ESCÂNDALO NO PORTO DE PARANAGUÁ

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Eduardo Requião escapou de ser preso por porte ilegal de arma


O juiz não atendeu ao pedido da polícia e se recusou a expedir a ordem de prisão para Eduardo Requião, um dos investigados pela Polícia Federal na série de crimes de corrupção praticados no porto de Paranaguá. Autorizou apenas a busca e apreensão na residência de Eduardo.
A Polícia fez verdadeira devassa no apartamento e encontrou dinheiro em grande quantia e armas sem registro e de calibre exclusivo das forças armadas. Se estivesse no local na hora da apreensão, Eduardo poderia ter recebido voz de prisão pelo flagrante de porte ilegal de armamaento, o que dá cadeia inafiançável.
Mas o honmem escapou dessa. Agora é procurado pela Polícia.

Onde está Vovó Naná?


A pergunta corre como rastilho de pólvora na internet. Onde está vovó Naná? Depois que a Polícia Federal saiu em caça aos corruptos do Porto de Paranaguá, Vovó Naná escafedeu-se.
Estaria em Brasília sob a proteção do mano senador? Há quem diga que partiu para Miami. Há quem jure que está na Inglaterra. E há quem tenha visto Vovó Naná travestida de humilde lavradora escondida em fazendola do fundo da baía de Paranaguá. Rastelando plantação de cebolas.
A foto acima pode ser uma indicação do paradeiro. Mande sua opinião. Onde está Vovó Naná?

Remessa ilegal diretamente para Miami

A sigilosa Operação Água Turvas estaria investigando uma remessa ilegal de dinheiro saindo do Paraná e indo para uma conta em Miami, que pertenceria a alguém do primeiro escalão do governo anterior.
Quem será?

Interpol participa da operação no Porto de Paranaguá

A Interpol participa das Operações Dallas e Águas Turvas no Porto de Paranaguá. Esta semana os policiais devem destrinchar todos os materiais apreendidos nas casas dos envolvidos.
Muita “água turva” vai rolar.

Luis Mussi recebeu também mandado de busca e apreensão

Foi cumprido o mandado de busca e apreensão na residência de Luis Mussi. Lá foram apreendidos documentos. Mussi é suplente do ex-governador Roberto Requião no Senado.

Beto Richa anuncia
mudanças no Porto

Diante da devassa no Porto de Paranaguá, Beto Richa disse que diversos contratos que envolvem o Porto de Paranaguá serão revistos. Em um evento na Associação Comercial do Paraná, ele afirmou que fará modificações no Porto, depois da operação deflagrada hoje.

Operações Dallas
e Águas Turvas

São duas operações. A Operação Dallas atua no desvio de cargas. A Operação Águas Turvas em negócios ligados à dragagem e a remessas ilegais de dinheiro para o exterior.
O objetivo é o mesmo: realizar uma devassa no Porto de Paranaguá, investigar e prender os culpados. O que acontecia no Porto foi durante o governo Requião.
Uma coisa é certa: foi uma pá de cal sobre o que ainda restava da era Requião.

Prejuízo por safra

Quatro mil toneladas de grãos foram desviadas por safra do Porto de Paranaguá.

Grana alta

O valor da propina seria de 5 milhões de dólares para que uma empresa ganhasse a licitação para prestar serviço para o Porto.

Ex-superintendente pediu propina para empresa vencer licitação


Segundo as investigações da polícia, foi pedido propina para facilitar que uma empresa vencesse a licitação para fazer o serviço de dragagem do terminal. A empresa pertencia ao ex-superintende Daniel Lúcio Oliveira de Souza, mas estava no nome de um laranja. O ex-superintendente também teria facilitado a assinatura de um contrato para que uma determinada empresa fizesse a limpeza do terminal.

O tamanho do rombo

Dez mil toneladas de carga podem ter sido desviadas por ano. Soja, farelo, milho, açúcar e trigo seriam os produtos mais desviados. Segundo estimativa da Receita Federal, o valor do desvio só de soja pode chegar a R$ 8,3 milhões.

Oito presos até agora

Até o momento, oito pessoas foram presas na Operação Dallas em Curitiba e no litoral do estado.

Contratos irregulares, desvio de carga e propinas

Contratos irregulares, desvio de carga e propinas são algumas da irregularidades apontadas no Porto de Paranaguá.
Os nomes dois oito presos não foram oficialmente divulgados. Mas confirma-se a prisão do ex-superintendente da APPA, Daniel Lúcio, e de Dorinha, sua mulher.
Computadores e pen drives foram apreendidos e serão investigados.

Havia uma passagem secreta no Porto

Na entrevista coletiva que acontece agora em Paranaguá, a Polícia Federal disse que existe até uma passagem secreta dentro da estrutura do Porto para que as pessoas envolvidas nas corrupções e desvios de cargas não fossem vistas.

Operação sigilosa será explicada em coletiva

Outra operação sigilosa investiga o desvio de dinheiro do Porto de Paranaguá para o exterior. A operação, chamada Aguas Turvas, será detalhada na entrevista coletiva que acontece daqui a pouco em Paranaguá.

Até a mulher do ex-superintendente da APPA foi presa

Segundo informações do Blog da Joice, a esposa do ex-superintendente da APPA, Daniel Lúcio, conhecida como Dorinha, também foi presa pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19) durante a Operação Dallas.

Viaturas acabam de
sair do apartamento de Eduardo Requião


Várias viaturas policiais acabam de sair da casa de Eduardo Requião. Os policiais realizaram um mandado de busca e apreensão no apartamento do ex-superintendente da Appa e saíram com alguns objetos e papéis.
Eduardo Requião vazou. Segundo fontes da família, está em Miami, o balneário de sua preferência, onde tem negócios e goza de boa reputação, diferentemente do cais no porto.

Novas prisões em Paranaguá

Do site de Carolina Cattani
Para quem não sabe, o ex-superintendente da Appa, Daniel Lucio Oliveira de Souza, não é novato em prisões. Preso again!
Daniel Lucio Oliveira de Souza preso novamente. Como diz o ditado, a Justiça tarda mas não falha!
Minhas fontes parnanguaras dizem que as prisões são por conta da tentativa frustrada de compra da draga chinesa. Empresários locais presos.
Edinei, da empresa Petroil, que faz retiarada de óleo dos navios, também estaria preso com o ex-super Daniel Lucio.
A advogada Maria Alejandra Fortuny e o engenheiro José Maria Gomes, ex-comissionados da Appa, tbém estariam presos com o ex-super web.
Anderson Fumagali, José Carlos Possas e Henrique Possas estariam presos junto com o ex-super Daniel Lucio Oliveira de Souza. Operam grãos web.
Outras fontes dizem que é desvio de carga, já que dois grandes empresários do setor graneleiro foram presos. Inclusive pai e filho.

APPA emite nota oficial sobre Operação Dallas

Policiais federais estiveram na manhã desta quarta-feira (19) na sede do Porto de Paranaguá e no Silo Público de Granéis (Silão) fazendo busca e apreensão de documentos dentro da Operação Dallas, deflagrada pela PF e que está verificando supostos crimes ocorridos em administrações anteriores dos portos paranaenses.
Os documentos solicitados pela Polícia Federal foram de pronto entregues e a atual administração dos portos de Paranaguá e Antonina contribuirá com todas as diligências da autoridade policial.