AUMENTO DE PATRIMÔNIO DE PALOCCI..OPOSIÇÃO QUER EXPLICAÇÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Estado não investe, diz Armínio Fraga

Exame Foto ARMÍNIO FRAGA
O ex-presidente do Banco Central e atual presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa, Armínio Fraga, fez críticas à política econômica do Governo e disse que a presidenta Dilma Rousseff escolheu gerenciar um Estado “grande, mas que investe pouco”. Segundo ele, somente 2% do PIB é investido de volta no país. Considerando a taxa global de investimento --que inclui o setor privado--, a taxa é de cerca de 18%, diz ele, o que é insuficiente para sustentar um crescimento almejado de 5 a 6% do PIB e até mesmo um avanço menor, de 4% do PIB --patamar que deve ser registrado esse ano.

DEM, PSDB e PPS querem explicação sobre aumento do patrimônio de Palocci

Veja Foto OPOSIÇÃO QUER INVESTIGAÇÃO SOBRE MIN. ANTÔNIO PALOCCI
O PSDB, o DEM e o PPS encaminharam nesta terça (17), uma representação conjunta à Procuradoria Geral da República, na qual pedem que uma investigação sobre o ministro Antônio Palocci (Casa Civil) seja instaurada. No momento, existem duas representações na PGR sobre o caso, uma do PPS e esta agora em conjunto com os outros dois partidos de oposição. Segundo o PSDB, Palocci deve explicações sobre o crescimento de seu patrimônio, já que o mesmo se multiplicou por vinte em apenas quatro anos.

Deputado move ação contra empresas que não pagam dívidas com clientes

Foto DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO
O deputado Roberto Santiago (PV-SP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, vai entrar com uma ação civil pública contra todas as empresas que não pagam suas dívidas com consumidores. O valor devido por estas empresas, por não cumprirem a Lei do Serviço de Atendimento ao Cidadão, soma R$ 18,6 milhões. Segundo a assessoria do deputado, "as empresas estão sempre recorrendo na Justiça até que o consumidor morra de velhice". A nova regra do SAC prevê o fim das esperas intermináveis dos consumidores e o cancelamento imediato dos serviços, quando for solicitado. 

Banco Mundial: Brasil e outros cinco emergentes redefinirão economia

O Brasil está incluído em um grupo de seis economias emergentes que, segundo o Banco Mundial, irão redefinir a estrutura econômica global no futuro próximo. De acordo com um relatório lançado nesta terça (17), em Washington, até 2025 as economias do Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Coreia do Sul responderão por mais da metade do crescimento global. O relatório Global Development Horizons 2011 - Multipolarity: The New Global Economy informa que os emergentes vão crescer em média 4,7% até 2025. Os países avançados, apesar de continuarem a ter um peso importante, deverão crescer em média apenas 2,3% no mesmo período. Porém, para se consolidar como polo de crescimento, o Brasil precisa enfrentar desafios, como melhorar o acesso à educação. "O capital humano é uma preocupação em alguns polos potenciais de crescimento, particularmente o Brasil, a Índia e a Indonésia", diz o relatório. Informações da BBC.

Manuela D'Ávila diz que gays não querem casamento no religioso

Ag. Câmara Foto DEPUTADA MANUELA D'ÁVILA
A presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), afirmou nesta terça (17), que a luta pela igualdade de direitos para as relações homossexuais não inclui a permissão para casamentos no religioso. Segundo ela, o interesse do grupo é fazer com que todos os cidadãos sigam as mesmas leis, já no caso das igrejas, cada uma continuaria realizando casamentos de acordo com suas regras. A declaração foi feita durante a abertura do 8º Seminário LGBT, que é promovido pelo Congresso Nacional.

RN: professora dá lição em deputados

A Professora Amanda Gurgel deixou os deputados da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte sem saber o que falar, durante audiência pública, na última terça (10), ao comentar a situação precária da educação. “Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula, não fico constrangida de mostrar o meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve vir de vocês”, diz a professora que recebe uma remuneração de R$ 930,00. Veja o vídeo.
Fotografia é história
O amigo do Homem

Cidade de Marabá, no interior do Pará, ilhada pelos rios Itacaiúnas e Tocantins. 1980 Como foiNão há como classificar a importância dos santos na hierarquia da Igreja ou na preferência de cada fiel. Mas São Pedro, com certeza, tem lugar de destaque em ambos os casos. Segundo consta, era o mais próximo discípulo de Jesus. Tanto que, seguro à mão do seu maior amigo, também caminhou sobre as águas. Milagre. Eu estava no porto de Marabá à espera da balsa que cruzaria o Itacaiúnas e ouvia a estridente pregação de um pastor evangélico justamente contando essa passagem narrada na Bíblia. Suas palavras me chamaram a atenção para esse barquinho que deslizava vagarosamente sobre o rio bem à minha frente, transportando moradores humildes da região. No toldo, escrito com letras em destaque, o nome do maior amigo de Cristo. Na hora, fiz a ligação do que estava ouvindo e vendo. Com certeza o dono da pequena embarcação quis homenagear Simão Pedro, o santo padroeiro dos pescadores.  Orlando Brito

