ALVARO E REQUIÃO VOLTAM A PEDIR APOSENTADORIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG CAMPANA

A Baronesa do sexo abre
o jogo


Mirlei, conhecida como a Baronesa do Sexo, faz revelações em entrevista exclusiva para a Revista Ideias de dezembro.
Com a intimidade de quem conhece bem poder, diz: “Se eu falar tudo que sei, acabo com metade dos casamentos do Estado”.

Curitiba é destaque em reportagem da CNN

Modelo de planejamento urbano adotado na cidade foi destaque em reportagem especial apresentada no programa Cidades do Futuro, da rede de televisão norte-americana CNN

O modelo de planejamento urbano adotado em Curitiba foi destaque em reportagem especial apresentada esta semana pelo jornalista Richard Quest, no programa Cidades do Futuro (Futurecities), da rede de televisão norte-americana CNN. Quest esteve em outubro passado em Curitiba e produziu a reportagem em uma semana.
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, foi um dos entrevistados para a produção da reportagem.
No planejamento urbano da cidade, destaque para o sistema integrado de transporte público e os ônibus biocombustíveis no programa da CNN. A Linha Verde, corredor de transporte com 9,4 quilômetros já construídos, também foi citada como modelo na reportagem.
Outro ponto destacado pelo programa foi o esforço curitibano para integrar o transporte na política de redução da poluição ambiental. Além da renovação da frota, que representou uma redução na emissão de poluentes, a cidade conta com a primeira linha de ônibus do mundo a rodar regularmente apenas com combustível vegetal, sem qualquer adição de óleo mineral.

Hauly: Requião aplicou 1/3 do meu projeto de reforma tributária


“Há dois anos o governo do Paraná colocou em prática parte da minha proposta do ICMS, o que é hoje a mais consagradora proposta implantada no Brasil. Mas foi aplicado apenas um terço do meu projeto, temos outros dois terços pela frente”, diz Hauly.

Jornal Estado do Paraná
Ainda comemorando a nomeação como secretário de Estado da Fazenda, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) afirmou em entrevista a O Estado que pretende uma gestão, acima de tudo, com senso de responsabilidade.
Especialista em orçamento e secretário de Estado da Fazenda no período de 1987 a 1990, durante o governo de Álvaro Dias, Hauly comentou que deve manter uma tributação maior para produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e gasolina e continuar com a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para eletrodomésticos e produtos de higiene, por exemplo, medidas tomadas pelo governo Requião.
Leia a entrevista

Ciro Gomes fica fora do 1º escalão de Dilma


Da Agência Estado
O ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB) está mesmo fora do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff. Talvez por já ter certeza disso, Ciro sumiu do Congresso, se ausentou das negociações da reforma ministerial e, na semana passada, viajou para a Europa.
Até a possibilidade de voltar ao Ministério da Integração Nacional, que dirigiu na primeira gestão do presidente Lula, lhe foi negada.

Alvaro nega que Beto queira acuá-lo


Do blog do Rogerio Galindo da Gazeta do Povo
O senador Alvaro Dias diz não acreditar que a indicação de Luiz Carlos Hauly para a Secretaria da Fazenda seja um gesto de Beto Richa para lhe tirar poder dentro do PSDB. O poder, diz Alvaro, já é de Richa.
Hauly sempre foi mais próximo a Alvaro. Foi seu secretário da Fazenda no governo. Agora, que Beto e Alvaro se bicam dentro do mesmo partido, a cooptação de um aliado de Alvaro é vista como uma maneira de acuar o adversário.
“Mas eu não tenho poder nenhum dentro do PSDB estadual, no nível decisório”, diz Alvaro, desdenhando de uma possível estratégia envolvida na indicação. “Dizer isso é irar o mérito do Hauly, que é um bom quadro, experiente e que, tenho certeza, foi indicado pelos seus méritos”, disse o senador.
Quanto à continuidade da rusga entre os dois, Alvaro diz que “não há colisão” pelo fato de um estar no estado e outro em Brasília. Mas e quando o senador precisar renovar o mandato, daqui a quatro anos, não precisará do diretório estadual? “Ah, quatro anos são uma eternidade em política”, diz.

Humberto Malucelli Neto é o novo secretário de Abastecimento

Humberto Malucelli Neto é o novo secretário de Abastecimento de Curitiba.
Ele é agrônomo, funcionário de carreira do Estado e era superintendente da Secretaria de Abastecimento, a qual Ortigara era secretário.
Com a nomeação de Ortigara para a Secretaria de Agricultura, Humberto Malucelli Neto assume.

Twitter auxiliar de Requião critica Regina Pessuti

No twitter auxiliar de Requião, mais uma farpa contra o casal Pessuti
Deputado Anibeli cria na Assembleia pensão para Regina Pessuti. Encurta de 12 para nove meses o período de aquisição. Haja maracutaia.

Psiquiatras de Curitiba alegam que assassino de Glauco é ‘impunível’


Equipe que avaliou Cadu na Penitenciária de Catanduvas afirma que ele sofre de esquizofrenia
Da Globo.com
Laudo feito por uma equipe de psiquiatras e psicólogos em Curitiba constatou que Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, que confessou ter atirado e matado o cartunista Glauco e seu filho Raoni em 12 de março deste ano em Osasco, na Grande São Paulo, sofre de doença mental, portanto é inimputável, ou seja, ele não pode ser penalizado criminalmente porque não tem condições de responder por seus atos.
O resultado do exame de “incidente de insanidade mental” deu positivo e constatou que o jovem de 24 anos sofre de esquizofrenia, segundo apurou o G1.

Brasil reconhece Estado Palestino com fronteiras de 67

Da BBC
Para Itamaraty, anúncio não prejudica relação com Israel.
O Itamaraty divulgou nesta sexta-feira carta em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz “reconhecer o Estado Palestino nas fronteiras de 1967″, em resposta a pedido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Segundo o ministério, Abbas mandou uma carta a Lula em 24 de novembro, solicitando o reconhecimento brasileiro de um Estado que inclua os territórios palestinos ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967).

Gilberto Carvalho na secretaria geral de Dilma


Foto:Dida Sampaio/AE
Do G1
Antonio Palocci ocupará Casa Civil, e Gilberto Carvalho, Secretaria Geral.
Futuro ministro da Justiça será o deputado José Eduardo Cardozo.

A equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff informou oficialmente por meio de nota nesta sexta-feira (3) os nomes de mais três integrantes do futuro ministério.
Foram anunciados o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) para a Casa Civil; Gilberto Carvalho, para a Secretaria Geral da Presidência; e o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) para o Ministério da Justiça.
Leia abaixo a íntegra da nota:

Helena Chagas é convidada para Comunicação Social
no governo Dilma

Da Folha.com
A jornalista Helena Chagas, chefe da equipe de imprensa do governo de transição, foi convidada a comandar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no lugar do ministro Franklin Martins. A secretaria tem status de ministério.
Ottoni Fernandes Junior deve continuar no ministério à frente da distribuição da verba publicitária do governo federal.
O convite foi feito pela própria presidente eleita, Dilma Rousseff, ontem à noite.

Ortigara vai “rastelar pra dentro”, diz Faep

O anúncio de Norberto Ortigara como novo Secretaria da Agricultura, feito por Beto Richa diante de 4 mil empreendedores rurais nesta sexta-feira, foi festejado pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette. “Trabalhei com o Norberto e conheço a trajetória dele, é um excelente técnico, com trânsito em todas as áreas”, afirmou Meguette.
Para ele, Ortigara vai trabalhar junto com as associações do setor pelo desenvolvimento da agropecuária paranaense: “Vai rastelar pra dentro, como diz o caboclo”.

Paraná passa a pagar aposentadoria para Requião e Alvaro


Da Folha de Londrina, em reportagem de Rosiane Correia de Freitas
Os ex-governadores começam a receber o benefício – de R$ 24,5 mil – este mês; Estado acumula sete aposentados
A partir desse mês de dezembro a conta das aposentadorias pagas pelo governo do Paraná a ex-governadores do Estado passa a incluir mais dois ex-titulares do cargo. Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB) fizeram a requerimento e passarão a receber este mês os R$ 24,5 mil referentes ao benefício. A informação é da Secretaria de Estado da Administração e do Planejamento (Seap).
A pedido da FOLHA, o órgão fez um levantamento de quantos ex-governadores e viúvas recebem o benefício em virtude da aprovação, na Assembleia. Em resposta, a Seap informou que são sete ex-governadores aposentados. Mas Alvaro e Requião haviam apresentado pedido para receber a aposentadoria. Ambos haviam aberto mão do benefício no passado.

