STF DEFINE QUE 80% DOS AEROVIÁRIOS DEVEM TRABALHAR NORMALMENTE

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sponholz

Sponholz

TSE decide que 80∞ grevistas da aviação devem trabalhar normalmente

ABR Foto O MOVIMENTO NOS AEROPORTOS AUMENTOU MUITO
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Milton de Moura França, determinou na noite desta quarta-feira que sejam mantidos em atividade 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários, de forma a viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011. A liminar também fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem. A liminar atende ação cautelar movida pelo procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes. De acordo com nota divulgada no site do TST, o ministro Moura França ressaltou que o direito de greve está garantido pela Constituição, mas que, igualmente, “decorre de preceito constitucional que todos os cidadãos têm o direito de livre locomoção em todo o território nacional, por todos os meios de transportes disponíveis, salvo restrições, em casos específicos, que a própria Constituição Federal disciplina”. Para o ministro, por se tratar de atividade considerada essencial, é imprescindível que os grevistas assegurem o atendimento das necessidades da comunidade e chamou a atenção para o fato de o movimento ter sido deflagrado a dois dias do Natal.

Infraero divulga nota sobre greve

A Infraero divulgou nesta quarta (22) uma nota sobre o anúncio de greve feito pelos aeroviários e aeronautas, que prometem parar as atividades amanhã, afirmando que “todo o seu efetivo está empenhado em garantir a operação dos aeroportos, em todas suas áreas de atuação: segurança, manutenção e infraestrutura”. O texto ainda orienta os passageiros sobre como devem agir em caso de algum contratempo. Leia aqui a nota completa.

BA: Procon quer explicações da OI

O Procon da Bahia informou nesta quarta (22) que solicitou à Oi que preste informações aos consumidores sobre a interrupção dos serviços, após o incêndio ontem, que atingiu a central telefônica da empresa, em Salvador (BA). Segundo o Procon, a empresa tem a obrigação de divulgar um prazo para restabelecimento total dos serviços. A Oi, por sua vez, afirma que, para minimizar os efeitos do incêndio, vai adotar medidas emergenciais para os clientes cujos serviços ainda não estejam normalizados.

RJ: governador exonera secretário

ABr Foto GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), exonerou nesta quarta (22) o secretário estadual de Assistência Social, Ricardo Henriques, que irá ocupar um cargo na Prefeitura da cidade. A vaga de secretário deverá ser ocupada pelo deputado estadual Rodrigo Neves (PT). Informações do Terra.

Presidente do Peru na posse de Dilma

O presidente do Peru, Alan García, solicitou permissão ao Congresso da República para assistir à cerimônia de posse da presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, segundo informações da agência oficial "Andina" nesta quarta (22). A solicitação deverá ser avaliada pelo Congresso nos próximos dias, em reunião da Comissão Permanente ou em uma sessão plenária extraordinária. Informações da EFE.
Fotografia é história
Wojtyla e o cajado

O Papa João Paulo II com o cajado que representa a liderança do pastor representante de Deus guiando o rebanho de homens, assim como fez Moisés. Como foiTodas as instituições religiosas são plenas de tradições. E a igreja católica deve ser a que mais possui símbolos que chamam pela atenção de seguidores e estudiosos em qualquer tempo. Entre eles está o cajado que os papas carregam durante as cerimônias e ofícios festivos. Lembro-me das recomendações que meus chefes no Globo e na Veja – para quem eu trabalhava na época – me fizeram, quando parti para a cobertura das viagens que João Paulo II fez ao Brasil: fazer fotos com detalhes das peças que compõem a cenografia do Vaticano, o anel, o solidéu, a mitra, os sapatos, o crucifixo, etc. Mas foi o cajado que mais rendeu curiosidade. O bastão de ouro e prata tem em sua extremidade superior, a figura de Jesus em agonia na cruz. Imagem forte que suscita polêmicas e discussões. Diz-se que é uma forma de comunicação da Igreja que remonta ao século sexto, na tentativa de converter ateístas, pessimistas e satanistas que não acreditavam no sofrimento de Cristo.Orlando Brito

