CH
-
Aécio quer ser presidente do PSDB
O senador eleito Aécio Neves viajou ontem (4) para um período de descanso no exterior. Na volta, dará início às conversas para apresentar uma agenda de propostas no Legislativo. Aécio pretende ainda procurar governadores e congressistas recém-eleitos, para pavimentar o caminho para se tornar presidente nacional do PSDB. O mandato do atual presidente, Sérgio Guerra, vai até maio de 2011, mas tucanos mineiros preferem vê-lo o quanto antes no cargo. As informações são do Portal IG.
-
Dilma recebe convite ofical para G-20
Segundo o porta-voz interino da Presidência, Carlos Vilanova, o governo da Coreia do Sul, país que vai sediar as reuniões do G-20, fez um convite oficial para que a presidenta eleita Dilma Rousseff participe da cúpula. Dilma terá acesso irrestrito a todos os eventos da cúpula, entre eles um jantar que será oferecido pelo governo sul-coreano, as audiências do G-20 e um almoço com chefes de Estado. É a segunda vez que dois presidentes do Brasil participam de um evento multilateral. Em dezembro de 1994, Itamar Franco, então presidente do Brasil, levou o presidente-eleito naquele ano, Fernando Henrique Cardoso, para a Cúpula das Américas, em Miami.
-
Santander decreta fim da marca Real
O Santander decretou o fim da marca Real. O verde e o amarelo da fachada das agências serão substituídos pelo letreiro vermelho da instituição. A unificação foi celebrada ontem em evento na sede brasileira do Santander, às margens do rio Pinheiros, em São Paulo, que contou com a presença do presidente do conselho do grupo, Emilio Botín.
-
Itamar diz que eleitores mineiros se frustaram pela não escolha de Aécio
O senador eleito Itamar Franco (PPS) disse nesta sexta (5), em entrevista à Rádio Bandeirantes, que um dos motivos da derrota de José Serra (PSDB) para a Presidência, foi "uma certa frustração no eleitorado mineiro pela não escolha do Aécio Neves como candidato". Segundo ele, foi uma injustiça. “Primeiro, se comete uma injustiça com o governador e hoje senador Aécio. Eu acompanhei o governador Aécio e o Anastasia em mais de 70 cidades e pude ver o empenho, sobretudo do governador Aécio. Evidente, havia e há uma certa frustração no eleitorado mineiro pela não escolha do Aécio como candidato. Isso era normal”, disse.
-
Contas de Dilma são pagas pelo PT
O ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, informou que as contas da campanha da presidenta eleita, Dilma Rousseff (PT), foram fechadas no dia 31 de outubro. Segundo ele, desde 1º de novembro todas as despesas de Dilma são de responsabilidade do PT: transporte, alimentação, aluguel, salário de equipe, e eventualmente hospedagem em hotéis em viagens, mesmo que de férias. “Com o fim da campanha, o presidente eleito entra na conta PT, que pode usar tanto recursos do Fundo Partidário, como de recursos próprios. Não há impedimento legal que o Diretório Nacional do PT use mão de recursos do fundo para essas despesas da presidente, e posteriormente preste contas dos gastos”,disse Ferreira.
- Fotografia é históriaPardal e bem-te-vi
-
Duas imagens triviais: Uma feita na feira municipal de Patrocínio, em Minas Gerais. A segunda, na Avenida Nove de Julho, em São Paulo. Como foi - A bordo de um taxi em São Paulo, reparei no minúsculo pardal pousado sobre o semáforo que controla o trânsito. Na hora lembrei que meses antes eu estava distante da metrópole paulistana, no mercado popular da pequena Patrocínio. As duas fotos agora juntas mostram o interessante contraponto de duas situações: na primeira, a ave sente-se à vontade aninhada na cabeça do feirante. Na outra, sobre a placa de aço da grande cidade. Orlando Brito.
