NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES/ 2 DE FEVEREIRO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Mais de 100 mil pessoas participam da festa de Navegantes


Ainda não eram 6h e a igreja do Rosário, no centro da Capital, já estava quase lotada. Fiéis, que estavam à espera da procissão, aguardavam o começo da ida até Navegantes rezando. Uma hora depois, a Brigada Militar isolou a entrada, pois não havia mais lugar.
O trajeto de seis quilômetros rumo ao santuário teve início antes das 8h. Remadores do Clube de Regatas de Porto Alegre se revezaram durante as duas horas e meia de caminhada para levar o andor, de quase 300 quilos.
Mais de 60 mil pessoas participaram do percurso, segundo estimativa da Brigada Militar. Entre eles, estava Charles de Oliveira, de 11 anos. Apesar da pouca idade, o menino era uma das vozes mais altas que exaltava o nome da santa.
— Viva Nossa Senhora dos Navegantes — vibrava o guri.
Charles participou da procissão ao lado da mãe e da irmã
A fé em Navegantes é tanta que há pedidos de todos os tipos. Cintia Posan, de Gravataí, caminhou com uma miniatura de casa na cabeça, com a esperança de que o sonho de uma residência própria vai se realizar ainda este ano.
— Ela já conseguiu um emprego para o meu marido em três meses —  justifica ela.
Cintia percorreu os seis quilômetros com a miniatura de uma casa na cabeça
Pés descalços e roupas de anjo não faltaram entre as promessas. João Otávio dos Santos, de 7 anos, quebrou a perna no ano passado. Mesmo com problemas para se locomover, a mãe, Rosana dos Santos, fez questão de vesti-lo com uma roupa de anjo. Mas o ato tinha uma razão especial.
— Este é o último ano que ele vem assim. O João nasceu prematuro e fiz essa promessa à santa de que ele viria na procissão vestido de anjo até os sete anos — explica a mãe.


João Otávio ao lado da mãe, Rosana
A chegada no pátio do santuário ocorreu por volta das 10h20min. E mais pessoas se juntaram à festa. Segundo a BM, o número, até o começo da tarde, já havia ultrapassado os 100 mil participantes.
Ao chegar à paróquia de Navegantes, a imagem foi recepcionada com fogos de artifício e aplausos dos participantes. O arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings celebrou uma missa campal. A festa continuou com um almoço e bênçãos dentro da igreja. A imagem ficará até às 19h do lado de fora, depois será entronizada na igreja. A previsão é de que os festejos sigam na praça e nos salões de festa da paróquia até as 23h.