Haddad envia funcionários a Comissão em seu lugar, e irrita os senadores

Wilson Dias/ABr Foto MINISTRO FERNANDO HADDAD
Integrantes da Comissão de Educação do Senado se recusaram nesta terça (17) a debater com três representantes do Ministério da Educação a polêmica sobre livros aprovados pelo governo federal, que criticam a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Os três foram à comissão para substituir o ministro Fernando Haddad (Educação). "Eles não foram convidados. Nós convidamos o ministro, ele aceitou, deveria ter tido a gentileza de comparecer", disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da comissão. A audiência acabou realizada com a presença apenas de Jorge Yunes, presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editoria de Livros Escolares). Os três representantes do MEC aguardaram o final da audiência em uma sala reservada. Uma das exigências do MEC para aprovar os livros é que não haja doutrinação política nas obras utilizadas.

OAB-RJ critica uso de uniforme e carros oficiais da PM em desfiles gays

Revista Juris Foto PRESIDENTE DA OAB-RJ, WADIH DAMOUS
O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, afirmou nesta terça (17) que discorda frontalmente da autorização dada pelo governador Sérgio Cabral para que policiais militares e bombeiros do Rio de Janeiro possam participar da Parada do Orgulho Gay, como simpatizantes ou que tenham essa opção sexual, usando seus uniformes e carros oficiais. “Entendo que esses militares tem direito a participar de qualquer movimento gay como cidadãos, mas fora do horário do expediente de trabalho e sem usar farda e nem carros oficiais porque seria um absurdo”, disse Damous.

Mais de 225 mil postos de emprego foram criados em abril, diz Ministério

O Ministério do Trabalho divulgou nesta terça (17) um balanço da criação de empregos formais no mês de abril. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, só neste mês foram criados 272.225 postos de trabalho. O índice aumentou 0,75% em relação ao mês de março, o que de acordo com o Ministério, registra o quarto maior resultado já registrado pelo Caged. Os dados são obtidos a partir da subtração de admissões sobre as demissões.

Ophir: Reforma Tributária não sai do papel, pois não interessa ao governo

Wilson Dias/ABr Foto PRESIDENTE DA OAB, OPHIR CAVALCANTE
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, abriu nesta terça (17) o seminário "Reforma Tributária: essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil", promovido pela entidade. Na ocasião, Ophir ressaltou que esta é uma questão que não deveria interessar somente ao governo e aos empresários. "A verdadeira reforma interessa diretamente ao povo, ao contribuinte;  já a reforma proposta pelo governo é um engodo, um faz-de-conta, pois ele está sempre dando um benefício com uma mão e retirando com outra por meio de novos impostos que cria". Ophir fez duras críticas à elevada carga tributária brasileira. "Há décadas se debate a reforma tributária mas ela não sai do papel, sobretudo porque não interessa a quem arrecada: o governo", frisou. Ele observou que também há décadas o Brasil vem atravessando importantes mudanças em sua economia. "Muita coisa mudou, mas o sistema tributário não acompanhou essa evolução", disse, salientando que a reforma precisa ser enfrentada e efetivada. 

Dilma fala sobre sua recuperação e se reúne com primeiro-ministro da Suécia

Agência Brasil Foto PRESIDENTA DILMA E O PRIMEIRO-MINISTRO FREDRIK REINFELDT
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça (17), que sua recuperação está em fase final, após passar por uma pneumonia. A declaração foi dada esta manhã, enquanto ela esperava o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt para uma reunião privada. No encontro, serão abordados temas como, o fortalecimento das parcerias nas áreas de tecnologia, ciência, educação e bicombustíveis.

Advogado da iraniana Sakineh é condenado a 11 anos de prisão

Foto SAKINEH MOHAMMADI-ASHIANTI
O advogado da iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, foi condenado a 11 anos de prisão. Javid Houtan Kian foi preso sob a acusação de pôr em risco a segurança nacional iraniana por difundir propaganda contra o regime. Ele enfrenta ainda uma outra acusação, de espionagem, que está sendo analisada pela promotoria.  Kian é o terceiro advogado a representar Sakineh. Sua cliente foi condenada à morte por adultério e por ter tramado a morte do marido. Kian disse ter sido torturado na prisão.  O advogado foi preso em outubro do ano passado, juntamente com um dos filhos de Sakineh, Saijad Ghaderzadeh, e com dois repórteres alemães do jornal " Bild am Sonntag". Porém, o filho da iraniana e os dois repórteres acabaram sendo soltos. Informações da BBC Brasil.