CH
-
PMDB já se contenta com quatro ou cinco ministérios
-
Barriga de aluguel
Dois ministros de Lula, filiados ao PMDB, não foram indicados pelo partido: Nelson Jobim (Defesa) e José Gomes Temporão (Saúde).
-
Jogada petista
O PT celebrou o pedido de Dilma para o PMDB indicar mulheres ao ministério: quase sem opções, o partido conteve a ânsia por cargos.
-
Surpresa
O pedido de Dilma desnorteou Michel Temer e a direção do PMDB. Mas o vice-presidente eleito engoliu seco, sorriu e prometeu uma lista.
-
Sob controle
Dilma tem revelado cintura política nas negociações com partidos. Até pediu que Temer segurasse “seus radicais”, e prometeu conter os dela.
-
Buarque manobra para evitar o conselho de ética
-
Testemunha
Além da credibilidade de presidente do PDT-DF, Ezequiel Nascimento participou ativamente da campanha de Cristovam para presidente.
-
Para boi dormir
A “auditoria rigorosa” verificará se a prestação de contas de Cristovam ao TSE, em 2006, está regular. Exclui o que não foi contabilizado.
-
Batom na cueca
O PSDB declarou ao TSE haver feito pagamentos de R$ 200 mil à F2 Filmes, produtora da campanha de Cristovam Buarque (PDT) na TV.
-
Ajoelhou, tem de rezar
Na campanha, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, acalmou a Igreja na “crise do aborto” insinuando que sairá da TV Canção Nova o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.
-
Lula nunca mais
A proibição de um terceiro mandato para presidente inviabilizaria a pretensão de Lula de retornar ao cargo em 2014, por já ter cumprido dois mandatos. A tese é do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que defendeu na OAB na OAB emenda à Constituição nesse sentido.
-
Notícia velha
Lula sinalizou sua opção pelos caças franceses Rafale, que nenhum outro país comprou. Lula garantiu isso a Nicolas Sarkozy em 7 de setembro de 2008, no Brasil, e reiterou um ano depois em Paris.
-
Moreira ministro
O ex-governador Moreira Franco é um dos candidatos do PMDB para o cargo de ministro das Comunicações, na cota do vice-presidente eleito, Michel Temer. O cargo diminuiu muito de importância no atual governo.
-
Mudando de lado
O marqueteiro Antonio Lavareda pode deixar por um tempo as pesquisas. O DEM pretende indicá-lo para ser membro do Parla-sul, o parlamento do Mercosul que funciona em Buenos Aires.
-
Rara sensibilidade...
Merece estudo a sequência de desencontros da Polícia Federal com ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. Primeiro, intimou-o para depor no exato dia da morte do pai dele, senador Romeu Tuma.
-
...e rara coincidência
A PF vai ouvir hoje o delegado Romeu Tuma Jr (sobre o vazamento de sua conversa com o substituto Pedro Abramovay, na revista Veja) no dia do início do julgamento do caso Celso Daniel, que ele desvendou.
-
Poço de vaidades
Com sua campanha parcialmente financiada por escolas privadas, o deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP) faz pose de futuro ministro da Educação. Até já tem equipe pronta para assumir.
-
Pensando bem...
...a presença de algumas futuras ministras no horário nobre vai precisar de classificação do Ministério da Justiça, para não assombrar as criancinhas.
- Poder sem pudor
-
Bóia garantida
À saída do 10º andar da Câmara, onde fica o restaurante dos deputados, uma família de Goiás certa vez esmolava ajuda para voltar ao Estado. O deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) se livrou dos pedintes apontando para um colega: - As passagens eu não garanto, mas chegou o homem da bóia... Referia-se à aproximação do deputado Jurandir Bóia (PSB-AL).