FALTA DE MEDICAMENTOS NAS FARMÁCIAS DO GOVERNO PREJUDICA PACIENTES

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Falta de medicamento nas farmácias do governo prejudica pacientes

A falta de alguns medicamentos em farmácias do governo traz transtornos a pacientes que dependem dos remédios para ter melhores condições de vida. A ouvinte Danielle Figueiredo, entrou em contato com a BandNewsFM para denunciar a falta de um remédio que o marido dela precisa utilizar continuamente. Ele sofre de esclerose múltipla, doença degenerativa e sem cura. De acordo com Danielle, esta não é a primeira vez que o medicamento fica indisponível. Em farmácias convencionais o medicamento, que dura um mês, custa 6 mil reais. Segundo Danielle, o problema da falta do remédio é constante. A Farmácia Especial é administrada pelo Governo do Paraná e distribui gratuitamente medicamentos de uso contínuo e alto custo. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, o problema que acarretou a falta do medicamento foi de logística. Segundo o órgão, o remédio vai estar à disposição de Danielle nesta quinta-feira pela manhã. No início deste mês a farmácia também registrou falta de insulina para pacientes com diabetes.

Reestruturação de gabinetes ainda causa discussão na ALEP

A reestruturação dos gabinetes dos deputados voltou a causar discussão hoje na Assembleia Legislativa. Uma reunião entre o presidente da Casa Valdir Rossoni e deputados que estão insatisfeitos com o tamanho das salas foi realizada nesta quarta de manhã. Um dos parlamentares que defendem a redistribuição do espaço dos gabinetes, o deputado Pastor Edson Praczyk, afirma que uma grande reforma deve ser feita para acabar com a desigualdade. Já o deputado Caíto Quintana (PMDB), que tem um gabinete maior, discorda da medida. O presidente da Assembleia Valdir Rossoni disse que o local onde funcionava a biblioteca da Assembleia não será usado para os gabinetes. Rossoni afirmou que ainda não conversou com os deputados latifundiários, que tem grandes gabinetes, mas está confiante que vai conseguir implantar a reforma. As obras nos gabinetes dos deputados devem ser feitas durante o recesso parlamentar, em julho deste ano. Os custos ainda não foram estimados.

Comissão vai ouvir candidatos ao TC na próxima semana

A comissão especial que vai analisar as candidaturas dos 16 interessados à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas vai começar a ouvir os inscritos na próxima terça-feira. O presidente é o deputado Élio Rusch (DEM). Outros quatro parlamentares compõem a comissão. Os candidatos serão ouvidos em grupos de quatro, sempre às terças e quartas-feiras. Quatro pedidos de impugnação de candidaturas foram apresentados e serão analisados pela comissão. A mesa executiva pretende fazer a votação em plenário no início de junho. A vaga no TC foi aberta depois que o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, cancelou o ato de nomeação do então conselheiro Maurício Requião.

Prefeitura investe mais de R$ 1 mi contra enchentes

Mais de 1 milhão de reais vão ser usados pela Prefeitura de Curitiba para prevenção de enchentes na cidade. As obras preveem a construção de muros de contenção em rios do Uberaba, de Santa Felicidade, e nos córregos do Alto Boqueirão, Campina do Siqueira e Jardim das Américas. Também está prevista a implantação de galerias fluviais no Uberaba.

Curitiba vai receber mais um trecho do Ligeirão

Mais um trecho do “Ligeirão” vai ser implantado em Curitiba: desta vez a ligação é entre os bairros Pinheirinho e Santa Cândida. É a linha norte-sul do ônibus. A obra deve custar quase 11 milhões de reais. A primeira parte deve ligar o terminal do Santa Cândida à Praça do Japão, depois chega até o Pinheirinho. De acordo com o Prefeito Luciano Ducci (PSB), a nova linha segue o padrão das outras, e tem uma preocupação especial com o tempo do trajeto. O edital de licitação será publicado amanhã. As obras começam ainda em 2011.

