![Carli-Filho](http://www.fabiocampana.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Carli-Filho1-230x187.jpg)
O ex-deputado Carli Filho receberá uma intimação para que tome ciência formal do conteúdo da sentença de pronúncia em que ele, o acusado, foi deliberado a julgamento pelo Tribunal do Júri de Curitiba.
A solicitação veio do Juiz de Direto da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba para o Juiz da 2ª Vara Criminal de Guarapuava. A carta precatória intimatória chegou nesta segunda-feira (31) no fórum de Guarapuava e o mandato de intimimação já está em mãos do oficial de Justiça que deve se dirigir nas próximas horas ao local onde mora Carli filho para entregar a intimação. O acusado deve manisfestar ao oficial de Justiça a sua intenção ou não de recorrer a decisão.
O advogado criminalista e assistente da acusação, Elias Mattar Assad, declarou que o prazo de cinco dias para o recurso começa a correr somente a partir da intimação pessoal.
O desembargador José Aniceto acaba de conceder liminar ao presidente do PMDB nativo, Waldir Pugliesi, que reconhece Gilberto Martin como primeiro suplente do PMDB e que deverá assumir a vaga do licenciado Luis Claudio Romanelli.
Se essa decisão for estendida aos demais suplentes que buscam a sua vaga no partido, dançarão os seguintes; Duilio Genari, que assumiu no lugar de Durval Amaral, também dança. Deixa o lugar para o primeiro suplente do DEM, Sabino Picollo. Dos deputados federais, se adotado o mesmo procedimento, Luiz Carlos Setin, do DEM, perde a vaga de suplente de Cesar Silvestri. Em seu lugar assumiria João Destro.
No caso de Luiz Carlos Hauly nada muda, pois o seu suplente, Luis Nishimori é tucano igual ao titular.
De Ivan Santos do Política em Debate
Após 16 anos de vida pública, o deputado Jocelito Canto (PTB) encerra sua carreira política hoje. Na eleição de 2010, ele decidiu não se candidatar após a aprovação da lei da Ficha Limpa. Em um dos processos que responde, o deputado foi condenado por improbidade administrativa, sob acusação de ter repassado R$ 100 mil dos cofres públicos à Santa Casa de Ponta Grossa, quando era prefeito da cidade, e fazer autopromoção ao entregar pessoalmente o cheque.
Nova Câmara, que terá 46% de renovação, toma posse na terça-feira pela manhã. 12% dos deputados são estreantes na política. As profissões mais recorrentes entre os deputados estão nas áreas do Direito, Saúde e Educação.
O Paraná tem 30 deputados federais na Câmara. O PMDB foi o partido que mais elegeu representantes para a Câmara, com seis deputados.