OSMAR PODE ASSUMIR CARTEIRA DE CRÉDITO DO BB

PAULO MELO CORUJA NEWS
blog esmael

Osmar pode assumir diretoria de crédito agrícola do Banco do Brasil

Senador Osmar Dias (PDT).
O senador Osmar Dias (PDT), ex-candidato ao governo do Paraná, está sendo lembrado para ocupar a diretoria de crédito agrícola do Banco do Brasil (BB). A diretoria é responsável pelo financiamento de 60% da safra agrícola no país com crédito disponível para 2010/2011 de R$ 120 bilhões.
A diretoria de crédito agrícola do BB é maior que muitos dos Ministérios em disputa pelos partidos.
Osmar deverá ser consultado ainda nesta semana sobre a possibilidade de assumir o posto a partir de fevereiro de 2011.

Petistas dizem que Samek é ‘imexível’ na Itaipu

Samek: bênção do PT.
Apesar de sofrer forte ataque especulativo nesses últimos dias, o engenheiro Jorge Samek deverá continuar à frente da diretoria-geral de Itaipu Binacional. A cúpula petista em Brasília fechou questão nesta quinta-feira (2) pela permanência de Samek no cargo.
De acordo com fontes petistas, pontualmente, alguma diretoria de Itaipu poderá sofrer alteração, mas a direção-geral é ‘imexível’ e ‘inegociável’.
O governador Orlando Pessuti (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT), derrotado nas eleições passadas, também miram na Itaipu.
Osmar e Pessuti devem ser aproveitados no governo federal, mas ainda não se sabe em qual pasta.

Governador Pessuti confirma Raul Munhoz na presidência da Copel

Raul Munhoz confirmado na Copel.
O governador Orlando Pessuti (PMDB) confirmou nesta quinta-feira (2) o engenheiro Raul Munhoz Neto na presidência da Copel. Munhoz substitui definitivamente o ex-presidente Ronald Ravedutti, que faleceu em acidente de carro no último dia 24 de novembro quando regressava de São Paulo.
O engenheiro tem 29 anos de empresa e era diretor de Geração da estatal de energia.
No lugar de Munhoz assumiu a diretoria de Geração José Danilo Tavares, também funcionário de carreira da Copel.
Acácio Nakaiama continua sendo Assistente da Presidência da Copel.

Romanelli disputa Secretaria do Trabalho com Bracarense

Paulo Bracarense mais perto do Trabalho.
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) se escalou nesta quinta-feira (2) para ser o secretário do Trabalho. A pasta está muito mais próxima do secretário Municipal do Trabalho de Curitiba, Paulo Bracarense, que fora sondado antes pela equipe de Beto Richa (PSDB).
Romanelli mirou no Trabalho em virtude dos fartos recursos disponíveis na área, mas um detalhe chama atenção da bancada peemedebista: os recursos são provenientes do governo federal.
O Ministério do Trabalho é feudo do PDT, de Carlos Lupi, que deverá continuar dando as cartas por lá.
Os deputados do PMDB estão torcendo o nariz pela reivindicação de Romanelli. A direção estadual hesita por causa do veto da nacional, que não quer o partido nos estados no colo dos tucanos.

Guerra por espaços no governo Beto Richa fora de controle

Fac-símile do Twitter. Clique na imagem para ampliar.
Não há mais território físico na luta pelos cargos no governo de Beto Richa (PSDB), que assumirá o Palácio Iguaçu a partir de 1o de janeiro de 2011. A guerra por um lugar ao Sol ganhou contornos dramáticos neste final de semana, coincidentemente quando se escasseiam os cargos.
É na tranquilidade do sábado e do domingo que o governador eleito costuma bater o martelo acerca da equipe que o acompanhará nos próximos quatro anos, quiçá nos oito.
Pois bem. Cotado para a Secretaria de Justiça, o advogado Júlio Jacob Júnior, entrou na alça de mira de adversários internos no PSDB.
Clique na imagem para ampliar.
Concorrentes no próprio ninho, de olho no cargo, foram ao cartório e reproduziram uma “ata notarial” do Twitter do jovem causídico. O que buscavam os famintos tucanos no Twitter do moço? Ora, erros. Simplesmente, erros de português.
“Inimigos internos” afirmam que “as agressões ao vernáculo” complicaram a indicação do advogado para a Justiça. Asseguram que o staff de Beto reconsiderou a nomeação em virtude disso.
No Twitter de Jacob consta “fraquesa”, assim mesmo, com “s”. Ou a inédita palavra “celebral”, com “l”. “Quem sabe ele quisesse dizer ‘cerebral’”, especula outro engravatado tucano que quer ser secretário da Justiça.

