O QUE É NECESSÁRIO PARA VOTAR NO 2º TURNO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Veja o que você precisa
para votar no segundo turno

135,8 milhões de eleitores poderão escolher o próximo presidente da República

Do R7

Daqui a duas semanas, no próximo dia 31 de outubro, 135,8 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas para escolher o próximo presidente da República e os governadores de oito Estados e do Distrito Federal, onde a disputa foi para o segundo turno.
Para votar, o eleitor tem que ter em mãos apenas um documento com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. É preciso ficar atento porque, nestas eleições, os cidadãos brasileiros não poderão utilizar somente o título de eleitor para conseguir computar seu voto, já que ele não tem foto. O eleitor que não estiver com documento com foto não poderá votar.
É possível checar o endereço da zona e seção no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na página, há a opção de consulta pelo nome ou pelo número do título de eleitor.
Outros documentos, como CPF e certidão de nascimento, também não serão aceitos nas eleições de 2010.
Como justificar o voto
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência no dia da eleição em qualquer local de votação. É preciso levar o título de eleitor e um documento com foto.
Quem não justificar no dia da eleição, tem até o dia 30 de dezembro de 2010 para se apresentar no Cartório Eleitoral no qual é inscrito.
Voto em branco e votos nulos
O advogado especialista em direito eleitoral Fernando Molino diz que “voto nulo é um protesto” e, assim como o voto em branco, “acaba descartado da contagem dos votos”.
A Constituição Federal (a lei mais importante do país) diz que o candidato a presidente precisa ter mais de 50% dos votos válidos, o que tira dessa conta os brancos e nulos. Se, por exemplo, 70% dos votos acabarem anulados, a Justiça Eleitoral só leva em conta os outros 30%. Assim, basta que um dos candidatos alcance mais de 15% dos votos para terminar com a faixa no peito.
Como escolher os candidatos
Além de levar os documentos necessários, o eleitor precisa escolher bem o seu candidato. Especialistas ouvidos pelo R7 aconselham os brasileiros a pesquisar o passado dos candidatos. Algumas dessas informações estão no site do TSE.
Também é preciso conhecer o partido do candidato, saber as ideias que defende e o que já fez de relevante na sua carreira pública. Além disso, é preciso saber se o candidato tem ficha limpa. Um grupo de organizações sociais fez uma listagem dos candidatos, que pode ser acessada aqui. Também não deixe de prestar atenção nos folhetos e no programa eleitoral transmitido pelo rádio e pela televisão.
Veja em quais Estados haverá segundo turno
Em oito Estados brasileiros e no Distrito Federal haverá votação em segundo turno para eleger os novos governadores. A maioria dos locais em que há indefinição fica no Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá) e Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas), mas há casos também no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
São 18 candidatos a governador que continuam no páreo. Veja quem são eles