Greve no Ministério do Trabalho
Mutirão agiliza emissão de carteiras de trabalho em Curitiba
Foram confeccionadas aproximadamente 10 mil
carteiras que estavam pendentes desde o início da paralisação
Gazeta do Povo
A prefeitura de Curitiba e a Superintendência do Trabalho realizaram um mutirão para atender aos pedidos de carteira de trabalho que estavam parados em razão da greve dos servidores Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram confeccionadas aproximadamente 10 mil carteiras que estavam pendentes desde o início da paralisação. O objetivo, segundo a prefeitura, é permitir que as pessoas que haviam solicitado o documento possam participar da 2.ª Feira do Emprego, que acontece no fim de semana.
No mês de março houve a entrada de 5.904 pedidos de novas carteiras nas Ruas da Cidadania e outras 5 mil já estavam na Superintendência, mas não havia efetivo suficiente para confeccionar os documentos. Doze servidores da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego trabalharam durante sábados e em dias de semana na Superintendência para emitir as carteiras pendentes.
A previsão era de quem deu entrada até o dia 23 de abril poderia pegar o ducumento nesta sexta-feira (30). "Fizemos o mutirão para não prejudicar as pessoas que irão procurar um trabalho na feira do emprego e ainda não têm a carteira de trabalho", disse Mauro Ignácio, diretor do Trabalho da secretaria, por meio da assessoria de imprensa.
A 2.ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba acontece neste sábado (1º) e no domingo (2) na Praça Osório, no Centro da capital. Serão ofertadas cinco mil vagas de emprego e três mil vagas para cursos de capacitação profissional, graduação e pós-graduação.
De acordo com a Secretaria Municipal do Emprego e Trabalho, 70 mil pessoas devem ser atendidas durante nos dois dias. Em 2009, 64 mil pessoas passaram pela feira. O evento acontece das 9 às 17 horas e as inscrições são gratuitas.
Ruas da Cidadania
Nas agências do trabalhador das Ruas da Cidadania as pessoas podem continuar fazendo os pedidos de carteira de trabalho, mesmo com a greve dos servidores do MTE. A emissão é feita na Superintendência Regional do Trabalho e a retirada do documento na própria Rua da Cidadania onde foi feito o pedido. Em média são pedidas 6 mil carteiras de trabalho nas Ruas da Cidadania por mês.
O endereço dos postos para dar entrada na carteira está disponível no site da prefeitura.