar sua vontade de ceder o corpo após a morte.

Segundo o presidente do Conselho, José Geraldo Calomeno, problemas como a falta de controle sobre os corpos não-reclamados são amenizados com a ação do Conselho. “A tendência é que todas as instituições de ensino superior sejam vinculadas ao CEDC para que possam receber os cadáveres para estudo. Assim, seguindo uma ordem pré-determinada pelo Conselho, a distribuição de cadáveres deixaria de ser uma disputa e passaria a ser feita de forma organizada”, explica Calomeno.

Atualmente, mais de 40 instituições de ensino superior do Paraná fazem parte da lista de distribuição de cadáveres do CEDC. “Para definirmos a ordem da lista da forma mais justa possível, levamos em consideração fatores como a oferta do curso de medicina, o número de cursos com a disciplina de anatomia, o número de alunos da instituição, a carga horária da disciplina de anatomia e o ano de criação da instituição”, explica Tânia Regina Soares, vice-presidente do Conselho.

As despesas decorrentes do translado do corpo ficam a cargo da instituição de ensino superior que irá recebê-lo. “Quando houver disponibilidade de um cadáver, a instituição que estiver em primeiro lugar na lista do Conselho será contatada para transportar e manter o corpo em local adequado. Se a instituição não tiver condições de cumprir essas exigências dentro do prazo legal, contataremos a próxima instituição na lista”, esclarece Tânia Regina Soares.