CH
-
Como esta coluna antecipou, líderes querem Lula secretário-geral da Unasul
O presidente paraguaio Fernando Lugo confirmou nesta quinta-feira (25) o que esta coluna antecipou há mais de vinte dias, em 4 de novembro: os líderes que participarão da Cúpula da União de Nações Sul-americanas na Guiana farão o possível para que o presidente Lula aceite o cargo de secretário-geral da organização. "Depois da morte do ex-presidente (Néstor) Kirchner, acho que as pessoas vão se voltar a Lula, que está terminando seu mandato agora", disse. Porém, Lula, que também participará da cúpula, já sinalizou que não deve aceitar a proposta.
-
OAB-RJ apóia ações de segurança
O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, manifestou o apoio total da entidade às operações deflagradas nesta quinta (25) pelo governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública em favelas da cidade, em combate a ação de delinqüentes. “Esperamos que as ações policiais tenham a eficácia de desarticular esses bandos criminosos que há mais de 10 anos dominam o território do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, libertando a população sofrida dessa área, que são milhares de pessoas subjugadas pela ditadura desses bandidos”, afirmou. Segundo ele, a OAB apóia também a iniciativa da Secretaria de Segurança de criar, imediatamente, Unidade de Polícia Pacificadora nesses dois bairros. “A situação no Rio de Janeiro é grave, mas não podemos deixar de reconhecer que as forças de segurança pública estão dando a pronta resposta à ação desses delinqüentes”, disse Wadih Damous.
-
Imprensa internacional divulga megaoperação contra o tráfico
Alguns dos principais jornais internacionais noticiaram nesta quinta (25) a megaoperação realizada pela polícia, fuzileiros navais e o Batalhão de Operações Especiais na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, favela que concentra criminosos no Rio de Janeiro. A onda de violência na cidade foi noticiada no "El Pais", um dos principais jornais da espanha, com o título "Rio leva tanques a favelas para a batalha decisiva contra o narcotráfico". Também noticiaram o fato, os sites da rede britânica BBC e do argentino "Clarín".
-
ADPF homenageia Thomaz Bastos e Tuma, ao inagurar sua sede própria
Ministros, políticos e delegados, entre outras personalidades, estiveram na inauguração da sede da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal nesta quarta (24), no aniversário de 34 anos da entidade. “Tenho orgulho de apresentar à sociedade essa casa que é de todos nós. Agradeço a todos que participaram dessa trajetória desde o dia 29 de outubro de 1976 quando a entidade foi fundada”, ressaltou o presidente da ADPF, Reinaldo de Almeida Cesar. A diretoria executiva da entidade homenageou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos batizando o auditório com seu nome. Além do ministro, também foram homenageados o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) e o ministro Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União. As autoridades receberam a medalha do Mérito Tiradentes, a mais alta e significativa distinção com que a ADPF, que também homenageou o falecido senador Romeu Tuma, por meio do seu filho, Romeu Tuma Jr. Romeu Tuma foi o primeiro delegado a ocupar o cargo de diretor-geral da Polícia Federal.
-
Encontrada faca que pode ter sido usada no assassinato do casal Villela
A Polícia Civil encontrou em Montalvânia, norte de Minas Gerais, uma faca que pode ter sido usada no assassinato do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral José Guilherme Villela de sua mulher e da empregada do casal, em Brasília. A faca foi encontrada pelos bombeiros no Rio Poções, onde o cúmplice no assassinato, Paulo Cardoso Santana, sobrinho do ex-porteiro que confessou o crime, Leonardo Campos Alves, afirmou ter jogado o objeto. O delegado Renato Henriques indica que uma perícia será feita para confirmar se a faca é a mesma usada no delito. A Polícia Civil de Brasília trabalha em conjunto com a delegacia de Montalvânia nas investigações.
- Fotografia é históriaAs igrejas do Conselheiro
-
A Guerra de Canudos, que durou de 1896 a 1897, é com certeza a página mais sangrenta da história do Brasil. Foram necessárias quatro expedições do Exército para decretar a derrota definitiva do beato Antonio Conselheiro, líder da uma multidão de seguidores movidos pela fé e em defesa da volta da Monarquia no lugar da República. Na quarta tentativa para derrotá-lo, a ordem do então presidente Prudente de Morais ao comandante da tropa, o general Arthur Oscar, herói da Guerra do Paraguai, era uma só: não deixar restar pedra sobre pedra. Mas restou, embora o império de Antonio Conselheiro tenha, enfim, caído. A Guerra de Canudos -- além de legar para a literatura brasileira o magistral livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, repleto de momentos de extremo sofrimento por que passaram todos os personagens -- deixou também uma marcante referência para a arquitetura brasileira, as igrejas que o Conselheiro construiu na maioria das cidades por onde passou com seu exército de sertanejos. Como foi – Estive na região de Canudos várias vezes, uma delas com o colega da Veja, Roberto Pompeu de Toledo. Era uma matéria para a capa da revista e ficamos na região por quase duas semanas. Entrevistamos e fotografamos personagens ligados à história e não deixamos de botar olhos nas obras do Conselheiro. Uma delas é a igrejinha edificada na praça principal de Crisópolis, no Norte da Bahia. Seguindo o mesmo padrão de desenho dos outros templos erigidos segundo sua imaginação, a capela ostenta a torre com três triângulos, uma porta grande no centro e um trio de janelas superiores. Ao alto, perto das cruzes, em letras bem legíveis a frase por ele mesmo escrita, ”Só Deus é grande”. Orlando Brito.
