OAB DO MARANHÃO VAI DENUNCIAR SITUAÇÃO DOS PRESÍDIOS A ONU

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

MA: OAB denunciará presídios à ONU

Foto SUPERLOTAÇÃO: UMA DAS FACES CRUÉIS DO SISTEMA CARCERÁRIO DO MARANHÃO
O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, informou hoje (20) que  denunciará ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas a situação dos presídios do Maranhão, onde há participação do crime organizado e até de policiais nas fequentes rebeliões de presos - conforme denunciou hoje o presidente da OAB-MA, Mário Macieira. Wadih disse que fará a denúncia por meio da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Margarida Pressburger, recentemente indicada para aquele órgão da ONU pelo governo brasileiro. O presidente da OAB-RJ  observou que é importante que essa denúncia chegue ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, "até para que seja reverberada internacionalmente". Ele disse que o crime organizado estendeu seus tentáculos aos presídios do Maranhão.

Produção de aço cresceu 16,2% no País

A produção brasileira de aço bruto obteve em janeiro deste ano, aumento de 16,2% em relação a dezembro de 2010, totalizando 2,8 milhões de toneladas. Em comparação a janeiro do ano passado, o acréscimo foi de 3,8%, segundo dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil. No primeiro mês de 2011, os laminados apresentaram produção de 2,1 milhões de toneladas, com acréscimo de 15,4% sobre dezembro e de 0,4% ante o mesmo mês do ano passado. Ainda de acordo com o IABr, o consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos alcançou 2 milhões de toneladas em janeiro. O aumento registrado foi de 5,8% em relação a dezembro de 2010. Em comparação a janeiro do ano passado, a expansão atingiu 1,5%.

CNJ faz correição no Tribunal de Justiça

Foto PRESIDENTE DA OAB-TO, ERCÍLIO BEZERRA
O Tribunal de Justiça do Tocantins passará por uma correição que será realizada pelo Conselho Nacional de Justiça de amanhã (21) até sexta (25). A medida foi uma solicitação do presidente da OAB, Seccional do Tocantins, Ercílio Bezerra, feita na mesma semana em que três desembargadores do TJ-TO, Willlamara Leila, Liberato Póvoa e Carlos Souza, foram afastados pela Operação Maet, da Polícia Federal, sob suspeita de venda de sentenças. Serão avaliadas a adoção das providências requeridas na última inspeção, que ocorreu em 2009; possíveis novas irregularidades ocorridas após esse período; e ainda coleta de provas que vão instruir o processo administrativo disciplinar instaurado contra os desembargadores afastados.

MP discute prescrição de processos

O Ministério Público realizará duas sessões na próxima terça (22) e quarta (23), a partir das 9h para tratar, além de outros 143 itens, a proposta que pretende alterar as regras para o Portal da Transparência no MP. De autoria do conselheiro Bruno Dantas, a proposta objetiva modificar o texto original da resolução para ampliar, quantitativa e qualitativamente, as informações prestadas pelas unidades do Ministério Público por meio dos respectivos Portais da Transparência. Outro item é a proposta de resolução que pretende evitar a prescrição de processos e penas disciplinares contra membros e servidores do Ministério Público.

Ministério da Tunísia cria facebook

O Ministério do Interior da Tunísia, que há muito tempo é temido devido sua repressão, espera que sua nova página no Facebook ajude as relações com os cidadãos do país. A medida representa uma mudança radical do órgão, que tentou eliminar as redes sociais durante as revoltas do mês passado, que forçaram a renúncia do presidente Zine al-Abidine Ben Ali e provocaram uma onda de manifestações no mundo árabe."Queremos criar uma nova forma de comunicação com os tunisianos, que ofereça transparência total e informação instantânea", um porta-voz do ministério. "Estamos muito interessados nas opiniões das pessoas pelo Facebook e estamos tentando escutar todos os tunisianos", Informações da Reuters.

Chagas: as maiores mentiras nacionais

Aposentado por limite de idade do Superior Tribunal Militar, Flávio Flores da Cunha Bierrenback, utiliza as horas de ócio jurídico para desenvolver uma prática que, salvo engano, anda cada vez mais rara no país: pensar. Ex-deputado pelo velho MDB de São Paulo, ele acaba de elaborar a lista das maiores mentiras que circulam como verdades absolutas em todo o território nacional. A primeira é chocante. Sustenta que "a Previdência Social está falida". Não é verdade, rabisca o ex-ministro em seus alfarrábios.
Fotografia é história
A indiferença

Loja da Louis Vuitton, em Paris. Como foi Há pessoas que não conseguem se concentrar em leitura de livro durante vôos duradouros. Sou uma dessas. Prefiro ler amenidades. Viajava para a Europa e li na revista distribuída no avião uma matéria com uma socialite. Ela afirmava que o charme tem endereço certo. Aliás, alguns endereços: a Via dei Condotti, em Roma, onde ficam as marcas mais finas da Itália, e a Quinta Avenida, em Nova Iorque, casa das grifes mais importantes do planeta. Ela, porém, não deixou de classificar a sede parisiense da Louis Vuitton, que oferece novidades consideradas chiques. De passagem pela capital francesa, fiz uma foto da loja a que se referia a famosa entrevistada. Lá, os últimos lançamentos têm preços inalcançáveis para as pessoas de carteiras menos endinheiradas. Orlando Brito

Izânio

Izânio

NET desrespeita assinante e corta transmissão do jogo do Flu

A NET cometeu hoje uma das maiores violências contra os seus assinantes que gostam de futebol. Ela não permitiu que os torcedores do Fluminense que acompanhavam pelo canal 122 o jogo contra o Boavista, no Engenhão, assistissem a cobrança de penalidades que definu o primeiro finalista da Taça Guanabara. Os assinantes da NET viram apenas a primeira cobrança de penalidade feita – e convertida – por um jogador do Boavista. Antes do jogador Conca, do Fluminense, se preparar para cobrar a primeira penalidade pelo time tricolor o sinal foi abruptamente cortado sem nenhuma explicação. Imediatamente, assinantes começaram a ligar para a NET para reclamar e saber os motivos do corte. A atendente da empresa, após verificar com a coordenação, informou apenas o seguinte:”o jogo extrapolou o tempo previsto de 90 minutos e a programadora cortou o sinal”. Ou seja, todo jogo que tiver cobrança de penalidade para decidir um finalista do campeonato haverá corte do sinal. Como diz um narrador da NET quando há uma jogada bisonha em uma partida de futebol: que desagradável.

RJ: hotéis esperam lotação máxima

Foto CARNAVAL DEVE LOTAR OS HOTÉIS
Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, no Rio de Janeiro, revê uma ocupação de 87,56% nos hotéis da cidade durante o carnaval, com base nas reservas feitas até o momento. Porém, o presidente da associação, Alfredo Lopes de Souza Júnior, informou que a meta é atingir a lotação máxima. "Na zona sul e no centro da cidade, eu não tenho dúvida”, disse. Deve haver ainda um aumento considerável do número de turistas estrangeiros no carnaval carioca, afirmou Souza Júnior. Informações da Agência Brasil.