DILMA E SERRA EVITAM CONFRONTO NO ÚLTIMO DEBATE

PAULO MELO CORUJA NEWS

Dilma e Serra evitam confronto no último debate na TV

Plateia só reagiu após Dilma dizer que PT registrou "todas as doações que são oficiais"; troca de ataques envolveu Marina e Serra

Adriano Ceolin, Raphael Gomide e Ricardo Galhardo
 
A três dias da eleição, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) evitaram o confronto direto no último debate antes ida às urnas, no próximo domingo. Durante todo o evento organizado na noite desta quinta-feira pela TV Globo, Serra e Dilma não trocaram uma pergunta sequer. Preferiram reservar questionamentos ao rivias Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
No início do confronto, Serra, Marina e Plínio chegaram a ensaiar algumas críticas a Dilma. Ainda assim, nenhum dos temas mais polêmicos da corrida presidencial deste ano - como a demissão da ex-ministra Erenice Guerra ou os recentes boatos que atribuíam à petista uma postura favorável ao aborto - entrou nos pronunciamentos.
A primeira reação da plateia às manifestações dos candidatos só veio no terceiro bloco, quando Dilma afirmou que seu partido registrou "todas as doações que são oficiais". Diante dos risos - alimentados pela suposição de que nem todas as doações seriam oficiais -, a petista não escondeu a irritação e rebateu: "Todas as doações são oficiais. E eu lamento os risos de quem tem outras práticas. Lamento", afirmou, despertando ainda a reação dos presentes.



O tom do debate só subiu no último bloco, quando Marina reforçou as críticas a Serra e Dilma. Depois de comparar o tucano com a petista, a senadora acabou despertando a reação de Serra.
"Não use a sua régua para ficar medindo. Se eu fosse usar a minha régua, diria que você e a Dilma são muito parecidas", afirmou o tucano. "Você, até pouco tempo estava no PT. Você estava no governo do mensalão", disse Serra, em referência à crise política que atingiu o governo Lula em 2005.
Um pouco antes, Marina havia questionado Serra sobre o futuro do Bolsa Família, ao dizer que PSDB e DEM criticaram no passado o principal projeto social do governo Lula. Serra, em resposta, voltou a tomar para si a autoria do Bolsa Escola, que segundo ele foi o embrião do programa.
Dilma foi ao debate preparada para responder a ataques sobre os boatos de que seria favorável ao aborto. Os rumores, que circularam na internet nos últimos dias, foram desmentidos ao longo da semana pela petista, por seu partido e pelo presidente Lula. O tema, entretanto, não apareceu no debate da Globo. Mesmo assim, a candidata fez um aceno ao eleitorado religioso nas considerações finais, ao agradecer "a Deus e aos eleitores".
De acordo com a TV Globo, a audiência do debate variou entre 14 e 26 pontos. Já em São Paulo, o índice variou de 14 a 23.

José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aguardam início do debate
Foto: AE
José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aguardam início do debate