Dilma anuncia 2 ministros do PMDB nesta sexta

A presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) deverá anunciar nesta sexta-feira (3) dois ministros do PMDB.
O atual ministro interino Wagner Rossi (SP) será confirmado na Agricultura. Ele representa a fração da Câmara.
O senador Edson Lobão também deverá receber o sinal verde de Dilma para continuar na Minas Energias.
Lobão e Rossi, respectivamente, são considerados das cotas do Senado e da Câmara.

Lula repete três vezes que quase sofreu golpe em 2005

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela terceira vez consecutiva nesta semana, disse que sofreu tentativa de golpe em 2005 durante a crise do suposto “mensalão”.
Lula afirmou pela primeira vez que sofreu tentativa de golpe na terça-feira (30), quando vistoriava obras na Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão.
“Eles tentaram em 2005, mas não sabiam que esse presidente era a encarnação do povo na rua. Esse país teve presidente que se matou, que foi cassado. Conversei com [José] Sarney na época. E disse que eles vão saber que não é o Lula que está na Presidência. É a classe trabalhadora brasileira”, disse o presidente na oportunidade.
Nesta quinta, o presidente voltou ao tema em mais duas oportunidades. Durante entrevista coletiva a rádios comunitárias, no Palácio do Planalto, e em discurso na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na gestão dele.

Gerdau vai integrar núcleo de gestão do governo Dilma

da Agência Estado
Gerdau no núcleo dilmista.
O empresário Jorge Gerdau aceitou hoje o convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, para integrar o núcleo de gestão do próximo governo. O formato do núcleo ainda não foi definido, mas Gerdau conversou com Dilma sobre instrumentos para aperfeiçoar a gestão pública. “O tipo de mecanismo que existe hoje no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem de se estender a toda uma estrutura de governo. No fundo, é preciso criar mecanismos de aprimoramento de gestão”, defendeu Gerdau, depois do encontro com Dilma, no Centro Cultural Banco do Brasil. “O mundo de hoje exige aprimoramento em tudo, todos os dias”, acrescentou.

Copel lança serviço para medir velocidade de sua internet banda larga

Clique na imagem para testar a velocidade da sua internet banda larga.
Nelba, do Midiacrucis, e o Paraná Blogs, estão informando que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) lançou um um serviço gratuíto e on-line que ajuda a verificar se as velocidades de download e upload de sua internet banda larga. O objetivo da estatal é verificar se o serviço está de acordo com o contratado junto a companhia telefônica provedora de banda larga.
Acesso à Banda Larga, efetivamente larga, é uma das lutas em favor da democratização das comunicações no Brasil. Tema que deverá ser abordado nos próximos meses na discussão do novo marco regulatório.

Marco regulatório da mídia sairá ‘custe o que custar’, diz Lula

Ministro Paulo Bernardo.
O presidente Lula disse nesta quinta-feira (2), em Brasília, durante entrevista coletiva a rádios comunitárias de várias partes do país, que o ministro Paulo Bernardo encaminhará a discussão do novo marco regulatório dos meios de comunicação ‘custe o que custar’. Segundo o presidente, haverá tempo suficiente para que os setores se manifestem e protestem acerca do tema.
“O Ministério das Comunicações passa a ter maior força com o novo marco regulatório [da mídia]. Vamos fazer ‘custe o que custar’. Vai ter tempo suficiente para todo mundo se manifestar e protestar antes da aprovação.
O presidente Lula afirmou ainda que o monopólio dos meios de comunicação despreza os interesses do povo e deforma a democracia no país. “É preciso politizar essa discussão”, recomendou.

Abdo Zeghbi assume o Conselho de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional

Abdo assume o Crefito-8.
O fisioterapeuta Abdo Zeghbi tomará posse nesta quinta-feira (2), às 20 horas, na presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 8ª Região (Crefito-8). O evento acontecerá no Palácio Giuseppe Garibaldi (em frente do Relógio das Flores), na Praça Garibaldi, 12, no Largo da Ordem, em Curitiba.
Na mesma solenidade também será empossado o novo colegiado no Conselho.

“Xerife” do PMDB avisa: quem aderir a governos do PSDB será expulso

* Rocha Loures está de olho em casos de infidelidade
Rocha Loures é o 'xerife' do PMDB.
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures, membro da direção nacional do PMDB, reiterou a disposição de o partido expulsar os filiados que não seguirem a orientação nos estados. Nesta semana, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, vice-presidente da República eleito, disse que os infiéis serão defenestrado da agremiação. Ele destacou também que, daqui em diante, não haverá mais espaços para ‘partidos regionais’.
“O PMDB é um partido nacional, que tem lado”, frisou Temer. Esse lado em questão é o lado de Dilma Rousseff e dos partidos que apoiaram a aliança que venceu a disputa presidencial.
Volto à vaca fria. O recado reverberado pelo “xerife” Rocha Loures é claro. Quem se assanhar de entrar no governo de Beto Richa (PSDB), a partir de 2011, será sumariamente expulso da legenda. Se for deputado, perderá o mandato e o suplente assumirá a vaga – sem choro nem vela.
Portanto, será muito difícil algum deputado peemedebista trocar um “pássaro na mão por dois outros voando”. Ou seja, todos os 13 parlamentares do PMDB deverão preferir ficar na tranquilidade do mandato a entrar numa roubada.
É a política como ela é, caríssimo leitor, sem retoques de Photoshop.

Depois de “passa-moleque” no PMDB, governo oferece secretaria a Romanelli

* Prêmio de consolação é rejeitado pela maioria dos deputados peemedebistas
Não convidem para a mesma mesa Rossoni e a bancada do PMDB.
O deputado tucano Valdir Rossoni (PSDB) deu nesta semana um “passa-moleque” no colega Luiz Cláudio Romanelli, bem como na bancada peemedebista, na Assembleia Legislativa do Paraná, composta de 13 parlamentares. Para quem não sabe, “passa-moleque” significa um golpe, uma enrolação sobre os mais ingênuos.
Vamos aos fatos. Romanelli havia divulgado aos quatro ventos que assumiria a Primeira Secretaria numa chapa encabeçada por Rossoni na disputa pela Assembleia. O argumento é que os peemedebistas “no conjunto” seriam beneficiados com a fórmula, pois se trataria de um “prêmio” à maior bancada da Casa.
Pois bem. Na calada da noite, semana passada, eis que Rossoni também “acertou” a mesma Primeira Secretaria para outro deputado. Isso mesmo. O tucano agora garante que o cargo cabe a Plauto Miró (DEM).
Depois do “passa-moleque” no PMDB, o governo de Beto Richa mandou oferecer a Romanelli uma Secretaria. É pegar ou largar, teria dito.
Na composição do secretariado tucano, ainda restam as seguintes pastas com que têm o perfil de “Roma”: Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Justiça.
A maioria da bancada do PMDB não quer nem ouvir falar em Secretaria como prêmio de consolação. Prefere disputar a Assembleia ao lado dos companheiros do PT

O dilema de Gustavo Fruet

Fruet tem que fazer escolha.
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), o Guga, está diante de uma crise “suíça”. Isso mesmo, caro leitor. Ele tem que optar entre o caviar de esturjões iranianos e o caviar de esturjões russos. Veja essa história “dramática”.
A cobiçadíssima Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), onde fica o grosso do capilé para fazer obras nos 399 municípios paranaenses, foi reservada pelo governador eleito Beto Richa (PSDB) a Guga. (A prioridade é ele, embora o PPS esteja de olho grande na pasta).
Em outubro, Fruet conquistou 2,5 milhões de votos ao Senado. Faltaram apenas 190 mil votos para ele tirar a segunda vaga do ex-governador Roberto Requião (PMDB).
Com esse capital político, Fruet só perderia uma eleição para prefeito de Curitiba, em 2012, para ele mesmo. É a “namoradinha” dos curitibanos. A bola da vez, digamos.
O diabo é que Guga tem que decidir-se sobre o próprio futuro em questão de dias — talvez de horas. Se ele embarcar na canoa de Beto, aceitando a SEDU, automaticamente renunciaria à disputa pela prefeitura da capital. Miraria no Senado em 2014.
Escolhendo o projeto senatorial, o caminho ficaria livre para uma reeleição fácil do prefeito Luciano Ducci (PSB).
Um sinal contrário, de que não abriria mão do sonho de ser prefeito, seria dado com um “não” de Fruet à SEDU. Ou seja, pensaria no projeto de 2012 ou invés do de 2014.
Se optar pelo projeto de ocupar a cadeira de Ducci, quase que naturalmente, Eleonora, a irmã de Fruet, “deixaria” a secretária Municipal da Educação (SME).
Faço aqui esse parêntese. O mandato de Gustavo Fruet termina no dia 31 de janeiro de 2011. O tucano começará fevereiro do ano que vem desempregado.
Portanto, nas próximas horas, saberemos se Fruet entrará no jogo de 2012 ou não. Basta ele dizer “sim” ou “não” à SEDU.
“Não” à SEDU significaria “sim”, eu vou disputar a prefeitura de Curitiba em 2012.
“Sim” à SEDU significaria “não”, eu vou disputar o Senado em 2014.
Também há a opção de o tucano “cozinhar o galo”. Isto é, Fruet pegaria uma Secretaria mais fraca, com menos recursos, mas que lhe daria certa visibilidade, visando decidir o futuro político mais adiante.