Fiscalização em bares e casas noturnas causa polêmica em Curitiba

As frequentes fiscalizações em bares e casas noturnas têm causado bastante polêmica em Curitiba. Isso porque a polícia acredita que a medida ajuda a evitar crimes, já o setor acha que a ação atrapalha o desenvolvimento cultural da cidade. Desde o começo deste ano foram realizadas 60 operações em 312 estabelecimentos. A metade deles apresentou algum tipo de irregularidade e teve que fechar as portas até resolver o problema. As vistorias são feitas, depois de denúncias da população, pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), da Polícia Militar, junto com a prefeitura. Segundo o comandante da AIFU, Capitão Julian Bayer, a perturbação de sossego e a falta de documentação lideram as reclamações. A dificuldade em conseguir uma liberação para oferecer música ao vivo é a principal queixa dos proprietários dos estabelecimentos. O membro da Associação Brasileira de Restaurantes e dono de um bar, Juca Esmanhoto, afirma que por causa disso muitos lugares funcionam ilegalmente.

Justiça proíbe “Marcha da Maconha”

Do Fábio Campana
Depois de muita discussão e manifestações de protestos contra e a favor, o juiz da Vara da Central de Inquéritos de Curitiba, Pedro Luis Sanson Corat, expediu uma liminar proibindo a “Marcha da Maconha”, que estava programada para o próximo domingo.
O pedido para proibição foi feito pelo deputado estadual Leonaldo Paranhos, através de medida cautelar protocolada nessa hoje. Paranhos já havia se manifestado contra a marcha em pronunciamento realizado ontem, na tribuna da Assembleia.

Contratados para IML podem não ter formação completa

Os 38 médicos legistas e 30 auxiliares de necropsia que serão contratados emergencialmente para o Instituto Médico Legal do Paraná, podem não ter uma formação completa para atuar nos cargos. Quem denuncia é a presidente da Associação dos Médicos Legistas do estado, Maria Letícia Fagundes. Segundo ela, o anúncio feito hoje, no começo da tarde, pelo governador Beto Richa, é até válido, mas deveria ser feito um concurso para a contratação, e não um processo de seleção simplificado, o chamado PSS. A médica afirma, ainda, que a formação de um médico legista é bastante longa e custosa, e que os profissionais que vão concorrer a este PSS não tem uma capacitação como deveria. A associação congrega todos os 75 médicos legistas concursados do Paraná, e denuncia ainda que o IML de Foz do Iguaçu, na região oeste, possui quatro profissionais não concursados. A contratação dos médicos legistas faz parte de um pacote de 120 profissionais, incluindo ainda 52 motoristas para o IML do estado.

Tráfico de drogas alicia adolescentes no Bairro Alto

Adolescentes do Bairro Alto são usados por traficantes da região para trabalhar com a venda e distribuição de drogas. A denúncia é de um comerciante que preferiu não ser identificado. Ele procurou a BandNews depois de ouvir a reportagem veiculada ontem sobre a ocupação de um conjunto habitacional pelo tráfico de drogas, no Parolin. O homem relata que no Bairro Alto a situação também é muito preocupante porque os jovens fazem a entrega dos entorpecentes aos usuários em plena luz do dia. Ele relata que os traficantes andam pelo bairro livremente e alguns deles possuem comércios pequenos utilizados para lavar dinheiro. O comerciante relata que já procurou a polícia e inclusive fez a denúncia no 181, mas por enquanto nada mudou. A polícia militar foi procurada para comentar o assunto, mas por enquanto não retornou nosso pedido de reportagem.

Cresce número de servidores sem função na Assembleia

O número de servidores sem função na Assembleia Legislativa aumentou de 119 para 170, segundo a mesa executiva. O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni, fez hoje um pronunciamento no plenário sobre o assunto e disse que pretende resolver a situação até o fim do mês. Ele informou que apenas cinco funcionários manifestaram interesse em ir para a Secretaria de Justiça. Um convênio com a Seju foi assinado no dia 14 de abril. Os funcionários podem optar por trabalhar no gabinete dos deputados. Segundo Rossoni, nesses casos o salário deve sair da verba de cada parlamentar e não da administração, como era feito até então. O presidente disse que os servidores têm até o fim do mês para decidir se querem trabalhar em algum órgão do poder executivo ou no gabinete de deputados. Caso não encontrem um lugar para trabalhar, ficarão em casa e devem receber um salário menor.

