UM DOS LIDERES DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA MORREU EM SP

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sponholz

Sponholz

Começa operação Fim de Ano da PRF

Foto NOVE MIL POLICIAIS PARTICIPAM DA OPERAÇÃO
A Operação Fim de Ano, da Polícia Rodoviária Federal, começou à 0h da última sexta (24) e vai até a meia-noite de 2 de janeiro. Segundo informações da PRF, a intensificação do policiamento está sendo feita nas saídas das principais cidades do país. Durante todo o fim de semana, cerca de 400 radares e 2 mil quilômetros serão usados na fiscalização. A PRF informou que todo o efetivo de 9 mil policiais participará da operação e que o investimento, este ano, foi maior em tecnologia e em fiscalização biônica.

Moradores de rua de São Paulo terão atendimento jurídico especializado

Foto SERÃO CRIADOS NÚCLEOS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADOS
A Defensoria Pública de São Paulo e o governo federal assinaram ontem (23) um acordo de cooperação para oferecer atendimento jurídico especializado à população de rua. Serão criados núcleos de atendimento especializados. O termo prevê ainda seminários e campanhas de conscientização e a criação de uma metodologia de atendimento jurídico especializado que possa ser replicada para demais Defensorias Públicas do país. A assinatura ocorreu durante a ExpoCatadores 2010, que envolve população de rua e catadores de materiais recicláveis, e contou com a presença do presidente Lula, e da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Informações do site Conjur.

RJ: cinco pessoas presas pelo Exército

Joel Silva/Folhapress Foto EXÉRCITO EM OPERAÇÃO NO ALEMÃO
Desde o início da ocupação do Exército ocorrida na última quarta (22), militares e policiais já prenderam cinco pessoas por diversos crimes dentro dos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.  Segundo o oficial de comunicação da tropa, major Fabiano Lima de Carvalho, o caso mais grave foi a prisão de um homem com 60 sacolés de cocaína e R$ 4.600 em dinheiro. Porém, desde a ocupação, não há nenhum confronto entre criminosos e a força de pacificação, tropa formada por militares e policiais que ocupa os conjuntos de favelas. Informações da Agência Brasil.

Lula lamenta morte de Orestes Quércia

Foto PRESIDENTE LULA
O presidente Lula divulgou nota lamentando a morte do ex-governador de São Paulo, Orestes Quercia. "Nem sempre estivemos do mesmo lado na política, mas Quércia sempre foi da ala dos desenvolvimentistas, que pensam o país para além de seu tempo. Sua eleição para o Senado em 1974 foi um marco na luta pelo restabelecimento da democracia. Nesse momento triste, presto minha solidariedade a sua família, seus amigos e correligionários", diz a nota. O velório será no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Dilma deseja feliz natal em Porto Alegre

Foto PRESIDENTA ELEITA, DILMA ROUSSEFF
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, mandou na manhã desta sexta (24) quando desceu de seu apartamento em Porto Alegre (RS) para falar com os jornalistas, uma mensagem de Feliz Natal aos cidadãos brasileiros. "Desejo paz e muitas felicidades ao nosso povo", disse. "Nosso país mudou muito no ano que passou. Seguiremos esta caminhada", disse. Em seguida Dilma seguiu para a casa do ex-marido Carlos Araújo, onde iria almoçar. A ceia da noite de Natal também deverá acontecer no local, à beira do rio Guaíba, um dos símbolos da capital gaúcha. A previsão é que Dilma permaneça em Porto Alegre até o domingo. Informações da Folha de SP.
Fotografia é história
A lua de perto

Shopping em época de Natal: fantasia e emoção. Como foi Por trás dessa fotografia está uma situação muito pouco parecida com o que, na verdade, ela mostra. O Natal é a maior festa cristã da humanidade e pleno de simbolismo. Por isso mesmo permite um sem fim de fantasias. Livre fantasia e puro interesse comercial. Na verdade, deixou de ser primordialmente uma celebração religiosa para se transformar em evento de negócios. É natural que os grandes magazines aliem seu interesse de vender com o desejo das pessoas de comprar. O ato de dar presentes, inspirado na lenda dos reis magos que levaram incenso para menino Jesus, é a força que move essa mistura de comércio e emoção. Enquanto os pais estão no caixa da loja pagando o que compram, os filhos estão no teatro montado do lado de fora embevecidos com o sonho de ver a lua de perto. Orlando Brito