A charge do dia: O recado do deputado Tiririca

Charge de Clériston, na Folha de Pernambuco.

Depoimento de Bibinho pode causar reviravolta na disputa pela Assembleia

Bibinho promete falar 'tudo'. Foto: Albari Rosa.
O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Abib Miguel, o Bibinho, poderá falar nos próximos dias sobre os esquemas de corrupção que assolam aquela Casa há décadas. Segundo informou o deputado estadual Jocelito Canto (PTB), para sair da cadeia, Bibinho teria aceitado a proposta de “delação premiada”, oferecida pelo Ministério Público.
O ex-diretor da AELP está preso no quartel da Polícia Militar enquanto espera ser julgado pela Justiça.
Nos bastidores da Assembleia, a ameaça de Bibinho deixou gregos e baianos em alerta máximo.
Um possível depoimento de Bibinho, segundo um parlamentar de meia dúzia de mandatos, teria o potencial de mudar os rumos na disputa pela presidência da ALEP.
Portanto, caro leitor, uma reviravolta na disputa pelo comando do legislativo estadual é iminente.

Olha aí os cargos que faltam preencher no governo Beto Richa

Fruet pode assumir a SEDU.
Não tem jeito. O cobertor é curto. Se cobrir a cabeça os pés ficam de fora; se cobrir os pés daí é a cabeça que fica na friagem. Faltam apenas alguns nomes para o governador eleito Beto Richa (PSDB) completar o secretariado. A expectativa é que até sexta-feira (3) ele feche o time que comandará o Paraná a partir de 1o de janeiro de 2011.
Veja os cargos que ainda estão em aberto:
Secretarias
1. Justiça
2. Turismo
3. Esporte
4. Cultura
5. Meio Ambiente
6. Ciência e Tecnologia, Ensino Superior
7. Segurança*
8. SEDU**
Empresas públicas/autarquias
9. Porto de Paranaguá
10. DETRAN
11. Celepar
* A Segurança, até o momento, está pendendo para o deputado federal eleito delegado Fernando Francisquini (PSDB).
** A SEDU está reservada para o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB). Falta apenas o “sim” do parlamentar tucano.

Faniquito e choro entre os descontentes aliados de Beto Richa

A choradeira é grande entre os partidos políticos aliados ao governador eleito Beto Richa (PSDB), que, segundo eles, estaria compondo o secretariado à imagem e à semelhança do antecessor Roberto Requião (PMDB).
Eu explico isso, caro leitor. Os aliados se queixam que o próprio Beto está escolhendo os nomes que ingressarão no governo a partir de 1º de janeiro. Esse fato desagrada as cúpulas porque estão acontecendo à revelia delas.
Os mais queixosos, até agora, são o PTB, PPS e PP. Os três partidos ainda não foram chamados pelo governador eleito para “conversar” mais de perto.
O mais choroso é o deputado Ricardo Barros, o “Leitão Vesgo”, que foi preterido da Copel e da Sanepar. O moço que é contra o casamento gay e a favor da redução de idade penal está morrendo de inveja do colega Luiz Carlos Hauly, que foi para a Secretaria da Fazenda.
“Leitão Vesgo” queria utilizar a Fazenda como plataforma de lançamento da própria candidatura rumo à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).
Como se diz lá no Vale do Ivaí, o choro é livre e democrático.

Artigo de Marcos Coimbra: A cara do governo

por Marcos Coimbra *, no Correio Braziliense
Marcos Coimbra, do Vox Populi.
A reação de parte da imprensa às informações sobre a composição do governo Dilma é curiosa. Em alguns veículos, chega a ser cômica. Outro dia, um dos jornais de São Paulo estampou em manchete que Dilma estava “montando o núcleo de seu ministério com lulistas”. O que será que o editor imaginava? Que ela fosse recrutar “serristas” para os postos-chave de sua administração?
Como ensinam os manuais do jornalismo, essa não é uma notícia. Ou será que algo tão óbvio merece destaque? “Cachorro come linguiça” não é um título para a primeira página. No dia em que a linguiça comer o cachorro, aí sim a teremos uma notícia (que, aliás, deverá ser impressa em letras garrafais).
Na mesma linha, um jornal carioca achou que era necessário alertar os leitores para o fato de que “Lula está indicando várias pessoas para o governo Dilma”. Em meio a estatísticas sobre quantos nomes já havia emplacado, a matéria era de franca desaprovação.

