ZOOM POR PAULO VITALE

PAULO MELO CORUJA NEWS
IG

Protestos na França

Os protestos e greves contra a reforma da Previdência na França já afetaram vários setores do país como trens, metrôs, aeroportos, hospitais e escolas. A proposta do governo de aumentar de 60 para 62 anos a idade mínima de aposentadoria, e de 65 para 67 anos a idade para aposentadoria integral, encontrou forte resistência na sociedade e gerou uma onda de greves e protestos.


Cenas de Cuba em 2010

Em 3 de setembro de 2010, o ex-líder cubano Fidel Castro discursou durante encontro com estudantes na Universidade de Havana. Foi o primeiro discurso público para os cubanos desde que ficou doente em 2006. A reaparição de Fidel  acontece no momento em que o governo cubano anucia a decisão de demitir 500 mil trabalhadores do serviço público até março de 2011. O objetivo é estimular a formação de cooperativas e o crescimento do setor econômico privado.

Cenas da China em 2010

A República Popular da China é o país mais populoso do mundo e a segunda economia do planeta. Governada pelo Partido Comunista, o país conta com um regime político que impõe pesadas restrições em diversas áreas, em especial no que se refere à  liberdade de imprensa,  reprodução e religião. O crescimento exponencial dos últimos anos, aliado à diversidade regional do país, acirrou diferenças internas e criou novos e impressionantes cenários.

Resgate dos Mineiros Soterrados no Chile

Em 5 de agosto de 2010, um desmoronamento na mina de San José, no deserto do Atacama, deixou 33 operários chilenos presos em uma galeria a 700 metros de profundidade. Desde então, a operação de resgate que durou mais de 2 meses atraiu e comoveu pessoas de diferentes países. Os primeiros a serem resgatados serão os quatro com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os 10 mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada

Jogos da Commonwealth na Índia

Os jogos da “Commonwealth”, que são realizados a cada 4 anos, começaram oficialmente no dia 3 de outubro.  A  cerimônia de abertura no Estádio Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, na Índia, iniciou a 19ª edição da competição da comunidade britânica, que reunirá atletas de 71 países até o dia 14 de outubro. A “Commonwealth” é uma organização composta por 55 países independentes que, com a exceção de Moçambique e Ruanda, compartilham laços históricos com o Reino Unido.  A competição realizada na Índia foi ameaçada por problemas nas obras e temores com segurança.

O Vazamento de Lama Tóxica na Hungria

O rompimento de um reservatório de lama tóxica em uma fábrica de alumínio na Hungria afetou sete cidades próximas a Ajkai, a 160 Km de Budapeste. A enxurrada de lama tóxica produziu uma camada de lodo vermelho carregada de metais pesados e se espalhou por 40 quilômetros quadrados. A zona agrícola atingida não poderá ser cultivada por um longo período. Houve também a contaminação de um afluente do Danúbio que é um dos maiores rios da Europa e percorre países como a Croácia, Sérvia, Bulgária, Ucrânia e Romênia. O vazamento pode significar a extinção de vilarejos próximos ao acidente, pois a lama pode levar décadas para se dissipar e o governo Húngaro anunciou que fará a reconstrução em outros locais.

Mundo | quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Afeganistão e o Ópio do Mundo

O Afeganistão produz 90 por cento do ópio do mundo. Depois de refinado o ópio produz a  heroína. Peritos da ONU alertaram que o país está se transformando em um “narco-estado”. Quatro anos após a queda do regime Talibã a produção de ópio deve  cair pela metade em 2010, depois dos investimentos do Reino Unido e dos Estados Unidos, que gastaram milhões de dólares para a erradicação do cultivo. Parte do lucro deste negócio é utilizado para financiar as atividades dos insurgentes islâmicos talebans contra o governo do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai. Um relatório do Departamento de Estado dos EUA  afirma que há cerca de dois milhões de usuários de drogas no Afeganistão, com pelo menos 60.000 toxicodependentes em Cabul. As cenas das clínicas de desintoxicação em Cabul vistas neste ensaio, com as expressões de desespero dos viciados em heroína dão a dimensão da gravidade do problema no Afeganistão e no mundo.

Cenas da Campanha Presidencial

A campanha eleitoral de 2010, que apontará o sucessor do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva produziu boas imagens dos candidatos. Eles viajaram pelo país em busca de apoio popular e alianças políticas. Neste período, tomaram cafés em botecos, seguraram crianças e participaram das tradicionais carreatas, comícios e debates ao vivo.

O Muro de Berlim e os 20 anos da Unificação da Alemanha

No dia 3 de outubro de 1990, quando o território da antiga República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental) a Alemanha dava o passo definitivo para a sua reunificação, que agora completa 20 anos. O maior ícone desta separação, o Muro de Berlim, veio abaixo um ano antes. Nos 28 anos de existência do muro centenas de pessoas foram mortas e mais de 75.000 alemães foram presos na tentativa de fugir do comunismo. Restos do muro permanecem até hoje integrados à paisagem.

Cenas da Bienal de Artes de São Paulo

A 29ª edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, aberta ao público desde 25 de setembro, vai expor cerca de 850 obras, de 159 artistas até o dia 12 de dezembro de 2010, no Pavilhão do Ibirapuera. O título desta edição foi tirado de um verso da obra “Invenção de Orfeu” (1952), do poeta Jorge de Lima: “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”. A mostra conta com a participação de artistas de dezenas de países e discute nesta edição a relação entre a Arte e a Política.