FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO NO PR E NO BR

PAULO MELO CORUJA NEWS

Sponholz

Sponholz

'El País': Lula presidente de oito às seis

O jornal espanhol El País publica na editoria internacional desta segunda (5), que a partir de amanhã, terça, quando começa a corrida eleitoral de 3 de outubro para presidente da República, "Lula será chefe de Estado até as seis da tarde". A partir dessa hora e nos finais de semana, 'nas horas livres", diz ainda o influente jornal, “vai tirar a faixa presidencial para apoiar a candidata do Partido dos Trabalhadores, a ex-guerrilheira Dilma Rousseff. “Lula deseja tanto a eleição que desafiou seis vezes a justiça eleitoral, que o multou por fazer proselitismo. Há mais de um ano o presidente brasileiro aparece em todos os eventos de braço com Rousseff, apresentando-a como a melhor candidata para continuar seu projeto político, o “lulismo”, de tal forma que nos lugares mais pobres do Nordeste pensam que Dilma é ‘a mulher do Lula’”.  O jornal El País comenta ainda o empate de Serra e Dilma no Ibope, e o temor da oposição de que o governo use a máquina administrativa após as seis da tarde para colocá-la a serviço da candidata oficial. O diário espanhol só não disse que “nunca antes neste país um presidente fez happy hour eleitoral”.

Requião toma corretivo de ex-deputado

Foto
RUBENS BUENO: TABEFE EM 'MARIA LOUCA'
O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB), também conhecido no Estado pelo significativo apelido “Maria Louca”, tomou um soco do ex-deputado Rubens Bueno, neste domingo, no aeroporto de Campo Mourão, segundo relato do próprio agressor, após ter sido insultado. Em seu Twitter, o ex-governador diz que não tomou um corretivo, nem houve soco, e se refere ao rival como “uma gata no cio” que tentou arranhá-lo. Mas Bueno, que é o presidente regional do PPS, diz que aguardava no aeroporto os tucanos Beto Richa e Gustavo Fruet, quando o ex-governador chegou e afirmou que, antes, era recebido por prefeitos mas, agora, só via “um monte de bosta”. Bueno relata o momento do soco: “Eu não o deixei nem terminar a frase".

CBF demite comissão técnica e quer
Mano Menezes no lugar de Dunga

Foto
MANO MENEZES
14:57, atualizado às 18:48 - A Confederação Brasileira de Futebol confirmou a destituição da comissão técnica chefiada pelo treinador Dunga quase uma hora depois de este site revelar a decisão, tomada esta tarde, em um restaurante de Joanesburgo. A decisão da CBF foi justificada, como antecipamos, alegando "fim de um ciclo", ou seja, o fim da chamada "era Dunga", iniciada com a convocação dele, como jogador, pelo então técnico Sebastião Lazaroni, para a Copa do Mundo de 1990. Foi a pior seleção brasileira de todos os tempos, até a última, que na África do Sul acabou humilhada com a desclassificação nas oitavas de final. Fontes da CBF também informaram que a cúpula da entidade sonha com o técnico Mano Menezes substituindo Dunga. O treinador do Corinhians é o único que está sendo considerado.
CBF queria informar só para Galvão e a Folha - A direção da CBF mantinha sob sigilo a decisão de demitir Dunga até este site noticiá-la, às 14h57, atrapalhando o que ficara acertado na reunião da cúpula da CBF em um restaurante de Joanesburgo, neste domingo: informar primeiro ao narrador Galvão Bueno, da Rede Globo, e vazar para um único jornal, Folha de S. Paulo. Mas este site soube e divulgou antes, por isso a CBF resolveu tornar oficial. Assim, às 15h44, quase uma hora depois da notícia deste site, a CBF tornou púbica a destituição da comissão técnica, alegando o "fim de um ciclo", exatamente como antecipamos.

DF: negociatas na campanha de Roriz

A revista Veja desta semana divulga gravações de áudio do coordenador da campanha de Joaquim Roriz (PSC), o lobista Maurílio Silva, acertando a participação do ex-senador, que lidera as pesquisas para o governo, no “faturamento” de um negócio milionário de empresários com o governo, no Distrito Federal. Segundo a revista, “no encontro, os participantes deixam claro que formaram um cartel e querem discutir com Maurílio uma maneira de conseguir exclusividade para instalar os novos lacres veiculares”, uma exigência do Denatran, que entrará em vigor no final de 2011, e que obriga todos os veículos automotores a terem lacres que vão conter números de série para inibir fraudes e clonagens de placas. Durante a conversa, o lobista, que se filiou ao PSC, chega a garantir a longevidade do acordo: “Tem que pensar em coisa grande. É para entrar e não sair mais... ficar 30 anos”. Estima-se que o negócio de instalação dos novos lacres gere mais de R$ 40 milhões para os fornecedores, diz Veja. O caso é investigado pelo Ministério Público.

Senado realiza esforço concentrado

Foto
ROMERO JUCÁ, LÍDER DO GOVERNO
O Senado Federal vai realizar um esforço concentrado em julho para concluir as votações dos projetos que foram prejudicados pelo baixo quórum em junho. Segundo o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), entre os projetos a serem votados está o que cria a Petro-Sal (PLC 309/09) e a proposta que reestrutura o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os parlamentares também analisarão a emenda constitucional que estende os benefícios da Zona Franca de Manaus por mais 10 anos.

Fotografia é história
Um gesto como reação

O sinal do marido famoso para espantar os olhares de admiração sobre sua mulher também famosa. Piscina do Hotel Nacional de Brasília, 1980.
Como foiEra uma entrevista que eu cobria para O Globo de um grupo de agricultores antes de um encontro que viriam a ter com o presidente Figueiredo. Reparei que alguns deles postaram-se na janela que dava vista para a piscina do hotel onde se realizava a reunião. Miravam embevecidos para a beleza de uma loira de maiô no banho de sol. Ao perceber a contemplação dos curiosos, o marido da moça reagiu dessa forma aí para espantá-los. Na mesma hora reconheci o casal: nada mais nada menos que a premiada atriz americana Jessica Lange e o laureado bailarino russo Mikhail Baryshnikov. Orlando Brito.

TRE-AL pede ajuda da Força Nacional

Foto
PRESIDENTE DO TSE, RICARDO LEWANDOWSKI
Depois da destruição causada pelas enchentes, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) anunciou que vai pedir ajuda da Força Nacional de Segurança para garantir a votação dos 120 mil eleitores da região. O TRE-AL pretende montar tendas para substituir os pontos de votação destruídos pela força das águas dos rios. O tribunal também informou que vai trabalhar para garantir o voto dos eleitores que perderam os documentos durante as enchentes. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, visitará Alagoas na próxima semana para ver de perto a destruição e discutir medidas a serem adotadas pela Justiça eleitoral.

OAB-SP: greve prejudicou processos

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) calcula que a greve dos servidores do Judiciário em São Paulo, deflagrada há 65 dias, já represou 240 mil processos cíveis, criminais e trabalhistas. Nesse período em que não houve acordo entre grevistas e a cúpula do Tribunal de Justiça deixaram de ser realizadas 82 mil audiências e despachadas 192 mil sentenças. Na Justiça do Trabalho, a greve já alcançou 90% das 90 varas trabalhistas da capital.

PT pode eleger até sete governadores

Foto
JOSÉ EDUARDO DUTRA, PRESIDENTE DO PT
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou à Agência Estado que o partido pode eleger até sete governadores em outubro. Segundo eles, os favoritos são os candidatos aos governos do Acre, Bahia, Sergipe e Pará. Ele cita três Estados em que, se o candidato petista chegar ao segundo turno, teria chances de vencer: Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além desses Estados, o PT também lançou candidatos ao governo em São Paulo, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Em 2006, o PT lançou 21 candidatos ao governo e elegeu cinco governadores.

Argentina homenageia Lula e Morales

O presidente Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, receberão o título de doutor honoris causa da Universidade Nacional de San Juan, da Argentina, no final deste mês. Lula foi escolhido por estar, no final do segundo mandato, mantendo “a imagem positiva” e o “apoio popular”. E Morales será homenageado porque, mesmo ao contrariar interesses de setores específicos, “mantém a defesa das reivindicações e necessidades dos povos indígenas bolivianos”. A escolha de Lula e Morales foi do Conselho Supremo da Universidade Nacional de San Juan.

'IstoÉ' relata os improvisos da oposição

A revista IstoÉ desta semana publica reportagem de Sérgio Pardellas sobre os incríveis bastidores da oposição, na última semana, mostrando que as confusões dos chefes do PSDB e do DEM para a escolha do vice de José Serra revelaram os improvisos de uma campanha sem discurso.A revista também conta mais sobre o jovem deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), ex-namorado da filha do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, escolhido para companheiro de chapa de Serra. IstoÉ dedica sua reportagem de capa ao escândalo envolvendo o goleiro Bruno, do Flamengo, considerado o principal suspeito do desaparecimento de sua ex-amante, com quem teve um filho.