DEBATE E SUAS AVALIAÇÕES

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DO ESMAEL

Osmar Dias venceu debate na RPC TV com os pés nas costas

O candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, foi o grande vencedor do debate promovido pela RPC TV/Globo na noite desta terça-feira (28).
Tranquilo e sereno, o pedetista mostrou-se mais preparado para enfrentar os problemas da administração pública estadual.
Beto Richa (PSDB), principal oponente do pedetista, ficou bastante tempo nas cordas. Teve de explicar o abandono do mandato na prefeitura de Curitiba para disputar o Palácio Iguaçu; lixão; pedágio; segurança; caixa 2; etc.
O tucano escorreu já na primeira pergunta de Paulo Salamuni (PV) sobre uso de dinheiro público para a Copa de 2014. Ele afirmou que é contra o projeto de financiar a construção da Arena.
Questionado a respeito do abandono do mandato na prefeitura de Curitiba um e três meses depois de reeleito, Beto Richa disse que 80% dos curitibanos teriam aprovado essa decisão.
“Eu não vi pesquisa em que 80% aprovaram a saída de Beto da prefeitura. Talvez seja uma dessas pesquisas impugnadas, censuradas”, cutucou Osmar, referindo-se à proibição, pelo adversário, de divulgação de pesquisas de opinião acerca da disputa.
Provocado pelo candidato do Psol, Luiz Felipe Bergman, sobre financiamento das campanhas, Osmar Dias aproveitou para dar outra sabugada no tucano Beto Richa:
“Eu conheço campanha feita por aí com caixa 2 que saiu até no Fantástico”.
Beto Richa, já um coroa, insistiu na despedida que representa o “novo”. Nem na idade, nem nos projetos. É o legítimo representante dos endinheirados, das empresas prestadoras de serviços e financiadoras de campanha, além do lernismo, é claro.

No debate, Osmar dá sabugadas em Beto

1 – Osmar disse que Beto abandonou Curitiba. Perguntou se o tucano tivesse ficado na prefeitura teria cumprido as promessas que fez durante a reeleição de 2008.
2 – Osmar Dias afirmou que Beto esta confuso no debate, pois, o moço assumiu compromisso de ficar na prefeitura até 2012 e lembrou a perda prazo do Projovem.
3 – Osmar: “eu não vi pesquisa em que 80% aprovaram a saída de Beto da prefeitura. Talvez seja uma das pesquisas impugnadas, censuradas”
4 – Osmar disse que conhece campanha feita por aí com caixa 2 que saiu até no Fantástico.

TRE confirma João Arruda na disputa pela Câmara Federal

PRP não consegue barrar Arruda.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a candidatura de João Arruda (PMDB) para deputado federal ao julgar improcedente, por maioria de votos, representação do diretório regional do Partido Republicano Progressista (PRP). O PRP, que pedia cassação da candidatura do moço, foi multado em R$ 10 mil por “litigância de má-fé”, ou seja, por iniciar um procedimento jurídico sem fundamento.
Na praça, o PRP é conhecido como partido laranja do tucano Beto Richa (PSDB). Em março passado, o blog havia abordado o tema. No entanto, o partido negou que estive a serviço do PSDB.

ABEP vê em censura às pesquisas atentado à Constituição

Em comunicado publicado no site do Ibope, a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas (Abep) se posicionou sobre impugnação de realização de pesquisa eleitoral no Paraná patrocinada pelo candidato ao governo Beto Richa (PSDB).
A seguir a íntegra do comunicado publicado no site do Ibope:
“A ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa vem a público lamentar as sucessivas representações contra a divulgação das últimas pesquisas realizadas pelo IBOPE, Datafolha e Vox Populi, no Estado do Paraná.
Respeitamos a decisão da Justiça, tomada com base no devido processo legal. Entretanto, entendemos que o maior prejudicado com esse desfecho foi o próprio eleitor paranaense, privado do seu direito constitucional de livre acesso à informação.
Atenciosamente,
Paulo Pinheiro Presidente da Abep

Beto Richa impede “Tribuna de Cianorte” divulgar pesquisa

O jornal Tribuna de Cianorte não poderá divulgar nas páginas impressas – ou na internet – a intenção de votos para o governo do Paraná, pois Beto Richa (PSDB) também impugnou sondagem do Instituto Brasil Pesquisas.
Na tarde desta terça-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia suspendido a divulgação de nova rodada do Datafolha, encomendada pela RPC TV e Folha de S. Paulo.
Semana passada, o tucano censurou a divulgação da Vox Populi, Ibope e Datafolha.
Há quem desconfie que os institutos de pesquisas estejam fazendo “três cantos”, ou seja, o jogo de Beto Richa.
O Datafolha, por exemplo, repetiu os mesmos erros de registros anteriores. Portanto, não pretendia que os números viessem à tona.
Agora a pergunta que não quer calar: por que as empresas de pesquisas só erram tecnicamente nos registros do Paraná?

Vox Populi: Dilma 49% x Serra 25%

* Sondagem confirma vitória de petista neste domingo
O Partido da Imprensa Golpista (PIG) nada, mas poderá morrer na praia neste domingo (3).
Novo levantamento do Vox Populi realizado nesta terça-feira (28) mostra que a disputa pela presidência da República continua estável.
Dilma Rousseff (PT) tem 49% das intenções de voto e José Serra (PSDB) possui 25% da preferência do eleitorado.
Marina Silva (PV) continua estacionada nos 12%.
A pesquisa do Vox Populi desmoraliza mais uma vez o Datafraude, que força a amizade visando provocar um segundo turno cada vez mais distante.