  • Google Bookmarks
  • email
  • Live
  • MySpace
  • Twitter

Polêmica na Segurança. Afinal, os traficantes do Rio estão chegando ao PR?

Francisquini e Serpa trocam farpas sobre a concepção de segurança.
Esta semana o deputado federal eleito Fernando Francisquini (PSDB) deu um tiro de alerta: narcotraficantes do Rio estariam fugindo ao Paraná em virtude do cerco nas favelas cariocas. De pronto, o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Honório Linhares Serpa respondeu que o Paraná não seria um bom refúgio aos bandidos.
Francisquini aponta as regiões de fronteira, no Oeste, como locais ideais para o narcotráfico instalar bases de operação. Ele também lista cidades no Mato Grosso do Sul, Bolívia, Paraguai e Colômbia como possíveis pontos de atuação da bandidagem.
Hoje, mais um elemento se somou à polêmica sobre a Segurança no Paraná: a ordem para a compra de 13 fuzis no Paraguai teria partido, em março passado, de narcotraficantes presos na penitenciária de segurança máxima de Catanduvas, próximo a Cascavel.
Entretanto, coronel Serpa acha que há mais fantasia do que realidade nesta polêmica. Segundo ele, a polícia paranaense é moderna e está preparada para combater os narcotraficantes.

Você sabia que o deputado Dr. Rosinha (PT) virou artista de cinema?

Pré-candidato a prefeito pelo PT, Dr. Rosinha virou 'artista de cinema'.
Pois é, caro leitor. O deputado federal Dr. Rosinha (PT) participou como ator convidado especial das filmagens do longa ítalo-brasileiro “Garibaldi in America”, que foi rodado neste final de semana em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
Dr. Rosinha interpretou o papel do Dr. Nannini. A atuação do parlamentar foi muito elogiada pelo diretor italiano Albreto Rondalli, para quem o petista “poderia deixar a Câmara porque se sairia muito bem no teatro”.
Para quem não sabe, Dr. Rosinha é pré-candidato do PT à prefeitura de Curitiba em 2012.

Internet ultrapassa rádio, revista e jornal como fonte de informação, diz pesquisa

via blog do André Vargas
A internet foi um dos principais meios usados pelos eleitores brasileiros para se informar sobre política durante a campanha eleitoral deste ano.
De acordo com uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a web, citada por 9,9% dos respondentes, perdeu apenas para TV (56,6%) e conversa com amigos e parentes (18,4%).
O jornal impresso aparece em quarto lugar, com 6,4%, rádio (4,2%), revista (0,7%), cartazes em pontos de ônibus (0,6%) e totens digitais nos aeroportos (0,3%).
Com a campanha regulamentada na internet, o movimento na web foi intenso e coordenadores das campanhas digitais reconheceram o papel da internet nos resultados. O jornalista Caio Tulio Costa, que dirigiu a campanha online da senadora Marina Silva (PV), então candidata à presidência da República, chegou a afirmar que a web foi responsável pelo segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Segundo turno muda de figura
Para o segundo turno, 44,2% dos eleitores responderam que já estavam decididos sobre seus candidatos. Apenas 18,8% usaram os debates na TV e rádio para ajudar na decisão do voto; 15,5% os programas dos candidatos na TV; 6,2% opinião de amigos, colegas de trabalho e parentes; 4,4% programa dos candidatos no rádio; 3% noticiário de emissoras de televisão e rádio; 1,7% leitura de jornais e revistas; 1,7% internet; e 1% comentário de jornalistas/comentaristas, articulistas.
Tevê
A TV, que aparece em primeiro lugar, os entrevistados destacaram a Globo como a mais assistida, com 79,6%, seguida pela Record (60,4%), SBT (37,8%), Bandeirantes (25,6%), Rede Vida (12,3%), TV Cultura (10,4%), Gazeta (8,2%) e TV Educativa(7%).
A pesquisa do TSE
foi realizada com duas mil pessoas em 24 Estados nas cinco regiões do País, entre os dias 3 e 7/11. A margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.