Na Faep, Richa anuncia Ortigara na Agricultura



Novo secretário vai encaminhar criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e do Instituto de Defesa da Agropecuária do Paraná
O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou na manhã desta sexta-feira (3) o economista e técnico agrícola Norberto Ortigara como futuro Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
O anúncio foi feito no encerramento do Programa Empreendedor Rural 2010, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na presença de quase quatro mil pessoas. “Norberto tem uma estreita relação de trabalho, respeito e amizade com as pessoas e entidades que representam a agropecuária do Paraná. Elas me fizeram a sugestão e eu acatei com alegria, por ver que meu pensamento coincide com a aspiração do setor”, afirmou Richa.

Novo presidente da Celepar é anunciado
por Beto


Jacson Carvalho Leite será o novo presidente da Celepar.
Leite é atualmente presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI).

Mirlei, a Baronesa do Sexo, na Ideias


Mirlei, a mulher que conhece a intimidade dos poderosos, abre o jogo para a Revista Ideias, em entrevista exclusiva para Carlos Simon.
Ninguém conhece tantos segredos de alcova de beneméritos, ricaços e figurões paranaenses quanto
Mirlei de Oliveira.
Domingo, nas bancas.

Um crime contra os trabalhadores

A noticia de que o Paraná gerou no ano 164.100 empregos até outubro de 2010, esconde uma dura realidade para os trabalhadores.
Este número é o saldo entre admissão e desligamentos, pois este ano foram contratados 1.204.865 trabalhadores no Paraná e 1.040.765 trabalhadores foram demitidos, num Estado que tem aproximadamente 2.4 milhões de trabalhadores formais.
Ou seja, os números mostram altíssima rotatividade da mão de obra. Tudo para que o setor produtivo demita os que ganham mais e contratem trabalhadores ganhando menos. Atualmente 80% dos empregos gerados pagam menos de dois salários mínimos.
No Paraná a média salarial é de aproximadamente 1.200 reais, mas se tirarmos da conta os empregos do setor industrial e de serviços da capital, a média salarial do interior do Estado é de aproximadamente 800 reais.

Presidente Lula sanciona Plano Nacional
de Cultura



Lei que institui o plano foi publicada nesta sexta no ‘Diário Oficial da União’.
Foi criado o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Do G1
A lei que institui o Plano Nacional de Cultura ( PNC) e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais foi publicada nesta sexta-feira (3) no “Diário Oficial da União”.
Segundo a lei, o PNC é regido pelos princípios de liberdade de expressão, criação e fruição; diversidade cultural e respeito aos direitos humanos.
A lei prevê ainda a valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável, a democratização das instâncias de formulação das políticas culturais, a responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais, a colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da economia da cultura e a participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais.

TSE veta candidatura
de Antônio Belinati


Da Agência Estado
Com base na Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve ontem a decisão que considera Antônio Casemiro Belinati, ex-prefeito de Londrina (PR), inelegível para concorrer às eleições de 2010.
Com isso, o TSE confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que indeferiu o registro de candidatura de Belinati ao cargo de deputado estadual.
Belinati, acusado de improbidade administrativa, foi condenado em ação civil pública a perder toda a remuneração que teria recebido indevidamente por acumular o cargo de deputado estadual com o de membro do Conselho Fiscal da Companhia Municipal de Urbanização de Londrina (Comurb), entre dezembro de 1994 e maio de 1996.

Deputados do PMDB se estapeiam por Beto Richa

por Josianne Ritz do Política em Debate
O convite do governador eleito, Beto Richa (PSDB), para que o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) assuma um cargo de secretário no futuro governo não foi muito bem digerido por setores próximos ao tucano.
Muitos dos interlocutores próximos a Richa não escondem a resistência à nomeação de Romanelli, visto por eles como identificado demais com o governo Requião, de quem foi líder dos mais combativos na Assembleia Legislativa.
O governador eleito, porém, preferiu uma postura pragmática a ficar remoendo antigos rancores.
Quem também não se conforma com a “unção” de Romanelli são os próprios colegas de bancada peemedebista. A bancada do partido é notória por sua autofagia, e boa parte dos deputados sonhava com o convite de Richa.
Entre eles Reinhold Stephanes Júnior, que já garantia ter caminho aberto para assumir um cargo no primeiro-escalão do novo governo.