-
Amorim: política externa do Brasil é 'desassombrada e de solidariedade'
O ministro, Celso Amorim (Relações Exteriores), disse nesta sexta (5) que a política externa do Brasil no governo do presidente Lula é “desassombrada”. Segundo o ministro, o país ganhou auto-estima. “A nossa política externa é uma política externa desassombrada e de solidariedade. É um país desassombrado porque não tem mais medo da própria sombra”, disse.“Não ficamos nos perguntando se tínhamos excedente de poder para fazer tal ou tal coisa. Fizemos o que nos pareceu correto”, afirmou formatura da turma “Zilda Arns” do Instituto Rio Branco. O presidente Lula também esteve no evento, e defendeu a política externa que prioriza a relação com países da América do Sul e África.Ele disse ainda que o Brasil não pode crescer sem garantir o desenvolvimento das nações vizinhas e precisa ceder em algumas negociações diplomáticas.
-
Indio vai atuar contra retorno da CPMF
O deputado federal e ex-vice da chapa de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência, Indio da Costa (DEM), mandou um aviso ao governo federal, direto da Espanha. Ele afirmou que quando retornar ao Brasil, atuará contra o retorno da CPMF. "Vamos ao enfrentamento em favor da Emenda 29 e contra a nova CPMF", disse ontem no Twitter. Indio está sem mandato no próximo ano, e já havia anunciado, após a vitória de Dilma Rousseff (PT), que completaria seu trabalho na Câmara dos Deputados na oposição, cobrando as promessas do atual governo e da presidenta eleita.
-
Sarney: CPMF pode ser recriada
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), disse nesta sexta (5) que, apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta sobre a volta da cobrança da CPMF, nada impede que o Congresso tome a iniciativa. "Isso não impede que, aqui dentro das casas do Congresso, surja iniciativa parlamentar restaurando a CPMF", afirmou. Ele informou ainda que a primeira alteração a esse respeito já foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB).
-
Brasil bate recorde de menções positivas na imprensa internacional
O Brasil bateu o recorde de menções positivas na imprensa internacional durante os meses de julho, agosto e setembro deste ano, segundo o levantamento Boletim Brasil - “O Brasil na Imprensa Internacional”, elaborado pela agência Imagem Corporativa. Das 1.234 reportagens, 86% foram positivas sobre o País, contra 77% do trimestre anterior. É o maior índice já registrado desde o início da pesquisa, no primeiro trimestre de 2009. O principal motivo para o acréscimo das citações positivas foi o esfriamento das críticas ao Brasil, por conta das relações com o Irã, que haviam marcado presença no período anterior. Entre os temas abordados, o primeiro turno das eleições obteve quase 10% das menções nas publicações, que não deixaram de cobrir alguns aspectos negativos da corrida presidencial. Avaliações sobre o mandato do presidente Lula começaram a aparecer, e o tema da sustentabilidade continuou em evidência. Informações do Último Segundo.
-
Lula, Dilma e Mantega vão a Seul
Vão acompanhar o presidente Lula em viagem a Seul, na Coreia do Sul, a presidenta eleita, Dilma Rousseff (PT) e o ministro Guido Mantega (Fazenda). Os nomes foram publicados nesta sexta (5) no Diário Oficial da União. Também integram a comitiva, Edmundo Sussumu Fujita, embaixador do Brasil em Seul, e os convidados Sérgio Soares Xavier Ferreira, Helena Maria de Freitas Chagas e Anderson Braga Dorneles. Todos participarão das reuniões do G20 e na ocasião, Lula apresentará Dilma à comunidade internacional.
-
EUA: Obama embarca para a Ásia
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarca nesta sexta (5) para a Ásia, com o objetivo de conseguir mais exportações e criar empregos no seu país. Após ter sofrido derrota nas eleições legislativas, em grande parte devido às dificuldades econômicas nos EUA, Obama visitará Índia, Indonésia, Coréia do Sul e Japão durante dez dias. A diplomacia econômica e comercial dominará a pauta, porém, haverá ainda esforços para tranquilizar aliados preocupados com a crescente assertividade da China na região. Obama pretende dobrar as exportações norte-americanas em cinco anos, e o governo está comprometido em remover obstáculos à conclusão de um acordo de livre comércio entre EUA e Coreia do Sul, durante encontro dele com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, em Seul.