-
'Cala boca, Galvão': fotografar não pode
Após ser repreendido pela terceira vez por sua insistência em tirar fotos dentro do Museu do Apartheid, em Joanesburgo, o narrador esportivo Galvão Bueno correu o risco de ser expulso do local. Ele estava com o comentarista de arbitragem Arnaldo Cesar Coelho (foto) e, ao ser novamente admoestado verbalmente por seguranças do museu, Galvão Bueno deu uma de joão-sem-braço, erguendo a voz e alegando que não fotografava o museu propriamente dito, mas sim um jogador de futebol que estava entre os visitantes. O guarda não engoliu a lorota e voltou a advertir o jornalista em tom enérgico, ameaçando-o inclusive com o "cartão vermelho" do local.
-
PT lança boneco de Lula, enquanto
a oposição promete os alfinetesO PT nacional pretende lançar, em breve nas lojas do partido, os bonecos do presidente Lula. Ainda será avaliada como será feita a produção dos "lulinhas", que devem custar em torno de R$ 5. O dinheiro arrecadado com as vendas deverá ser voltado para o financiamento das candidaturas. Os opositores do PSDB ameaçam distribuir alfinetes gratuitamente, para quem desejar "espetar" o boneco, insinuando prática de vudu. Segundo o PT, ainda não há previsão para o início da comercialização do boneco, que será vendido também no Comitê Central da campanha da candidata petista Dilma Rousseff, em Brasilia.
-
Serra e Indio fazem campanha juntos
O candidato tucano à Presidência, José Serra (PSDB), e o vice de sua chapa, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), fizeram nesta quinta (8), um percurso de trem a partir da Central do Brasil, no centro da cidade, até o bairro de Bangu. A viagem é uma das mais concorridas nos horários de pico no Rio. É a primeira vez, desde que começou oficialmente a campanha eleitoral, que Serra e o vice fazem campanha juntos.
-
Ativista desiste de greve de fome
O dissidente cubano Guillermo Fariñas desistiu, nesta quinta (8), da greve de fome que iniciou há 135 dias, para pedir a libertação de presos políticos doentes. Fariñas tomou a decisão, após o governo cubano anunciar a libertação de 52 presos políticos ontem (8). O ativista está na UTI desde 11 de março, quando sofreu um choque hipoglicêmico. Ele começou o protesto em 24 de fevereiro, um dia após a morte do também dissidente, Orlando Zapata, que morreu após 85 dias de greve de fome.
-
Ibama investiga devastação 'maquiada' pelo vice de Marina Silva no sul da Bahia
Fiscais do Ibama estiveram, nesta tarde, em um luxuoso complexo residencial de 80 hectares no sul da Bahia, de propriedade do bilionário Guilherme Leal, dono da Natura e candidato a vice na chapa de Marina Silva (PV). A Operação Bromélia, do Ibama, verifica a denúncia de que a devastação promovida pelo empreendimento estaria sendo "maquiada" com bromélias, para "enganar" as lentes fotográficas em eventuais fotografias aéreas. Leal é acusado de irregularidades ambientais nesse empreendimento, localizado entre Serra Grande e Itacaré, na Bahia. O caso foi revelado pela coluna Claudio Humberto na terça-feira (6). A obra está em área de preservação ambiental, com dunas e restinga, supostamente sem autorização do Ibama. A assessoria do PV havia desmentido a suspeita de crime ambiental, mas a ação dos fiscais do Ibama foi confirmada pelo próprio órgão.
-
Fotografia é históriaCena carioca
-
Em Copacabana, grupo de aposentados joga cartas na praia enquanto outra galera se diverte em uma partida de vôlei. Manhã de sábado, Rio de Janeiro.
Como foi – Com os amigos fotógrafos Antônio Milena, que mora em São Paulo, e Evandro Teixeira, residente da Gávea, eu estava caminhando pelo calçadão que vai do Leblon e Ipanema a Copa. Parei por um instante para fazer essa foto aí. Milena, irônico como ninguém, sorriu e comentou que eu estava retratando a principal atividade dos cariocas, boa vida à beira-mar. Evandro, defensor ferrenho do Rio, na hora corrigiu. Disse haver uma pesquisa que aponta os cariocas com carga de trabalho semanal superior aos paulistas, 41,1 contra 40,7. Não sei quem tem razão, mas uma coisa e certa: mineiro de nascimento e morador de Brasília, eu adoraria cruzar por esse cenário diariamente. Orlando Brito.
-
Serra chegou atrasado em caminhada
O candidato tucano à presidência da República, José Serra, chegou com três horas de atraso, nesta quinta-feira, para uma caminhada no calçadão de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele estava com seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ) ao chegar de trem ao local do ato público, em uma viagem de cerca de 50 minutos a partir da Central do Brasil. A exemplo de sua concorrente Dilma Rousseff (PT), Serra também comentou o novo Código Florestal, afirmando que o projeto só deveria ser votado apos a eleição: “Acho que a gente tem de aguardar o próximo governo para fazer um projeto duradouro e responsável”, afirmou.
-
Paralisação de Porto afetou 84 navios
Segundo informações da administração do Porto de Paranaguá, no Paraná, a interdição, feita nesta quinta (8) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, afetou a operação de 84 navios. O Ibama determinou o embargo, após o descumprimento de acordo assinado com o porto, para regularização ambiental das operações do terminal. Paranaguá é o segundo maior porto do país e concentra a exportação de grãos brasileiros.