Bisneta de Nelson Mandela morre em acidente de carro
Zenani Mandela,
de 13 anos, voltava do show da abertura da Copa, na África do Sul
Do R7, com agências internacionais
Foto
por Reuters
Zenani Mandela,
bisneta de Nelson Mandela, completou 13 anos na última quarta-feira (9)
Zenani, uma das nove bisnetas de Mandela, completou 13 anos na última quarta-feira (9) e era neta de Zindzi Mandela, filha de Nelson e Winnie Mandela.
A imprensa informou que Winnie estava no carro acidentado, mas que não ficou ferida. A Fundação Mandela, no entanto, negou que a ex-mulher do líder sul-africano estivesse no veículo.
O porta-voz da polícia, Noxolo Kweza, informou que o motorista do carro da família de Mandela foi preso por homicídio culposo e por dirigir embriagado. As autoridades já abriram investigação para apurar as causas do acidente.
Embora as circunstâncias da tragédia ainda não sejam conhecidas, sabe-se que nenhum outro veículo foi envolvido no acidente. De acordo com testemunhas, o carro onde estava Zenani teria capotado na estrada.
Em comunicado, a fundação do ex-presidente da África do Sul informou que Mandela não comparecerá à cerimônia de abertura da Copa do Mundo, nesta sexta-feira.
Mandela lutou contra discriminação
Mandela é um dos líderes mais conhecidos do mundo, especialmente por sua luta contra o apartheid, o regime de discriminação racial oficializado pela África do Sul em 1948.
O apartheid transformou o preconceito racial em lei na África do Sul. Negros não podiam frequentar locais exclusivos de brancos. A minoria branca tomava conta dos negócios e tinha acesso aos melhores empregos. Propriedades eram confiscadas em favor de brancos. Negros eram removidos de suas terras e forçados a trabalhar em condições desumanas.
Preso durante 27 anos por causa de sua luta contra a discriminação, Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994. Sob seu comando, o país passou a ser considerado a única potência africana.