Eleições 2010
Lula vem ao Paraná na terça-feira para último comício antes da eleição
A candidata Dilma Rousseff não deve participar do evento. Ela esteve em Curitiba na quinta-feira
Gladson Angeli
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem ao Paraná na terça-feira (26) para o último comício antes do segundo turno das eleições que será realizado no domingo (31). A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, não deve participar do evento. O comício acontece em Curitiba, mas ainda não há local definido.
Lula tem a missão de tentar reverter o quadro favorável ao candidato José Serra (PSDB) no estado. No primeiro turno, o tucano recebeu 43,94% dos votos dos paranaenses. A candidata Dilma teve 38,94% do total, quase 300 mil votos a menos.
Em Curitiba, maior colégio eleitoral do estado, a vatagem de Serra foi ainda maior. Ele teve 44,68% dos votos contra 26,82% da petista. Na capital, Dilma ficou praticamente empatada com a terceira colocada, Marina Silva (PV), que recebeu 26,73% dos votos.
O comício da próxima terça-feira será o quarto evento com a presença do presidente Lula no Paraná desde o início da campanha política, em julho deste ano. Ele já realizou três comícios no estado, dois em Curitiba e um em Foz do Iguaçu, Oeste do estado. Em 31 de julho, cerca de 20 mil pessoas assistiram ao primeiro comício de Lula ao lado de aliados em Curitiba, na Boca Maldita. Lula pediu votos para Osmar Dias (PDT) e Dilma. “Essa é uma mulher para quem eu daria um talão de cheque assinado em branco”, falou ao citar a candidata como gerente dos principais projetos do governo dele.
Já em 3 de setembro, o presidente Lula foi a Foz do Iguaçu para participar da aula inaugural da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila). À noite, ele participou de comício na cidade. O último comício do primeiro turno aconteceu em 22 de setembro no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Lula criticou o então candidato ao governo pelo PSDB, Beto Richa.
Dilma esteve em Curitiba na quinta-feira (21). Ela participou de uma caminhada no calçadão da XV de Novembro. Depois seguiu em carreata por Pinhais e Piraquara.