VAPT VUPT!

A sessão desta quarta-feira da Assembleia Legislativa do Paraná teve apenas uma hora de duração. Os parlamentares aprovaram oito projetos, sete deles de declaração de utilidade pública. A próxima sessão é na segunda-feira, às duas e meia da tarde.

Movimento pede suspensão do Código e troca de relator

Da Agência Estado
O movimento SOS Florestas Paraná, composto por várias entidades civis, movimentos sociais, parlamentares e instituições acadêmicas do Estado, divulgou hoje um manifesto em que pede a suspensão imediata da tramitação do Projeto de Lei 1876/99 (Código Florestal), o afastamento do relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e o início de uma discussão em todo o País sobre o assunto, assegurando-se a divulgação nos meios de comunicação. “Não é digno que se vote um projeto desconhecido de toda a sociedade”, disse a coordenadora do movimento, Teresa Urban.

5 presos que fugiram no Portão ainda não foram recapturados

Nenhum dos cinco presos que fugiram do 8º Distrito, no bairro Portão, hoje a tarde, foi recapturado. Eles serraram as grades das celas e escaparam sem ser percebidos pelos policiais. A delegacia tem capacidade para 8 presos, mas antes da fuga abrigava 20. Os bandidos respondem por furto, roubo e estelionato.

Vistoria aponta adequações para Arena da Baixada

Mais uma vistoria foi feita nesta manhã na Arena da Baixada, com vistas à Copa das Confederações e Copa de 2014. Além de um integrante da Fifa, participaram representantes da prefeitura, do governo e do clube Atlético Paranaense. A visita durou duas horas e incluiu inspeções nos vestiários, área reservada para imprensa, camarotes, cadeiras e espaços internos. O secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, explica que foram apontadas adequações.
No dia 29 de julho serão divulgadas as cidades que vão sediar jogos da Copa das Confederações.

Com blindagem de aliados, Câmara não convocará Palocci

Da Folha.com
A Câmara derrubou em plenário o pedido de uma sessão para discutir a convocação do ministro Antonio Palocci (Casa Civil). O placar da Casa mostrou que 72 votaram a favor, enquanto 266 foram contrários. Outros dois pedidos de convocação, encaminhados também pela oposição, foram votados logo depois, e também acabaram derrubados.
Reportagem da Folha do último domingo (15) mostrou que o ministro multiplicou por 20 seu patrimônio entre 2006 e 2010. Ele adquiriu dois imóveis pela empresa Projeto –um apartamento de luxo em São Paulo no valor de R$ 6,6 milhões e um escritório na mesma cidade por R$ 882 mil.
Para blindar Palocci e evitar um desgaste para o Palácio do Planalto, os governistas cancelaram nesta quarta-feira a reunião da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa.

IML vai receber 120 novos profissionais

Cento e vinte profissionais para o Instituto Médico Legal do Paraná serão contratados para atender às 18 unidades do órgão no Paraná. Serão 38 médicos, 30 auxiliares de necropsia e cinquenta e dois motoristas. A autorização foi dada nesta manhã pelo governador Beto Richa. O edital para inscrições sai amanhã no site sesp.pr.gov.br e os candidatos serão contratados a partir do Processo de Seleção Simplificada (PSS), num período de doze meses. As contratações irão beneficiar o IML, que atualmente opera em situação precária. A medida faz parte do pacote de melhorias anunciadas no mês de março pelo secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida de César, após uma série de denúncias que revelavam a situação do órgão.

