Site do Flamengo anuncia o acerto com a frase "O melhor no maior do mundo!"
Novela tem final rubro-negro, e Fla confirma Ronaldinho até o fim de 2014
Bernardo Feital e Vinicius Castro*
No Rio de Janeiro e em Londrina (PR)
SITE OFICIAL: RONALDINHO "CARIOCA" É DO MENGÃO; LEIA O TEXTO COMPLETO
- Ele já venceu a Copa do Mundo. Foi eleito melhor jogador do mundo duas vezes. Encantou multidões com seu futebol por onde passou. No entanto, nunca defendeu uma torcida tão grande em um clube. Ronaldo de Assis Moreira, ou apenas Ronaldinho Gaúcho, vestirá a camisa do Flamengo. Depois de acerto entre as diretorias rubro-negras (Fla e Milan), a contratação do jogador, até 2014, foi definida na noite desta segunda-feira (10.01).
E Ronaldinho já sabe o que pode esperar nos quatro cantos do país: muito apoio da Nação. Na tarde da última quarta-feira (05.01), quando uma coletiva de imprensa foi marcada para divulgar que o jogador ainda mantinha contrato com o Milan, cerca de 500 torcedores do Flamengo já 'recepcionaram' o novo astro do futebol rubro-negro.
Após o anúncio de que a contratação estaria muito próxima de acontecer, nesta segunda, a nação novamente se fez presente e já começou a comemorar o reforço de peso, um dos maiores da história.
Ronaldinho chega ao Flamengo após passar nove temporadas na Europa. No velho continente o craque vestiu a camisa do Paris Saint Germain, Barcelona e Milan. Nos três clubes, ele levantou muitos títulos, entre eles a Copa dos Campeões da UEFA, em 2006. Individualmente, levantou o troféu de melhor jogador do mundo por duas vezes, 2005 e 2006 [sic, na verdade ele foi eleito em 2004 e 2005].
O mais novo craque rubro-negro chega para disputar quatro títulos na temporada, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, todos inéditos na vida de Ronaldinho.
"Hoje é um dia especial, muito especial em que o Flamengo tem o orgulho, alegria e satisfação de finalizar a contratação do Ronaldinho Gaúcho. Foi um trabalho realizado a varias mãos e queria agradecer a toda a minha diretoria pela condução do trabalho", disse a presidente Patrícia Amorim, em entrevista coletiva após o anúncio.
As desistências oficiais de Grêmio e Palmeiras já eram provas que o caminho estava aberto para o Flamengo e o capítulo final aconteceu nesta segunda-feira, quando o “martelo foi batido”.
O acordo, entretanto, começou a ser “costurado” desde a última sexta, após uma reunião da cúpula rubro-negra com Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, e no sábado, num encontro com o diretor do Milan, Adriano Galliani.
Aliás, o dirigente italiano, durante a coletiva promovida por Assis e Ronaldinho Gaúcho, na última quinta-feira, no Copacabana Palace, disse que seu coração já pedia para o jogador atuar pelo Flamengo.
Ronaldinho Gaúcho é um desejo da presidente Patricia Amorim desde quando a dirigente assumiu o comando do Flamengo. A primeira investida ocorreu no meio do ano passado, quando o Rubro-negro já tinha assegurado boa parte do projeto de marketing para contratar o jogador.
“O ano de 2010 foi complicado, difícil e nós devíamos essa alegria ao nosso torcedor. E a forma da torcida nos retribuir é comparecendo aos jogos e comprando produtos licenciados pelo clube”, salientou a presidente.
Em dezembro, o clube da Gávea voltou à carga, refez a proposta, aumentou o tempo de contrato e aguardou ansioso pela decisão de Assis e Ronaldinho. A espera compensou e, nesta segunda-feira, o Flamengo pode se orgulhar de ter em seu elenco o meia que por duas vezes foi eleito o melhor jogador do mundo.