-
'Eurodeputado' é expulso do parlamento
O eurodeputado britânico do grupo Liberdade e Democracia, Godfrey Bloom, foi expulso do Parlamento Europeu nesta quarta-feira (25) por insultar o alemão Martin Shulz, do grupo socialista, com referências à Alemanha nazista. “Ein Volk, ein Reich, ein Fuhrer” (um povo, um império, um líder – lema da Alemanha nazista), exclamou o inglês enquanto Shulz defendia a necessidade de maior união dos países da União Europeia na crise financeira. Bloom, cujo partido defende a saída dos seu país da União Européi, ainda chamou Shulz de “fascista antidemocrático” e foi expulso da Casa, informou a BBC inglesa.
-
Dilma anunciará ministros ‘palacianos’
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, deve anunciar na próxima semana o nome de seus “ministros palacianos”. O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci deve ir para a Casa Civil e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, para a Secretaria Geral da Presidência. Já a pasta de Relações Institucionais continua com Alexandre Padilha. Se confirmadas as informações, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) assumiria uma pasta fora do Palácio do Planalto, na Previdência Social ou na Saúde, apesar de que Dilma gostaria de mantê-lo próximo. Após este anúncio, a etapa seguinte prevê a divulgação dos "ministros de Estado": Justiça, Defesa e Relações Exteriores. O mais cotado para assumir a Justiça é José Eduardo Cardozo. As informações são da Agência Estado.
-
Promotor aparecido quer cassar Tiririca
O deputado federal eleito Tiririca (PR) é alvo de um pedido de condenação por falsidade ideológica, feito ontem (24), pelo promotor eleitoral Maurício Antônio Ribeiro Lopes. O promotor, um adorador de holofotes, também é investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público pelos excessos cometidos no caso. O motivo do pedido é um parecer técnico que concluiu que Tiririca é analfabeto funcional. Seguindo a informação, o promotor afirma que é vedada pela Constituição Federal a elegibilidade do deputado, eleito com 1,3 milhões de votos. Pelo laudo da médica fonoaudióloga do Instituto de Medicina e de Criminologia de São Paulo, Tiririca redigiu corretamente somente duas das dez palavras ditadas e levou oito minutos para escrever 17 palavras e o número 1932 lidos pelo juiz.
-
Governo americano admite estar preocupado com os novos ‘furos’ de site
O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou comunicado ao Congresso americano advertindo sobre o provável vazamento de mais documentos secretos pelo site WikiLeaks. O site publicou em outubro 391 mil documentos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão, que contêm denúncias que nunca foram investigadas. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, as revelações já feitas pelo site “afetam a segurança nacional e põem em risco vidas e interesses americanos”, além de “certamente afetar as relações diplomáticas”. O WikiLeaks anunciou no Twitter que as novas denúncias do próximo mês vão fazer “um novo mundo onde a história global é redefinida” e que “a próxima publicação será sete vezes maior”. As informações são da AFP.
-
Mercado aprova Tombini para o BC
O mercado financeiro reagiu bem à indicação do diretor do Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, como o substituto de Henrique Meirelles na presidência da entidade. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou as operações de ontem em alta de 2,47% e até as taxas de juros no mercado futuro da BM&FBovespa tiveram uma leve queda, o que indica que o mercado prevê uma direção independente, concentrada em controlar a inflação. Além do aval de Meirelles, Tombini recebeu elogios do ex-presidente (e ex-presidente do BC) Fernando Henrique Cardoso, do economista chefe do Itaú-Unibanco, Ilán Goldfein, e outros analistas e diretores do mercado financeiro e do próprio Banco Central.
-
Polícia realiza megaoperação no Rio
g1.globo.com BANDIDOS REAGIRAM AOS POLICIAIS QUEIMANDO CARROS E ÔNIBUS ig.com.br TANQUES BLINDADOS DA MARINHA SÃO UTILIZADOS NA OPERAÇÃOUma megaoperação da polícia, fuzileiros navais e o Batalhão de Operações Especiais invadiu, desde a final da manhã desta quinta-feira (25), a Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, uma favela que concentra criminosos no Rio de Janeiro. O objetivo é prender bandidos que, segundo serviços de inteligência, deixaram comunidades pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora e migraram para a favela da Vila Cruzeiro. A ação da polícia é liderada pelo Bope, que tem cerca de 160 homens, com o apoio da Marinha, que cedeu seis tanques blindados. As informações são do G1 e da Rede Globo.