COPA 2014 DUAS SEDES COMPLICADAS

PAULO MELO CORUJA NEWS...........

Ministro diz que duas sedes para a Copa-2014 estão em situação grave

Publicidade

FILIPE COUTINHO
da Sucursal de Brasília

O ministro Orlando Silva (Esporte) disse nesta terça-feira que a situação dos estádios brasileiros para a Copa-2014 é "preocupante". "Das 12 cidades, seis estão atrasas e duas em situação grave. Estamos em alerta, temos que acender o sinal amarelo", afirmou.
Orlando Silva, contudo, não quis falar quais são as duas cidades que estão em pior situação. "Prefiro não comentar, eles vão ficar muito tristes", disse o ministro. Orlando Silva disse apenas que é preciso evitar "excessivas revisões orçamentárias".
Segundo o ministro do Esporte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo federal faça uma rodada de encontros com os governos estaduais em maio para discutir como resolver os problemas.
O prazo estipulado pela Fifa para que os estádios comecem era até esta segunda-feira. Em relação às críticas do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, o ministro do Esporte disse que ele está "parcialmente correto". Mas, segundo o ministro, a troca de estádios ou redução de sedes é uma discussão que ainda "não está em tela".
As declarações de Orlando Silva foram feitas após o lançamento dos portais da Copa-2014 e do Rio-2016, onde os gastos e o cronograma das obras poderá ser acompanhado pela internet. "Temos que alcançar impactos positivos também na gestão, e não só no esporte. O portal da transparência será pedagógico", disse o ministro.
Pelo site, será possível ver fotos do andamento das obras e detalhes sobre a transferência de verba da União para as obras da Copa e Olimpíada. Os endereços dos portais são: