SERRA E AS POESQUISAS

PAULO MELO CORUJA NEWS

Pesquisotomia!

Ique
- Via JB.

Visita de Dilma a feira desanda em tumulto e críticas

Lula Marques/Folha

A necessidade de produzir imagens para abastecer o quadro ‘Dia dos Candidatos’, da TV Globo, conduz os comitês de campanha à fronteira da improvisação.

Neste domingo (15), Dilma Rousseff foi à Feira do Produtor. Fica Vicente Pires, nos arredores do Distrito Federal.

Ali, produtores rurais vende os frutos do seu suor diretamente aos consumidores, sem a mão gorda do atravessador.

Pois bem. Dilma permaneceu no local por exíguos 15 minutos. Cercada de seguranças e militantes, produziu, além das imagens para a Globo, tumulto e irritação.

As fotos lá do alto, clicadas pelo repórter Lula Marques e justapostas numa animação, exibem o instante em que Dilma concedia uma entrevista aos repórteres.

O cidadão de jaleco branco que aparece sentado, com cara de poucos amigos, é Wilian Nuves. Tem 28 anos. Possui um açougue na feira.

Abespinhado com a visitante inesperada, Willian fez as contas: "Todo domingo eu vendo R$ 3.000, e hoje eu vendi R$ 150. Foi uma desorganização total...”

“...Eu tive que expulsar militante, gente que eu nunca vi na vida de dentro da minha loja. Espantaram meus clientes. Isso só reforçou meu voto no Serra".

O dono do açougue não era o único persogem desgostoso com a algaravia. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, queixou-se da ação dos seguranças.

"Eu falei que não era para entrar. Não ia dar certo", lamentou Dutra.

O ministro Alexandre Padilha, coordenador político de Lula, parecia ter outra opinião: “Foi ótimo, foi ótimo”.

Na entrevista que o vendedor de carnes se recusou a ouvir, Dilma discorreu sobre agricultura familiar. Disse que, eleita, dará prioridade à matéria.

Quando o nome de José Serra apareceu na roda, a candidata de Lula recorreu à ironia. Disse que quem faz, como “o nosso governo”, não pode ser comparado com quem apenas fala:

"Desculpa, mas essa não é uma discussão que vou fazer com meu adversário. Essa discussão faço com os agricultores e assentados...”

“...Eles sabem que fizemos uma política pró-agricultor. Há uma diferença entre quem faz e quem fala durante a eleição...”

“. O nosso governo fez e por isso ele e reconhecido é por isso que você vai numa região de agricultura familiar e somos reconhecidos".

Em ano de eleições, o Leão perde a juba e ‘ronrona’

Nesta segunda (16), véspera do início da propaganda eleitoral na TV, a Receita Federal fará o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Serão devolvidos a 1,67 milhão de contribuintes-eleitores R$ 1,5 bilhão. O grosso da grana volta às mãos dos donos via conta bancária.

Somando-se esse lote aos dois anteriores, o fisco já fez a felicidade de 5,1 milhões de contribuintes-eleitores. No total, restituiu-lhes R$ 4,94 bilhões.

Neste ano da graça de 2010, o número de restituições é, a essa altura, 51% maior do o verificado em 2009.

Natural, muito natural, naturalíssimo. Em 2009, além dos efeitos da crise internacional herdada de 2008, não havia no calendário nenhuma eleição.

Agora, a dois meses e meio da sucessão presidencial, o ex-leão perdeu a juba. Já não ruge como antes. Ronrona.

De olho na classe média, Lula defende Dilma na web

O comitê de Dilma Rousseff levou à página da candidata na internet um vídeo com mensagem de Lula ‘Cabo Eleitoral’ da Silva.

Na peça, disponível aí no alto, o presidente convida os internautas à mobilização. Chama-os de “formadores de opinião”.

O “garoto-propaganda” de Dilma ‘Lulodependente’ Rousseff chega à web dois dias antes de levar o rosto à publicidade de TV por razões estratégicas.

Hoje, a internet serve mais a Dilma do que a José Serra. Ela precisa seduzir votos no Sul e Sudeste, regiões onde a web alcança cerca 60% do eleitorado.

O tucano tem mais dificuldades nos fundões do Norte e Nordeste, regiões em que o número de internautas é pouco superior a 20%.

Ali, importa mais o benefício mensal do Bolsa Família do que o vaivém do mouse.

‘O Coração do PT de Lula bate por Chávez’, diz FHC

  Folha
A despeito dos êxitos que traz enganchados à biografia, FHC é um tanto mal-amado pelo PSDB. Na campanha, é mantido no almoxarifado, longe da vritrine.

No Brasil, a voz do ex-presidente soa não nos palanques, mas nos artigos mensais que leva às páginas. No exterior, em palestras e entrevistas.

Neste domingo (15), FHC se fez ouvir numa entrevista a jornal chileno. A certa altura falou do fascínio que o companheiro Hugo Chávez exerce pelos colegas latinos.

Insinuou que, Chávez, um falso esquerdista, é mais amado do que deveria. No caso do governo brasileiro, segundo ele, o sentimento se confunde com o “medo”.

No dizer de FHC, a gestão Lula se esquiva, por exemplo, de exigir que Chávez cumpra os compromissos que assumiu ao aderir ao Mercosul.

Acha que o governo Lula "tem uma indefinição a respeito dos valores que devem ser defendidos".

Acrescenta: "O coração do Partido dos Trabalhadores, ao qual pertence Lula, bate por Chávez".

Estratégia de campanha de Serra deu ‘100%’ errado

Fábio Pozzebom/ABr
 
Todos os planos que José Serra traçara para sucessão de 2010 deram errado. Em consequência, o presidenciável tucano chega à fase do horário eleitoral gratuito, último estágio da campanha, em situação de absoluta desvantagem.

No pior cenário esboçado pelo tucanato, previa-se que Serra iria à propaganda de televisão empatado nas pesquisas com Dilma Rousseff. Deu-se algo mais dramático.

Todos os institutos acomodam Serra atrás de sua principal antagonista. No Datafolha, o fosso é de oito pontos. Vai abaixo um inventário dos equívocos que distanciaram a prancheta do comitê de Serra dos fatos: