Candidatos não foram confirmados pelo TRE
Dos 12 candidatos ao Senado, cinco não tiveram suas candidaturas confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). São eles: o ex-governador Roberto Requião (PMDB), o deputado federal Ricardo Barros (PP), Valmor Venturini (PSOL), Eliane Aguiar (PRTB) e Valmir Soares (PRB). Ricardo Barros não foi julgado porque os casos com pedido de impugnação ou notícia de inelegibilidade (caso de Barros) somente serão julgados agora, após o esvaziamento da pauta, por serem mais delicados e necessitarem de diligências.No caso dos senadores, são confirmadas apenas as chapas completas. Ou seja, o candidato ao senado, o primeiro suplente e o segundo suplente são aprovados de uma só vez. Requião estava com toda a documentação regular, mas foi verificado erro na comprovação de filiação partidária do empresário Chico Simeão, integrante da chapa de Requião. Enquanto não for feita a comprovação, o caso não sobe para julgamento. Já Eliane Aguiar não pode ser validada como candidata por conta de desistência do segundo suplente de sua chapa, que renunciou e teve o pedido de renúncia deferido pelo TRE. Venturini e Soares também tiveram problemas de documentação de chapa.
Até sábado, último dia para o julgamento dos pedidos de registro, foram acatados 753 registros de candidaturas. Outros 80 foram indeferidos e 37 renúncias foram aceitas.
Além dos casos dos candidatos ao Senado, o TRE tem que julgar ainda nove registros de candidatos que tiveram solicitações de impugnações e sete com notícias de inelegibilidade. O prazo para se julgar também estes casos termina no dia 25 de agosto, segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).