FINAL DE ANO O QUE COMEMORAR?

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sponholz

Sponholz

SP: vereadores cancelam aumento

Devido às reclamações da população de Sorocaba, interior de São Paulo, os vereadores da cidade decidiram nesta quinta (30) cancelar o reajuste de 90,25% em seus próprios salários. A decisão deve ser votada em sessão extraordinária na próxima terça (4). "Ao contrário da impressão errônea que acabou prevalecendo na opinião pública, a resolução anteriormente aprovada não aumentava o salário dos atuais vereadores e, sim, dos parlamentares que irão assumir o mandato a partir de 2013, portanto, somente daqui a dois anos. Mas a medida não foi bem aceita pela população e, numa decisão conjunta de todos os vereadores, decidimos revogá-la já”, afirmou Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara. Informações do Terra.

Battisti: STF deu última palavra a Lula, mas respeitado o tratado de extradição

Foto STF PRESIDIDO POR PELUSO PODE ANALISAR O CASO SÓ EM FEVEREIRO
O presidente Lula adiou novamente para esta sexta-feira a decisão final sobre o terrorista Cesar Battisti após receber a informação de que o Supremo Tribunal Federal poderá decidir pela extradição ainda que ele resolva conceder "asilo humanitário" ao bandido, mesmo sob alegação de "fundado temor de perseguição política". Teoricamente, a palavra final seria de Lula, mas em sua decisão o STF advertiu que o presidente deveria respeitar o Tratado de Extradição entre Brasil e Itália. Se Lula decidir pela concessão do asilo, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, poderá determinar a imediata soltura do assassino ou aguardar que os ministros retornem do recesso, em fevereiro, para analisar o que deve ser feito.

Wagner Pinheiro será presidente da ECT

Foto ELE PRESIDE HOJE A PETROS
Presidente do fundo de Pensão da Petrobrás (Petros) desde 2003 e sindicalista ligado ao PT de Campinas (SP), Wagner Pinheiro será o novo presidente da Empresa de Correios e Telégrafos. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União, junto com a dos novos ministros da presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o PT tira do PMDB o comando dos Correios, que para 2011 tem um orçamento superior a R$ 8 bilhões. Também haverá mudanças nas diretorias da estatal. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assumirá a presidência do conselho de administração da ECT, em lugar do presidente da estatal.

Alencar sai da UTI e vai para um quarto

Ricardo Stuckert/PR Foto ALENCAR ESTÁ INTERNADO DESDE O DIA 22 DE DEZEMBRO
O vice-presidente José Alencar deixou na tarde desta quinta (30) a UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Alencar foi transferido para um quarto. O último boletim médico, divulgado por volta das 15h45 de hoje, informou que o quadro de saúde do vice-presidente continua estável.

Kassab: seria interessante apoiar o mesmo candidato do PSDB

Foto GILBERTO KASSAB
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta (30) que não pretende trocar o DEM pelo PMDB. "Vou trabalhar pela convenção nacional do partido, que será 15 de março", declarou. Porém, ele admitiu que seria interessante apoiar o mesmo candidato escolhido pelo PSDB. Sobre a sua sucessão ele não prolongou o assunto. Afirmou que haveria apenas dois nomes fortes para 2012: o indicado por ele mesmo, em acordo com os tucanos, e o do PT. Faltam dois anos para as eleições municipais. Informações da Folha de SP.
Fotografia é história
De 1966 a 2011

1966. Na chuvosa manhã de agosto, soldados da guarda presidencial hasteiam a bandeira do Brasil no mastro do Palácio do Planalto. Amanhã, dia 1º de janeiro de 2011, nesse mesmo cenário, essa cena se repetirá de forma festiva e democrática. Como foiAlgumas vezes uma fotografia vai além da função de simplesmente ilustrar matérias publicadas no jornal do dia seguinte ou na revista da próxima semana. Ao invés de registrar momentos que “morrem” no jornalismo, o fotógrafo produz documento para a história. Essa imagem bem condiz com a afirmação. Eu era ainda um menino, mas já cobria a Presidência da República, para a Última Hora, do Rio. Diariamente via a rotina dos soldados hasteando a bandeira do Brasil, coisa que acontece toda vez que os presidentes chegam ao Palácio. Naquele dia, o céu nublado contrastava com a posição do pelotão e compunha essa imagem que reflete o período sombrio que o Brasil vivia. Orlando Brito.