Complexo do Alemão inaugura cinema

Márcia Foletto/O Globo Foto GERENTE DO CINEMA, WELLINGTON CARDOSO
Será inaugurada nesta sexta (24) no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, a primeira sala de projeção construída em uma favela da cidade, com o nome de CineCarioca Nova Brasília. O cinema tem 93 lugares e equipamentos de última geração, como um projetor 3D. Foram 12 meses de construção, com um investimento de R$ 3 milhões, entre obras e equipamentos. O cinema faz parte do projeto "Praças do Conhecimento", que prevê a instalação de salas de exibição e módulos de inclusão digital em áreas onde há obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Informações do O Globo.

Presidente Lula lamenta morte de Orestes Quércia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, há pouco, uma nota de pesar pela morte do ex-governador Orestes Quércia. Segundo Lula, como político nem sempre estiveram do mesmo lado. O presidente afirmou que apesar das diferenças, "Quércia sempre foi da ala dos desenvolvimentistas, que pensam o país para além de seu tempo. Sua eleição para o Senado em 1974 foi um marco na luta pelo restabelecimento da democracia".

Infraero registra 16 cancelamentos

Dos 541 voos nacionais programados até as 8h desta sexta (24), a Infraero registrou 121 (22,4%) atrasos e 16 cancelamentos (3%). Das 32 partidas internacionais, cinco (15,6%) sofreram atrasos, enquanto uma (3,1%) foram canceladas. O maior número de atrasos foi no aeroporto de Guarulhos (SP). Das 40 decolagens domésticas previstas até as 8h, 12 (30%) apresentavam atraso. Em Congonhas, quatro (13,3%) dos voos atrasaram, e seis (20%) foram cancelados. No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, dos 25 voos programados, quatro atrasaram (16%). No Santos Dumont, dos 26 voos agendados, um (3,8%) teve atraso e dois (7,7%) cancelamentos. Brasília apresentava um cancelamento dos 17 voos programados e cinco (29,7%) atrasaram. Em Salvador, das 32 partidas, 6 (18,8%) apresentaram atraso.

DF: UnB deixa formados sem diploma

Recém-formados do curso de veterinária da faculdade UPIS, em Brasília, reclamam que tentam receber seus diplomas da Universidade de Brasília, mas não conseguem. Segundo eles foram informados, a UPIS já encaminhou toda a documentação necessária para que a UnB forneça o diploma, mas a mesma parece estar fazendo corpo mole. Ao ser consultada sobre o problema, a encarregada de registrar os diplomas, da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB, afirmou que só existe atraso quando a documentação não é entregue corretamente pela faculdade particular, no caso, a UPIS.  Enquanto discutem de quem é a culpa, os ex-alunos, alguns formados desde 2009, não conseguem exercer a profissão, pois precisam do diploma para conseguir efetuar o registro profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Chagas: 'um saco de gatos'

Composto o ministério, vale menos ficar calculando  quantos ministros o PT emplacou a mais do que o PMDB ou se os ministros paulistas estão em maioria. Fica irrelevante até saber se os homens superam as mulheres. Importante, mesmo, será  conhecer que diretriz Suas Excelências deverão receber e  seguir. Porque acima e além das obrigações e projetos específicos  de cada pasta, sempre existiu, em todos os governos, uma espécie de marca  geral unindo o conjunto.

Orestes Quércia morre aos 72 anos

Foto QUÉRCIA FOI SENADOR E GOVERNADOR DE SÃO PAULO
O ex-senador e ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, 72, morreu nesta manhã, após três meses de internação no Hospital Sírio Libanês. Ele lutava contra um câncer de próstata. Em 2010, chegou a lançar candidatura ao Senado. Enquanto o seu partido articulou uma aliança para a eleição de Dilma Rousseff, Quércia e o PMDB paulista ratificaram o apoio já estabelecido ao PSDB, que lançou José Serra como candidato. Em setembro, Quércia anunciou, por meio de carta, a desistência da candidatura, em razão do retorno de um tumor de próstata que havia sido tratado há mais de 10 anos. Após o diagnóstico, ele começou o tratamento com sessões de quimioterapia e ficou internado 36 dias, entre agosto e outubro.