12 MIL SEM ENERGIA E ESTRAGOS EM TODO ESTADO

PAULO MELO CORUJA NEWS..........

Tempo

Chuva cobre o Paraná e afeta mais de 2 mil pessoas

Na Capital, instabilidade chegou no começo da noite com força. Previsão é de mais temporais
  
Da Redação

Começo da noite de ontem. A frente fria que provocou estragos na região Centro-Sul do Paraná durante a madrugada alcançou a Capital com força. Pouco antes das 19 horas, a chuva já desabava em Araucária com intensidade forte. Em poucos minutos, ruas na Capital ficaram alagadas. Desde a tarde de ontem a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) já trabalhava em atenção quanto à chegada da frente fria. A previsão era que a chuva permanecesse durante toda a madrugada.
No Sudoeste e no Sul o acumulado de chuva até as 13h30 era muito grande. Na estação meteorológica de Pato Branco era marcado até essa hora 140 milímetros de chuva. Em Palmas, foi registrado 143 mm até o começo da tarde. A cidade foi uma das mais atingidas. O volume verificado ontem já era maior que a média histórica para a região. Bairros ficaram alagados e crianças de uma creche precisaram ser retiradas pelos bombeiros.

Na PR-180, entre Marmeleiro e Campo Erê, houve uma queda de barreira. Vários acidentes foram atendidos pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, muitos causados pela chuva forte que ocorre na divisa entre o Paraná com Santa Catarina desde a noite de quarta-feira.
Além dos núcleos com chuvas do Centro-Sul, em algumas regiões a tempestade veio acompanhada de ventos fortes. No meio da tarde, o Instituto Tecnológico Simepar registrava ventos de mais de 82 quilômetros por hora na região de Palmital, na região Central. Em Entre Rios, os ventos chegaram a 68 km/h, e em Pinhão, também no Centro paranaense, de 64,4 km/h. Entre São Mateus do Sul e Rebouças, no Centro-Sul, houve registro de granizo.
A força das chuvas foi reflexo dos dias quentes no Estado nos últimos dias, o que possibilitou a entrada rápida da frente. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil as chuvas atingiram mais de 2,5 mil pessoas em todo o Estado, mas não havia informações sobre desabrigados.

Previsão — A perspectiva não era boa. Conforme o site do Simepar, a previsão era de chuva forte em todo o Estado durante esta madrugada. Pancadas de chuva forte também devem ocorrer durante todo o dia e, em todas as áreas do Estado. Hoje as temperaturas ficam amenas na maior parte do Paraná. Em Curitiba a máxima prevista é de apenas 20ºC, em contraponto aos registros da semana, quando os termômetros na Capital chegaram muito perto dos 30ºC. No interior, as máximas oscilam entre 24 e 27 graus no Oeste e Norte.
O tempo instável deve permanecer no Paraná até a noite de hoje. Amanhã, ainda ocorrem chuviscos em várias regiões, incluindo a Grande Curitiba. As temperaturas em Curitiba oscilam entre 13 e 18 graus. No domingo, ainda pode chover fraco na Capital, mas a máxima sobe para 22ºC.
A partir da segunda-feira há possibilidade de mais chuva forte em todo a faixa Oeste ao Leste do Paraná. Na terça-feira todo o Estado fica em risco de temporais. As temperaturas devem subir gradativamente.