Balanço
Paraná terá 922 candidatos nas eleições deste ano
Rogerio Waldrigues Galindo
As eleições paranaenses serão disputadas por 922 candidatos, de acordo com informação divulgada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número é 11% maior do que o total de 2006, quando também houve eleições estaduais. Na ocasião, foram 825 candidatos.
O TRE afirma que haverá sete candidatos ao governo do estado e 12 ao Senado. Isso implica ainda a candidatura de mais 31 pessoas, que ocupam postos de vice e de suplente de senador. No caso do governo, houve diminuição em realção a 2006: eram 11 candidatos na última eleição. Para o Senado, houve aumento. Nesse caso, há uma explicação simples. Em 2006, havia 9 candidatos disputando, mas apenas uma vaga em jogo. Agora são 12, mas há duas vagas.
- Saiba mais
- Serra inicia campanha partindo para o ataque contra Dilma
- PDT garante que divulgará doadores durante a campanha
- Senador nega que plano de governo faça críticas a Requião
- Presidenciável promete levar programa de saúde de Curitiba a todo país
- Dilma cancela almoço para evitar tumulto no RS
- Inaugurada 1ª Casa de Marina
- Richa e Osmar têm aumento de patrimônio
Para a Assembleia, o aumento de procura foi semelhante. Em 2006, havia 518 candidatos. Desta vez, são 583. O aumento é de 12,5%. A média de candidato por vaga vaga subiu de 9,6 para 10,7. A Assembleia tem 54 deputados.
A lista completa com o nome dos candidatos ainda não havia sido divulgada oficialmente pelo TRE até o fechamento desta edição. A expectativa é de que nomes hoje estejam no site www.tre-pr.gov.br, dentro do Diário da Justiça.