KADAFI ANUNCIA RETOMADA DE CIDADES..REBELDES DESMENTEM

PAULO MELO CORUJA NEWS

Kadhafi anuncia retomada de cidades, mas rebeldes negam

Foto: Roberto Schimidt  Em meio a destroços dos bombardeios, rebeldes tentam manter domínio sobre cidades Em meio a destroços dos bombardeios, rebeldes tentam manter domínio sobre cidades

Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br

Uma guerra de informações começou a ser travada neste domingo na Líbia, depois que o regime de Muammar Kadhafi anunciou a retomada de algumas cidades, informação negada de maneira taxativa pelos rebeldes.

O governo anunciou que retomou o controle de Ras Lanuf e Tobruk, cidades do leste do país, além de Misrata (oeste), mas os insurgentes desmentiram as notícias.

A informação sobre Ras Lanuf, um porto petroleiro estratégico, foi destaque no canal estatal Al-Libya, mas o coronel Bashir al-Moghrabi, um dos comandantes militares que passou ao lado da oposição veio a público para rebater a informação.

"Kadhafi disse que haviam retomado Ras Lanuf, mas continuamos aqui, e não apenas aqui, e sim mais longe, ao oeste", declarou Moghrabi.

Desmentidos

A oposição também desmentiu a retomada pelo governo da cidade de Tobruk. "Não é correto. A região que vai de Ajdabiyah até a fronteira com o Egito está sob nosso controle", declarou Fateh Faraj, membro do conselho de insurgentes de Tobruk.

O canal Al-Libya, ligado a Seif Al Islam, filho de Kadhafi, informou que as forças do regime recuperaram o controle de Ras Lanuf, Misrata e Tobruk. Também anunciou celebrações em Trípoli, Sirte e Sebha.

Mortes

Neste domingo, ao menos duas pessoas morreram e 30 ficaram feridas nos combates ocorridos na cidade de Ben Jawad, a 100 quilômetros de Sirte, informaram fontes médicas.

O temor de que o regime de Kadhafi mate civis de forma indiscriminada é justificada pelos relatos que chegam de Zawiyah, cidade atacada pelas forças do governo neste sábado. Segundo médicos que atuam na cidade, as forças fiéis ao ditadorperpetraram "um massacre".

Horas antes, as forças do regime entraram na cidade com tanques que disparavam contra as casas dos moradores, segundo diversas fontes.


Redator: Fábio Mendes