DF: Agnelo define mais três secretários

Foto CÉLIO: SECRETÁRIO DE ESPORTE
O governador eleito do DF definiu nesta quarta-feira mais três secretários de seu goerno. Para a Secretaria de Orçamento e Planejamento, foi convidado Edson Ronaldo Nascimento, economista e mestre em administração pública, ex-analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente secretário-geral da Defensoria Pública da União. Célio René Trindade Vieira será o secretário de Esporte. Ele é professor de educação física e jornalista, quatro vezes campeão pan-americano de karate, ex-técnico da seleção brasileira de karate. É o atual presidente da Federação de Karate, do Distrito Federal. Para a Secretaria de Publicidade, Agnelo convidou Abimael Nunes de Carvalho, professor, pós-graduado em geoprocessanto, foi administrador do Núcleo Bandeirante durante o governo Cristovam Buarque e chefe de gabinete do deputado Wasny de Roure na Câmara dos Deputados. Foi também o coordenador de comunicação do PT.

Alencar passa por cirurgia de alto risco

O vice-presidente José Alencar voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ter tido um forte sangramento. No momento ele passa por uma cirurgia de alto risco. A assessoria do Hospital deve divulgar informações sobre a situação do vice-presidente no final da operação.

Projeto de Orçamento aguarda votação

Orlando Brito Foto OS VOLUMES DO ORÇAMENTO AGUARDAM APRECIAÇÃO NO PLENÁRIO
O plenário vazio da Câmara dos Deputados continua à espera de quorum para a sessão do Congresso que vai votar e certamente aprovar o Orçamento da União de 2011. O projeto está amontoado sobre a mesa diretora do plenário. A Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto nesta quarta-feira e o enviou ao plenário. Os deputados e senadores têm que votar o texto no plenário do Congresso ainda hoje para que o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) tenha Orçamento. O Congresso entra em recesso parlamentar a partir de amanhã e só retoma suas atividades em fevereiro.

Ophir: Anac não tem exercido seu papel

Foto OPHIR CAVALCANTE
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou nesta quarta (22) que vê com preocupação a ameaça de paralisação dos aeronautas e aeroviários prevista para amanhã (23) nos principais aeroportos do país. Segundo ele, é essencial a intervenção efetiva do governo federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil. "A Anac precisa garantir que as empresas aéreas respeitem as escalas de trabalho, contratem mais trabalhadores e paguem melhor os funcionários. Esse é o papel da Anac que, infelizmente, não vem sendo exercido como deveria". Para Ophir, a Anac deve ter um papel mais incisivo nessa negociação, pois, uma vez deflagrada a greve, haverá um prejuízo incalculável para a sociedade.

DEM e PSDB apóiam Marco Maia

Os líderes do DEM, deputado Paulo Bornhausen, e do PSDB, João Almeida, anunciaram nesta quarta (22) apoio dos partidos ao candidato do PT à Presidência da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia. Segundo a oposição, o apoio acontece em troca de um compromisso de que será respeitada a proporcionalidade na composição da Mesa, na distribuição das comissões temáticas e das relatorias. O apoio vale inda para o acordo de rodízio na presidência entre PT e PMDB.

Chile: deputados declaram Farc como 'organização terrorista'

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta quarta (22) um projeto de lei que declara as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia como uma "organização terrorista" e expressou seu repúdio às relações que o grupo possa ter com partidos ou grupos sociais chilenos de qualquer natureza. O projeto foi proposto pelos deputados José Manuel Edwards e Mónica Zalaquett, ambos da base do governo, que assinalaram que os tratados internacionais ratificados pelo Chile e por organizações de direitos humanos, citando a Human Right Watch e a Anistia Internacional , apontam que as Farc "se fundamentam na violação dos direitos humanos e na violência contra civis".