Estado libera 50 toneladas de alimentos a desabrigados
Distribuição começa por Rio Negro, depois
mais 12 cidades receberão os donativos, incluindo quatro da RMC
Da
Redação
Depois da cheia dos rios
Palmital e Iraí, áreas ribeirinhas ficaram vários dias alagados (foto:
Foto: Marco Aurelio Jacob/Sema)
A primeira cidade a receber os donativos — oriundos do depósito da Secretaria Nacional de Defesa Civil de Uberaba, em Minas Gerais, e divididos em 2 mil cestas — será Rio Negro, no Sul do Estado. O município, junto com General Carneiro e União da Vitória, são os únicos a ainda contarem com desabrigados, já que a cheia do Rio Iguaçu permanece.
Desde o temporal de meados de abril, 11 municípios decretaram o estado de emegência que foi homologado pela Coordenadoria de Defesa Civil. Pinhais, Piraquara, Colombo, Prudentópolis, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Guaratuba, Rio Negro, General Carneiro, Salto do Itararé e Marmeleiro tiveram o decreto reconhecido pelo governo estadual.
Entre os dias 21 e 27 de abril, 54 municípios notificaram a ocorrência de algum tipo de estrago provocado pelas chuvas e ventos fortes. Ao todo foram contabilizados 287.186 pessoas afetadas, 4.498 desabrigados e 31.771 desalojados, com 5.158 residências afetadas.
Na Grande Curitiba, as chuvas provocaram alagamentos em diversos bairros que margeiam os rios Palmital e Iraí. Esses dois cursos passam, no momento, por um trabalho emergencial de limpeza e desassoreamento. Os trabalhos foram iniciados na semana passada e devem se estender por pelo menos mais um mês.
Previsão — Uma forte frente fria se aproxima do Paraná, e deve deixar o tempo chuvoso a partir da tarde de hoje. O Oeste já deve ter chuva forte nesta sexta-feira. Até a noite a frente alcança a Grande Curitiba com chuva forte e descargas atmosféricas. O sábado não deve mudar de condições, a não ser pelas temperaturas que ficam mais baixas.
Ontem, com céu mais limpo, as regiões no Estado apresentaram temepraturas altas. Os termômetros chegaram a ultrapassar os 31ºC no Norte/Noroeste. Amanhã a Capital deve ter oscilação entre 15 e 21 graus. No domingo, Curitiba ainda pode ter chuviscos ao longo do dia, e as temperaturas caem mais: previsão de 14 a 19 graus. O frio continua na segunda-feira.