Ex-presidente de Israel é condenado

AFP Foto AS INVESTIGAÇÕES SOBRE KATSAV DURARAM 4 ANOS
O ex-presidente de Israel Moshe Katsav foi condenado nesta quinta(30) por crimes de assédio sexual e estupro, contra três ex-funcionárias do Ministério de Turismo do país, pasta que ele chefiou no final da década de 1990. Com a sentença, Katsav, que esteve no poder entre 2000 e 2007, deve enfrentar pelo menos oito anos de prisão. Informações da AFP.

Lula chama de 'ingratos' peritos do INSS

Ricardo Stuckert / PR Foto PRESIDENTE LULA MOSTROU SUA MÁGOA
O presidente Lula disse nesta quinta (30) que os médicos peritos do Instituto Nacional de Segurança Social foram “ingratos”, pois “agradeceram com uma greve” o aumento salarial concedido pelo governo à categoria. A paralisação dos peritos do INSS começou em 22 de junho e só se acabou em 14 de setembro deste ano.A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, por sua vez, contestou a afirmação do presidente e afirmou que ele "está completamente equivocado".

BA: OAB repudia ação de policiais

Os Secretários da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia, Nei Viana Costa Pinto e André Luis Guimarães Godinho enviaram ofício ao Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, César Nunes, repudiando a atitude de policiais civis que, em plena via pública, atiraram contra o carro do advogado e procurador do Estado, Silvio Avelino Pires Britto Junior. Segundo as informações, os policiais se encontravam à paisana e em carro sem qualquer identificação. Eles alegaram que dispararam contra o veículo porque pensaram que eram bandidos. "Esse tipo de abordagem policial não está em conformidade com os parâmetros legais, nem de acordo com as diretrizes constitucionais de respeito à cidadania e direitos humanos", afirmam. Eles esperam que sejam tomadas todas as providências para a apuração rigorosa do lamentável episódio. Informações do Bahia Notícias.

Policiais que vão trabalhar na posse de Dilma não receberam orientação

FENAPEF Foto POLICIAIS ESTÃO AMONTOADOS NOS ALOJAMENTOS DESDE O DIA 27
O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, encerra sua gestão deixando mais de 300 policiais federais, que trabalharão na Operação Posse, em Brasília, confinados na Academia Nacional de Polícia, desde o dia 27 de dezembro. Os policiais não tiveram qualquer orientação sobre a operação, estão amontoados nos alojamentos da ANP, onde fazem todas as refeições, e ainda não receberam a meia diária, que têm direito. A Operação deve garantir a segurança da presidenta eleita, Dilma Rousseff, e de dezenas de chefes de estados no dia 1º de janeiro. Informações da Federação Nacional dos Policiais Federais.

Sponholz

Sponholz

Relações entre Brasil e Itália podem ficar 'seriamente abaladas', diz ministro

EFE Foto MINISTRO ITALIANO, IGNAZIO LA RUSSA
Com a possibilidade de o presidente Lula conceder asilo político para o terrorista Cesare Battisti, nesta quinta (30), o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, declarou que as relações do país com o Brasil podem ficar "seriamente abaladas".  Battisti é condenado na Itália por assassinato nos anos 1970. "Ninguém deveria imaginar que um 'não' à extradição de Cesare Battisti não teria consequências", disse La Russa ao diário "Corriere della Sera". "Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais." Informações do G1.