REBELDES REPUDIAM CESSAR FOGO NA LÍBIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Jaqueline vai à Câmara sob tratamento

Correio Braziliense Foto DEPUTADA JAQUELINE RORIZ
A deputada federal Jaqueline Roriz retomou suas atividades na Câmara nesta segunda (11) após mais de um mês de afastamento e de enfrentar uma infecção no sangue na última semana. A rotina de Jaqueline na Casa foi tranqüila, com reuniões com assessores e despachos com sua chefe de gabinete.  A deputada se limitou a falar somente sobre seu estado de saúde e afirmou ainda sentir-se fraca, pois ainda está em recuperação e tomando medicamentos.

Rebeldes repudiam cessar-fogo na Líbia

Reuters Foto SÁTIRA A MUAMMAR KADAFI
A força oposicionista ao presidente líbio Muammar Kadafi rejeitou nesta segunda (11) o cessar-fogo proposto pela União Africana. Para aceitar o acordo, os rebeldes exigem que qualquer negociação de transição de governo não inclua Kadafi ou algum de seus filhos. O líder oposicionista, Mustapha Abdeljalil, afirmou que uma outra condição seria a saída do ditador da Líbia “imediatamente se quiserem salvar as suas vidas”.

Acordo diminuirá sódio em alimentos

Antonio Cruz/ABr Foto MIN. ALEXANDRE PADILHA
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) e associações que representam os produtores brasileiros de alimentos processados, assinaram acordo com o objetivo de reduzir gradualmente a quantidade de sódio em 16 produtos industrializados. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é a de que, até 2020, o consumo diário de sal por pessoa chegue a menos de cinco gramas. O termo de compromisso estabelece um teor máximo da substância para cada 100 gramas de alimento, que varia de acordo com o tipo do produto. Dependendo da quantidade, o sódio pode aumentar a pressão arterial e os riscos de surgimento de doenças cardiovasculares e dos rins.

RJ: vítimas da tragédia em Realengo passam por tratamento psicológico

Os funcionários da Clínica da Família da prefeitura do Rio de Janeiro, começaram a atender nesta segunda (11) aos alunos, pais e professores vítimas do ataque a escola Tasso da Silveira em Realengo. São seis psicólogos, cinco assistente sociais, dois médicos quatro enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem, que estão instalados ao lado da escola onde ocorreu o massacre na última quinta (7), matou 12 crianças e deixou outras 12 feridas.

Requião chama indicado de 'ator pornô'

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou na manhã desta segunda (11) a indicação de Valter Pagliosa para a chefia regional do Instituto Ambiental do Paraná, a quem ele se referiu como sendo um ator pornô, por ter participado do filme “A outra Metade”. As afirmações foram feitas através do Twitter do senador, aonde ele chegou a alfinetar também, o governador do estado, Beto Richa (PSDB).

OAB quer Ficha Limpa em eleições 2012

OAB Foto OPHIR CAVALCANTE
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ajuizou uma ação declaratória de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, na qual pede definição dos termos da validade da Lei da Ficha Limpa para as próximas eleições municipais, em 2012. Para o presidente Nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o Supremo deve se manifestar sobre a constitucionalidade da lei e sanar dúvidas sobre quem pode se candidatar ou não.
Fotografia é história
Benitez, Jasão e Elizeu

O espanhol J. J. Benitez é autor da série de best-sellers chamada Operação Cavalo de Tróia. Com narrativa dinâmica e de fácil compreensão, os oito livros prendem a atenção da primeira à última página. Deixa o leitor na dúvida entre estar em contato com episódios saídos da criatividade do escritor ou com fatos realmente acontecidos. Na verdade, é uma hábil variação de histórias sobre o mesmo tema: as aventuras de dois pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos que trabalham numa pesquisa secreta do governo americano em Israel. A bordo de um sistema de interferência no tempo, os militares acompanham os últimos dias da passagem de Jesus Cristo pela Terra. Uma muito bem encadeada fusão de épocas, recheada de mitos e surpresas. Quando estão “vivendo” no passado, os militares de Benitez assumem os corpos de Jasão e Elizeu, discípulos do Filho de Deus. Participam de pregações e do dia-a-dia da caravana de cristãos. Quando voltam ao hoje, são um major e um tenente pesquisadores que comparam os detalhes que colheram daquela época com as referências da atualidade. Cavalo de Tróia, enfim, é surpreendente e instigante. Não é a toa que somente no Brasil vendeu em torno de dois milhões de exemplares. Como foiRedação de jornal e revista tem vocabulário próprio para designar peças do jornalismo. “Boneco” é uma delas. Boneco é aquela imagem que o fotógrafo não só deve como tem de construir, elaborar. Bem, ao contrário dos fatos que ele registra sem poder interferir em nenhum momento. Um bom boneco é aquele que permite ao leitor maior rapidez de compreensão daquilo que está vendo. Comunicação fácil. Boa iluminação. Você dirige a cena. A pose do personagem deve criar uma relação visual agradável dele com o leitor. Também faz parte da receita, acrescentar ao cenário algum elemento que façam uma ligação do retratado com o tema em questão. Por esta razão, sempre cuido de mapear ambientes para usar quando for caso. No caso de Benitez, era um boneco para ilustrar uma resenha de Veja, na sessão Literatura. Eu já conhecia os livros de Benitez, e sabia que neles havia ao mesmo tempo algo de cósmico e religioso. Recorri ao meu “mapa de locações”. Lembrei-me na hora da catedral de Brasília. Ali estava o contraste ideal para ambientá-lo: as esculturas dos evangelistas Mateus e João que, assim como Jasão e Elizeu, seguiram Cristo e suas peregrinações, e as formas futuristas do batistério oval, de Oscar Niemeyer. Foi o caminho que tomei para dar a esse boneco de J. J. Benitez a atmosfera de mistério, tal e qual há em seu livro. Orlando Brito.

