BISAVÔ 17º MINEIRO RESGATADO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Bisavô Omar Reygadas é o 17º mineiro resgatado; mais da metade dos 33 já está livre

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Marina Motomura
Enviada especial do UOL Notícias à mina San José (Chile)
O eletricista Omar Reygadas, 56, foi resgatado pouco depois das 13h35 desta quarta-feira (13), após mais de dois meses preso na mina San José no Chile. Com esse resgate, mais da metade dos 33 trabalhadores confinados já está de volta à superfície.
Reygadas -- que tem seis filhos, 14 netos e três bisnetos -- já ficou preso em galerias subterrâneas três vezes durante seus trinta anos de trabalho como mineiro.
Antes dele subiu à superfície o motorista de caminhão Daniel Herrera, 27. Ele foi recebido pela mãe, que estava emocionada.
O 15º mineiro socorrido foi oeletricista Víctor Segovia, 48. Casado e pai de cinco filhos, ele registrou por escrito tudo o que acontecia dentro da mina onde estava soterrado a 700 metros de profundidade, junto com outros 32 trabalhadores, há 69 dias. Ele chegou a pedir que lápis e papéis fossem mandados para a mina.
Víctor Zamora, 33,  mecânico casado com Jéssica Cortez, que descobriu que estava grávida durante o tempo em que ele ficou preso na mina, foi o décimo quarto. Ele ficou conhecido pelo senso de humor e, segundo os colegas, riu até mesmo quando sofreu por semanas com dor nos dentes molares.

O décimo terceiro a ser resgatado foi Carlos Barrios, 27, separado, mineiro que possui um táxi para usar nos tempos livres e é pai de um menino de cinco anos.

Forrest Gump
Também já deixou a mina Edison Peña, 34, um apaixonado por esportes que praticava corrida diariamente no interior da mina e chegou a correr 10 quilômetros em um dia, apesar dos limites espaciais. Ele, que foi apelidado de "Forrest Gump, tem problemas de ouvido, de hipertensão e diabetes. Durante a clausura, pediu sapatilhas e short esportivo para poder correr melhor.
Nascido e criado no município de Renca, na região metropolitana de Santiago, Peña se mudou para o norte do Chile para estar perto de sua namorada, Angélica Álvarez, que foi quem conseguiu trabalho na mina San José para ele. "Tenho ansiedade e me dá vontade de correr", escreveu Peña à namorada durante o tempo preso. "Imagino que fazemos viagens para praias, campo, tudo, tudo. Quero estar livre, quero ver o Sol".
Angélica e o pais dele, Fernando, esperavam nervosos pelo minerador, que saiu da cápsula às 10h11. Enquanto era transferido para a primeira revisão médica, Peña repetia seguidamente: "Estamos vivos".

O décimo primeiro a sair foi Jorge Galleguillos Orellana, 56, que sofre de hipertensão e recebeu cuidados assim que saiu da cápsula Fénix. Ele, que tem 13 irmãos, já havia se machucado em outras duas minas.

Também já foi resgatado Alex Vega, 32. Ele é mecânico de máquinas pesadas e foi recepcionado pela mulher. Pai de dois filhos, trabalhava na mina para economizar dinheiro para comprar uma casa para família em Copiapó. Assim que deixou o túnel, ele fez o sinal da cruz, cumprimentou as pessoas que estão no acampamento e abraçou longamente a mulher.
Por volta das 8h, Mario Gómez, 63, foi o nono mineiro a ser retirado. Ele é o mais velho do grupo e começou a trabalhar em minas com 12 anos. Ao sair, ele caiu de joelhos e rezou, segurando a bandeira chilena. Gómez também foi abraçado por sua mulher, Lilianete Ramirez. Gomez tem silicose, uma doença pulmonar comum aos mineiros, e recebeu antibióticos e medicamentos para inflamação brônquica.

FILHO CHORA DE EMOÇÃO NO MOMENTO DO RESGATE DO PRIMEIRO MINEIRO

O oitavo mineiro retirado foi Claudio Yáñez, 34, que trabalha como operador de broca. Ele foi resgatado por volta das 7h. Ele tem duas filhas e foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina.

O sétimo mineiro foi salvo por volta das 6h20. José Ojeda, 46, viúvo, trabalha como perfurador e sofre de diabetes.Ele foi o autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33". Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.

O sexto mineiro trazido à superfície foi o operário Osmán Araya, 30, que saiu por volta das 5h35. Pais de três filhos, ele havia decidido largar o emprego por considerá-los muito perigoso. Ao deixar o local, abraçou a esposa Angélica.

O quinto a ser resgatado foi Jimmy Sánchez, 19, o mais novo do grupo. Aparentemente debilitado, ele saiu da mina por volta das 4h10 e foi recebido pelo pai. É pai de um bebê recém-nascido.

Evo acompanha trabalho
O boliviano Carlos Mamani, 23, foi o quarto a chegar na superfície. Ele havia começado a trabalhar na mina apenas cinco dias antes do acidente. O presidente boliviano, Evo Morales, que havia prometido estar presente no resgate dele, chegou na mina apenas durante a manhã de hoje.

Em entrevista coletiva, ao lado do presidente chileno Sebastián Piñera, Morales demonstrou sua "admiração e respeito" ao colega e disse que o trabalho para resgatar o boliviano "nunca será esquecido" por seu povo. Segundo ele, o resgate traz maior confiança entre a Bolívia e o Chile, e entre seus presidentes.
"Muito obrigada ao povo chileno pelo resgate do mineiro boliviano", falou. "Foi muito emocionante escutar dos mineiros: Cuidamos bem do nosso irmão Carlos Mamani".
Em seguida, Piñera afirmou que "a grande riqueza do nosso pais não é o cobre, são os mineiros", que, de acordo com ele, deram um exemplo ao mundo de fé e esperança.O presidente também anunciou que o resgate pode terminar ainda hoje.

UOL Notícias na mina San José

Os três primeiros
O terceiro resgatado da mina foi o ex-militar Juan Illanes, 52. Casado, veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978, foi abraçado pela mulher.

Antes dele, o eletricista Mario Sepulveda, 40, foi retirado. Eufórico, Sepulveda subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e surpreendeu ao distribuir pedras da mina San José como presentes e lembranças para funcionários envolvidos no resgate. Casado, foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo. O mineiro também abraçou fortemente o presidente Sebastián Piñera.

O primeiro operário a sair da mina foi Florencio Ávalos, 31, segundo-líder do grupo. Capataz, casado, irmão de Renán, outro mineiro preso, recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou ao ver o pai. Ele foi escolhido para sair primeiro por estar em melhor condição de saúde.

Centenas de pessoas se aglomeraram em volta do telão no acampamento "Esperanza" para comemorar a saída do mineiro. Balões, gritos de guerra e muita euforia celebraram o sucesso do primeiro resgate.
Saúde é considerada boa
A situação de saúde dos primeiros mineiros resgatados é considerada "bastante boa", afirmou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em uma entrevista coletiva nas proximidades da jazida. "As coisas vão extraodinariamente bem até aqui, inclusive melhor do que o esperado", disse.
Segundo Mañalich, alguns mineiros apresentaram aumento da frequência cardíaca quando subiam pelo túnel de 622 metros de comprimento e 66 centímetros de diâmetro, mas todos se recuperaram de forma satisfatória após um repouso, sem a necessidade de medicamentos.
  • Ariel Marinkovic/AFP Parentes dos 33 mineiros soterrados comemoram quando a perfuradora deixa o local das operações
    de resgate após concluir o revestimento do túnel
O ministro explicou que a partir deste momento, os mineiros seguirão um protocolo de hidratação e de suplementos vitamínicos. Os trabalhadores que já foram internados no hospital de Copiapó estão sendo avaliados por especialistas, como dermatologistas e oftalmologistas.
"Os mineiros têm uma situação psíquica tranquila", completou Mañalich, que também destacou o cansaço de todos.

Expectativa
Muito havia se especulado sobre a ordem de saída dos trabalhadores, confirmada apenas há poucas horas do início do resgate pelo presidente do Chile, que estava presente na mina no momento da saída do primeiro soterrado.
O resgate dos mineiros foi marcado pela comoção que gerou em todo o mundo -- a imprensa de todo o planeta baixou na mina nos últimos dias, além de empresas, como a Nasa, que enviaram técnicos para ajudar nos trabalhos.
A rapidez dos trabalhos também chamou a atenção. Inicialmente, o governo chileno havia previsto a conclusão dos trabalhos para o Natal, no final de dezembro. Mas os trabalhos para perfurar o solo e abrir caminho para a cápsula Fênix se adiantaram e, pouco mais de dois meses depois, os mineiros puderam finalmente reencontrar suas famílias.
Nos dois dias que a reportagem do UOL Notícias acompanhou o resgate dos mineiros, também chamou a atenção a organização da estrutura em torno da mina San José. O acampamento, que, em agosto, era apenas um amontoado de barracas, tornou-se uma minicidade, em que é possível encontrar desde pronto socorro a internet WiFi e banheiros com ducha.
  • Google Earth/UOL Arte Mapa mostra localização da mina de cobre e ouro San José, ao norte da capital Santiago, no Chile
Ordem do resgate
Segue a ordem de saída anunciada pelas autoridades chilenas:

.1. Florencio Ávalos, 31 anos, capataz.
.2. Mario Sepúlveda, 39, eletricista.
.3. Juan Illanes, 52 anos, operário da mina.
.4. Carlos Mamani, 23, boliviano, operador de máquinas.
.5. Jimmy Sánchez, 19, operário da mina.
.6. Osmán Araya, 30, operário da mina.
.7. José Ojeda, 46, perfurador.
.8. Claudio Yáñez, 34, operador de broca.
.9. Mario Gómez, 63, operário da mina.
.10. Álex Vega, 31, mecânico.
.11. Jorge Galleguillos, 56, operário da mina.
.12. Edison Peña, 34, operário da mina.
.13. Carlos Barrios, 27, operário da mina.
.14. Víctor Zamora, 33, mecânico.
. 15. Víctor Segóvia, 48, eletricista.

16. Daniel Herrera, 37, motorista.
17. Omar Reygadas, 56, eletricista.
18. Esteban Rojas, 44, encarregado de manutenção.
19. Pablo Rojas, 45, operário da mina.
20. Darío Segóvia, 48, operador de broca.
21. Yonni Barrios, 50, eletricista, enfermeiro.
22. Samuel Ávalos, 43, operário da mina.
23. Carlos Bugueño, 27, operário da mina.
24. José Henríquez, 54, perfurador.
25. Renan Ávalos, 29, operário da mina.
26. Claudio Acuña, 44, operário da mina.
27. Franklin Lobos, 53, motorista, ex-jogador de futebol.
28. Richard Villarroel, 23, mecânico.
29. Juan Aguilar, 46, supervisor.
30. Raúl Bustos, 40, engenheiro hidráulico.
31. Pedro Cortez, 24, operário da mina.
32. Ariel Ticona, 29, operário da mina.
33. Luis Urzúa, 54, topógrafo, chefe de turno.

Compare a profundidade da mina com a altura de monumentos famosos

  • UOL Arte