Copa do Mundo é tema da Conferência das Cidades

A Copa do Mundo de 2014 é o tema principal da Conferência Internacional das Cidades nesta quarta-feira. O segundo dia de evento contou com a participação de representantes da cidade de Dúrban, uma das cidades-sede do mundial da África do Sul. Eles palestraram sobre as etapas de preparação para o mundial, e as prioridades que devem ser adotadas pelas cidades. O relações-públicas do município africano, Eric Apelgren, alertou para a importância de um grande número de locais de acomodação – no caso de Dúrban, universidades e escolas foram usadas como dormitórios. Ele afirma que na época que antecede o mundial a meta do governo não deve ser unicamente o investimento na competição, mas também no bem estar da população local.

Estado vai criar grupo de trabalho para setor florestal

Um grupo de trabalho para desenvolver um plano para o setor florestal do Paraná vai ser criado pelo governo estadual. Mais de 600 mil pessoas estão direta ou indiretamente ligadas à produção do setor florestal no Estado. O objetivo é atender as diretrizes estabelecidas no Plano de Governo 2011-2014. O grupo vai ser coordenado pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e vai ter a participação de representantes indicados pelas entidades e empresas do setor produtivo florestal.

Mais serviços estão disponíveis no site do Detran

A segunda via da carteira de motorista (CNH), a versão definitiva e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos agora podem ser feitos pela internet. A iniciativa faz parte do programa Detran Fácil, segundo explica o diretor geral do Detran, Marcos Traad. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Celepar. A ação deve ajudar a diminuir filas. O secretário de segurança Pública Reinaldo de Almeida Cesar afirma que uma das preocupações do sistema é com certificação digital. Para usar os serviços on-line é preciso ir até o site do Detran www.detran.pr.gov.br e clicar no link Detran Fácil. O ícone fica no lado direito do site.

Vereadores vão analisar dados da Consilux

Os vereadores de Curitiba foram a Consilux nesta quarta-feira para pedir esclarecimentos dos administrados da empresa sobre as irregularidades na gerência de radares e lombadas eletrônicas em Curitiba. O pedido partiu da Comissão de Serviço Público, com a autorização do presidente da casa, o vereador João Claudio Derosso. Um dos vereadores presentes foi Caíque Ferrante, do PRP.
Os vereadores vão se reunir para analisar os dados da visita. Com a quebra de contrato com a prefeitura, a Consilux vai receber mais de seis milhões e quinhentos e noventa e cinco mil reais de indenização.

Fazendinha ganha Centro Integrado do Detran

Um centro integrado do Detran foi criado na Rua da Cidadania do Fazendinha. São mais de 15 serviços prestados no local. Entre eles é possível emitir a carteira de identidade em até dois dias, segundo explica o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O centro integrado é uma parceria do Detran, com o Instituto de Identificação do Paraná, prefeitura de Curitiba e Governo do Estado. A rua da Cidadania do Fazendinha fica na Rua Carlos Klemtz, sem número.

Peritos admitem que existiam grampos na Assembleia

Os dois especialistas que analisaram os supostos equipamentos de escutas telefônicas ilegais, instalados na Assembleia Legislativa, passaram por uma acareação hoje na CPI da Espionagem. Os deputados que integram a comissão decidiram ouvir os especialistas por que a conclusão dos laudos da empresa Embrasil e do Instituto de Criminalística eram diferentes. O Instituto concluiu, através de exames laboratoriais, que os aparelhos não estavam aptos a realizar escutas ilegais. Mas o laudo da Embrasil diz o contrário, que os aparelhos eram grampos colocados em telefones da Assembleia, propositalmente. Mas na reunião de hoje o perito do Instituto de Criminalística, Rubens Faria, admitiu os equipamentos podem ter sido danificados durante o transporte até o órgão. Ele reconheceu que os aparelhos são ilegais.

MP entra com ação contra prefeito de Nova Aurora

O Ministério Público do Paraná protocolou uma ação civil pública contra o prefeito de Nova Aurora, no oeste do estado, Pedro Leandro Neto. Segundo o MP, ele teria se negado a prestar informações ao Conselho Tutelar sobre a proposta orçamentária destinada à Infância e Juventude do município. De acordo com o autor da ação, o promotor Evandro Augusto Santos, esta é a segunda vez que o prefeito deixa de fornecer esses dados.

Grãos de feijão vendidos no PR vão ser certificados com selo

Os grãos de feijão vendidos no Paraná vão ser certificados com um selo de qualidade. O Instituto Brasileiro de Feijão vai adotar a medida nas empresas que vendem o produto dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. A iniciativa tem o objetivo de evitar problemas relacionados à embalagem ou a qualidade do grão. Seis empresas já receberam o selo no estado e outras vinte estão em fase de certificação.

Câmara discute falta de banheiros públicos hoje

A falta de banheiros públicos em Curitiba será discutida hoje (quarta) na Câmara pela Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. O debate pretende propor mais banheiros no centro da cidade. Além dos vereadores, representantes da Associação Comercial do Paraná também vão participar da reunião. De acordo com o vice-presidente da ACP, Antonio Miguel Neto, os banheiros na região central de Curitiba são insuficientes para atender a população que passa diariamente pelo local. Segundo ele, essa falta prejudica o comércio. O presidente da comissão, vereador Jonny Stica, do PT, explica que foi feito um levantamento que apontou a necessidade de mais banheiros públicos. A reunião será realizada na Sala das Comissões da Câmara, a partir da uma e meia da tarde.

Deputados querem impedir a realização da Marcha da Maconha

Os deputados estaduais querem impedir a realização da Marcha da Maconha, marcada para este domingo em Curitiba. Os parlamentares pretendem recorrer ao Ministério Público para cancelar o evento, que luta pela legalização da droga no Brasil. Para o deputado estadual Roberto Aciolli, do PV, a marcha deve ser proibida porque incentiva o uso não só da maconha, que é ilegal, como também de outras drogas.   Hoje (quarta) de manhã, o deputado entrou com um pedido no MP para que o órgão proíba o evento.  Os organizadores da marcha da maconha foram procurados pela reportagem mas não foram localizados nesta manhã. A princípio, a marcha está marcada para este domingo, a partir das três horas da tarde, com saída da Praça Santos Andrade.

Conjunto da Cohab é invadido pelo tráfico no Parolin

O tráfico de drogas, muito presente nas ruas do bairro Parolin, avançou ainda mais. Um conjunto habitacional da Cohab (Companhia de Habitação) foi invadido por viciados e atualmente serve como ponto de venda e compra de entorpecentes. As casas recém-construídas nem chegaram a ser inauguradas e foram tomadas por traficantes e usuários da região. O conjunto fica na rua Lauro Muller esquina com a rua Montese. Os moradores do bairro dizem que estão com medo, porque convivem com a falta de segurança e a arruaça dos freqüentadores do local. A denúncia é de um morador da região, que preferiu não ser identificado. Ele afirma que as autoridades foram avisadas inúmeras vezes sobre a situação.

Palocci pediu ajuda a Maílson para abrir consultoria

Da Folha
Antes de abrir sua consultoria econômica, Antonio Palocci procurou a consultoria Tendências para obter informações sobre como funcionava o mercado.
Segundo Nathan Blanche, sócio da Tendências, o encontro ocorreu cerca de um mês depois de Palocci deixar o Ministério da Fazenda, em março de 2006. 

Prefeito de Santo Inácio, no norte do PR, é preso pelo Gaeco

O prefeito de Santo Inácio, no norte do PR, foi preso ontem (terça) à tarde após ter sido flagrado pelo Gaeco recebendo uma suposta propina de uma empresa de construção civil de Maringá. Além dele, mais duas pessoas foram detidas. João Batista dos Santos (PMDB) e um homem, que seria funcionário da Vale Sul, foram detidos logo após a negociação, em frente a uma cooperativa de Astorga.  Segundo o Gaeco de Londrina, dentro do carro do prefeito foram encontrados mais de nove mil reais. Ainda de acordo com a polícia, a Vale Sul de Maringá é responsável pela construção de uma creche em Santo Inácio. O proprietário da empresa foi preso mais tarde em Curitiba. O prefeito está na carceragem da Delegacia de Astorga e deve responder por corrupção passiva. O funcionário e o dono da empresa devem ser indiciados por corrupção ativa. O Gaeco deve dar mais detalhes somente no início da tarde.