Acordo pode salvar Embraer na China

Foto LEGACY 600
O embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, afirmou nesta segunda (11), que um acordo entre os governos brasileiro e chinês pode evitar o fechamento da fábrica da Embraer no país. Está prevista para este mês de abril a produção da última unidade do modelo do ERJ-145, uma aeronave comercial de 50 lugares cuja demanda caiu nos últimos anos. A fábrica poderia ser fechada por não possuir licença para fabricar outros modelos mais competitivos. Nenhum dos Governos nem a própria Embraer confirmaram o acordo, mas afirmaram que caso ocorra, a fábrica passará a produzir o jato executivo Legacy 600-650.

Dilma inicia sua viagem pela China

Frederic J. Brown/AFB Foto DILMA DURANTE SUA CHEGADA AO PAÍS
Ao iniciar nesta segunda (11) sua primeira viagem à China como chefe de estado, a presidenta Dilma Rousseff tem planos de pressionar os chineses a comprar do Brasil mais do que o minério de ferro da Vale SA. Ela tem sido mais crítica do que o ex-presidente Lula, ao falar de questões comerciais e cambiais entre Brasil e China. O país asiático é hoje o maior parceiro comercial e também o principal concorrente do Brasil. Dilma chegou por volta das 11h (horário de Pequim e por volta das 22h de ontem (10), em Brasília) à capital chinesa, e seguiu do aeroporto direto para o hotel onde deverá descansar até o final da tarde, segundo assessores.

Filme sobre Tancredo não contém cenas de doação de verba por Maluf

Foto TANCREDO NEVES
O filme “Tancredo- A travessia”, que conta a vida de Tancredo Neves, falecido em 1985, antes de assumir a presidência da república, chegará aos cinemas sem as cenas que contam que o mineiro teria recebido doações de campanha do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). As doações teriam sido reveladas pelo sobrinho de Tancredo, o senador Francisco Dorneles (PP-RJ), que afirmou que a situação financeira apresentada a Maluf na época era grave. A produção do filme foi acompanhada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), neto de Tancredo Neves, mas seus responsáveis afirmam não ter ocorrido interferência política no corte das cenas.

UnB: ICC não sofreu danos estruturais

Antonio Cruz/ABr Foto SUBSOLO DO PRINCIPAL PRÉDIO DA UNB
Técnicos da Defesa Civil do Distrito Federal e engenheiros da Universidade de Brasília concluiram que o edifício onde funciona o Instituto Central de Ciências, o Minhocão, não sofreu danos estruturais. Porém, não há previsão para que o prédio, interditado desde ontem (10), devido aos estragos causados pelas fortes chuvas, seja liberado. O vice-presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Economia, Guilherme Morici Corrêa, afirma que o prédio já precisava de reformas. "Acho que era difícil evitar o que aconteceu porque choveu demais, mas se houvesse infraestrutura melhor, os danos seriam bem menores", declarou Corrêa que, mesmo sem ter entrado no Centro Acadêmico, acredita que muito pouco do material guardado poderá ser salvo. "Todos os arquivos do centro, desde a década de 80, estão aparentemente perdidos.

Sarney quer referendo sobre armas

José Cruz/ABr Foto PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apresentará amanhã (12) aos líderes partidários, proposta para a realização de um novo referendo sobre o desarmamento. O objetivo é debater com os líderes a votação de um projeto de lei que estabeleça nova consulta à população sobre a proibição de vendas de arma de fogo no país. Sarney afirmou ainda que a intenção é votar de imediato a matéria. Ele também apoiou a proposta do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), de debater com organizações não governamentais a antecipação da Campanha Nacional pelo Desarmamento, prevista para junho. A discussão veio à tona depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um atirador matou doze estudantes.

Dilma quer reduzir de 11% para 5% alíquota de contribuição para o INSS

Antonio Cruz/ABr Foto PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda (11), que pretende tirar da informalidade 500 mil pessoas até o final deste ano, e ainda reduzir de 11% para 5% a alíquota de contribuição para o INSS. Segundo a presidenta, desde que o ex-presidente Lula lançou o programa Microempreendedor Individual, em fevereiro de 2010, houve grandes avanços. Ela cita que mais de 1 milhão de pessoas, que trabalhavam por conta própria agora têm o seu próprio negócio. "Até o final deste ano pretendemos trazer mais 500 mil pessoas para o mercado formal. E para chegar lá, enviei ao Congresso Nacional uma medida provisória que corta pela metade a contribuição do empreendedor individual ao INSS", afirmou em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta"