CÂMARA APROVA CONVOCAÇÃO DE PALOCCI

PAULO MELO CORUJA NEWS

Para Sarney MP's são dor de cabeça

FotoSE. JOSÉ SARNEY
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta (1º) que as medidas provisórias "constituem a dor de cabeça do Congresso". Ele defende a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que muda o rito de tramitação das Medidas Provisórias de sua autoria. Para Sarney é um "constrangimento" ter que analisar esses textos em 48 horas. O Senado deve votar na sessão de hoje três medidas provisórias que perdem a validade. "As MPs constituem a dor de cabeça do Congresso há muitos e muitos anos, mas ainda não conseguimos uma aspirina para que pudéssemos diminuir essa dor". Para o senador, o Congresso precisa encontrar uma saída para a tramitação das MPS, tendo em vista que não seria possível o Executivo governar sem o instrumento.
 

Aprovada convocação de Palocci

FotoMNISTRO ANTONIO PALOCCI
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou há pouco requerimento de convocação do ministro Antonio Palocci (Casa Civil) para que ele explique denúncias sobre sua evolução patrimonial e sobre os clientes que atendeu em sua empresa de consultoria, Projeto. A convocação foi proposta pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). A data da audiência ainda não foi definida.
 

Senado: Comissão quer ouvir FHC sobre descriminalização da maconha

FotoEX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou na manhã desta quarta (1º), requerimento para realização de audiência para ouvir o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a descriminalização do uso da maconha. O requerimento foi proposto pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). FHC precisa confirmar presença na audiência, que ainda deve ter a data marcada pelos senadores. O motivo do convite ao ex-presidente é a sua posição pública em favor da descriminalização do uso da droga explicitada em diversos veículos de comunicação nos últimos dias. Ele aparece ao lado de ex-presidentes americanos Bill Clinton e Jimmy Carter no documentário "Quebrando Tabu", que começa a ser exibido nesta semana no país. Todos reconhecem que falharam nas políticas antidrogas de seus governos.
 

SP: Morre motorista de Braz Paschoalin

FotoCARRO ATINGIDO PELOS DISPAROS
O motorista e segurança de Braz Paschoalin, ex-prefeito de Jandira, na Grande São Paulo, morreu na madrugada desta quarta (1º), após passar mais de cinco meses em coma. As informações são da família da vítima. Wellington Martins foi baleado no ataque a Paschoalin, ocorrido em dezembro do ano passado. O ex-prefeito morreu na hora, enquanto o motorista ficou gravemente ferido, e estava em coma deste então. Martins e Paschoalin foram atingidos por disparos de fuzil, em frente a uma emissora de rádio. No programa que antecedia a entrada do prefeito, os ouvintes e locutores puderam ouvir os tiros.
 

Ibama aprova instalação de Belo Monte

FotoPROJETO DA USINA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis autorizou nesta quarta (1º) a instalação da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, após  diversas polêmicas. O projeto inicial de Belo Monte é de décadas atrás e, desde o período da ditadura militar, o governo teve de reduzir algumas vezes o tamanho da represa, para acatar demandas da sociedade. Com isso, a usina poderá gerar até 11.233 Megawatts de energia. Segundo o Ibama, o licenciamento "foi marcado por robusta análise técnica e resultou na incorporação de ganhos socioambientais". Entre eles, a garantia de vazões na Volta Grande do Xingu suficientes para a manutenção dos ecossistemas e dos modos de vida das populações ribeirinhas. O Ibama e a empresa Norte Energia (Nesa) firmaram um Acordo de Cooperação prevendo apoio logístico às ações de fiscalização na região para controlar os crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e a exploração ilegal de madeira na região. Ainda nesta manhã, a ministra Miriam Belchior (Planejamento), e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) anunciam o plano para o desenvolvimento sustentável do Xingu, região onde está Belo Monte, para promover o desenvolvimento sustentável da região com a participação da população na gestão das atividades. Informações do iG.
Fotografia é história
Abril de 1984
Foto

Fernando Henrique Cardoso discursa no grande comício da Candelária. Ao seu lado, Orestes Quércia, José Richa, Leonel Brizola e Franco Montoro, já falecidos. 10 de abril de 1984. Como foiSempre consulto meus arquivos em busca de fotografias de fatos que marcaram a história do Brasil. Essa aí, por exemplo, mostra um momento realmente marcante para a democracia: o grande comício realizado no cruzamento das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Mais de um milhão de pessoas foram às ruas pedir eleição direta para presidente da República. No palanque, nomes importantes da sociedade usaram o microfone, liderados por Ulysses Guimarães. Orlando Brito
 

Paquistão: Jornalista é assassinado

AP FotoJORNALISTA SYED SALEEM SHAHZAD
Médicos que fizeram a autópsia no jornalista Syed Saleem Shahzad, encontrado morto ontem (31) na região de Islamabad, concluíram que o correspondente no Paquistão da agência de notícias italiana AdnKonos International foi torturado."A causa da morte é tortura. O corpo e o rosto da vítima apresentam vários ferimentos", afirmou o doutor Ashok Kumar, um dos médicos que participaram da autópsia.O corpo foi encontrado pela polícia a poucos metros de seu automóvel. A agência italiana havia divulgado o desaparecimento do profissional na última segunda (30) e temia por um sequestro, já que ele não apareceu para uma entrevista para a televisão paquistanesa previamente marcada.Shahzad, que trabalhava para a AdnKonos desde 2004, havia escrito recentemente um artigo para a "Asia Times Online" denunciando laços entre os membros mais "exaltados" das forças armadas paquistanesas e a rede terrorista da al-Qaeda. Ele informou a organizações de defesa dos direitos humanos que foi ameaçado pelos serviços de inteligência militar. Informações da AFP.
 

AL: prefeito acusado de desvio e fraude

Foto
O prefeito do município de Campestre, em Alagoas, Amaro Gilvan de Carvalho (PTdoB), esteve ontem (31) na sede do Ministério Público Estadual, para prestar depoimento sobre as denúncias de irregularidades que envolvem seu nome e o uso da máquina pública num esquema regido por fraude eleitoral, desvio de dinheiro público, agiotagem e até mesmo extorsão. Intimado pelo promotor Sérgio Simões, que abriu inquérito administrativo para averiguar a denúncia de um acerto estabelecido entre Amaro Gilvan e um empresário da região que resultaria no desvio de mais de R$ 2,3 milhões da Prefeitura de Campestre, o prefeito negou as acusações e afirmou que vem sendo vítima de extorsão por um grupo que tenta desestabilizá-lo no cargo. "Eu não teria como pagar esse dinheiro, primeiro porque não existe dívida; depois, porque além do comprometimento com o município eu sei muito bem quais são as consequências para desvio de dinheiro público", disse o prefeito. Informações da Gazeta de Alagoas.
Aécio de sonegação fiscal
FotoSENADOR AÉCIO NEVES
O PT, que vive uma crise devido ao caso do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), entrou com um pedido de investigação, na Procuradoria-Geral da República, das acusações de sonegação fiscal e ocultação de patrimônio do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O pedido, que tem o apoio formal do PMDB mineiro, acusa Aécio de ter "hábitos caros e pouco comuns à maioria esmagadora da população". Um trecho do processo diz que Aécio leva uma vida "nababesca", frequenta restaurantes de primeira linha, festas com celebridades e viaja em jatinhos, o que seria "incompatível com seus rendimentos". Por meio de sua assessoria, o tucano nega as acusações. Informações da Folha SP.
Chagas: Sarney desistiu de ser Deus
Segunda-feira, o senador José Sarney deu a impressão de confundir-se com Deus. Mandou apagar o passado, fazendo retirar da galeria dos principais momentos do Congresso texto e imagens referentes ao  impeachment do então presidente Fernando Collor. Parecia haver  relido o fantástico “1984”, de George Orwell, onde além de “duplipensar”, o Grande Irmão adaptava o passado de acordo com as conveniências do presente, fazendo alterar todas as edições de jornais e livros antigos. Aliás, a arte de apagar o passado não foi praticada apenas na ficção literária. Stalin e Mao Tse-Tung abusaram dela.
 

Sponholz

Sponholz
 

Copa 2014: Governo anuncia concessão de aeroportos à iniciativa privada

O governo informou aos governadores e prefeitos de cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 a decisão de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O anúncio foi feito durante a reunião, nesta terça (31), convocada pela presidenta Dilma Rousseff para discutir os preparativos para a Copa. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Aviação Civil, as concessões serão feitas por meio de sociedades de propósito específico (SPEs), constituídas por empresas privadas que se encarregarão da gestão desses aeroportos e pela Infraero, que terá participação até 49% em cada aeroporto. "A SPE será uma empresa privada, ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. Como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das decisões da companhia", diz a nota