GOVERNADOR DO PARANÁ LEVA UM SUSTO E HELICÓPTERO É OBRIGADO A FAZER POUSO FORÇADO EM SP

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Polícia do Senado tenta expulsar Danilo Gentili por abordar Renan

Da Folha.com
Policiais do Senado tentaram nesta quarta-feira expulsar uma equipe do programa humorístico CQC, da TV Bandeirantes, depois que o repórter Danilo Gentili abordou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores da Casa.
O repórter, um cinegrafista e um produtor foram convidados a se retirar do Senado depois que perguntaram a Renan se a sua indicação para o Conselho de Ética da Casa é semelhante à escolha do traficante Fernandinho Beira-Mar para o Ministério de Combate às Drogas.
“Ele nos deu uma ordem de expulsão, aí ficamos em um gabinete para não ter que sair do Senado. Um dos seguranças chegou a dizer que estava constrangido porque sabia que nós temos credenciais para circular livremente pela Casa”, disse Gentili.

Comércio espera 14% a mais nas vendas no Dia das Mães

O dia das mães deve ser de bonança no Paraná. Os comerciantes aqui esperam um crescimento de 14% nas vendas, com um gasto médio entre 100 e 150 reais. Para os lojistas consultados pela reportagem, os principais presentes devem ser os artigos de vestuário, perfumaria, e até mesmo telefones celulares e smartphones. As flores também ganham um lugar especial na lista, embora estejam com preços que variam até 500% de uma floricultura para outra. Já os shoppings da cidade fazem promoções das mais variadas. Sorteiam desde carros populares até caríssimos, de grandes marcas. Há ainda aqueles que fazem promoções com brindes e programação musical especial.

Projeto quer vaga em todas as farmácias da Capital

Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a destinação de uma vaga exclusiva, na frente de todas as farmácias de Curitiba. O projeto é destinado aos estabelecimentos que não possuem estacionamento privado. A autora do texto é a vereadora Renata Bueno (PPS). Ela explica que o projeto beneficia principalmente quem utiliza as pequenas farmácias. O Presidente dos Sindicato das farmácias, Edenir Zandoná, explica porque se aprovada a lei irá facilitar a vida dos clientes e dos farmacêuticos.
O projeto é analisado pela comissão de economia da Câmara e depois passará pela comissão de urbanismo. Ainda não previsão de quando será votada em plenário.

Moradores ainda sofrem com abastecimento em Paranaguá

Os moradores de Paranaguá ainda enfrentam problemas com o abastecimento de água. Depois de dois meses, a população do município não se recuperou dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral paranaense, no começo de março. 85% do fornecimento já está normalizado, porém a água vem muito barrenta. Moradores da região reclamam que não tem como beber água da torneira, e que os custos com a compra de água mineral fogem do orçamento de muita gente. Outra questão levantada por eles é que o valor da conta não reduziu com a péssima qualidade, segundo explica a servidora Solange Mayer. Ela afirma que o problema começou logo depois do retorno do abastecimento. A Empresa Cab/Águas de Paranaguá, responsável pelo abastecimento, informou que a qualidade da água distribuída está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e que análises são feitas todos os dias em vários pontos da cidade.

Aprovação do Governo Richa é de 74%

74% da população paranaense aprova os quatro primeiro meses do governo de Beto Richa no Paraná, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado nessa quarta-feira. 62% dos entrevistados disseram que acham a administração de Richa melhor do que a do antecessor, Roberto Requião. Outros 23% consideraram os governos semelhantes e 3,8% não souberam comparar. No total 885 pessoas foram ouvidas entre os dias 28 de abril e 1º de maio. A margem de erro de 3,5% e o grau de confiança de 95%.

Volvo aumenta participação dos trabalhadores nos lucros


Foi apresentada nessa quarta-feira a maior proposta de participação nos lucros do Paraná. A Volvo se dispôs a pagar 15 mil de PLR aos trabalhadores. A montadora está paralisada há três dias porque os trabalhadores não aceitaram a proposta inicial de 5 mil e 500 reais. No ano passado a empresa havia pago 9 mil reais de participação nos lucros aos funcionários. O diretor do sindicato dos metalúrgicos, Nelson Souza, explica que a Volvo lucrou muito esse ano e por isso a gratificação aos trabalhadores também será alta. Os trabalhadores se reúnem na frente da montadora amanha para votar a proposta da empresa. Uma reunião acontece nesse momento entre o sindicato e os patrões para definir o valor da proposta e amanhã os funcionários votam o acordo. Na Renault não houve paralisação, porque na terça-feira os operários da multinacional aprovaram a proposta da empresa de 12 mil reais de participação nos lucros.

Bancada evangélica pode fazer movimento contra união homossexual

O julgamento do reconhecimento da união homoafetiva no Supremo Tribunal Federal foi motivo de muita discussão hoje, na Assembleia Legislativa do Paraná. A bancada evangélica estuda fazer um movimento contra o reconhecimento do casamento gay.
O deputado Caito Quintana, do PMDB, tem um projeto que tramita na Assembleia permitindo que parceiros possam ser declarados como dependentes de seus companheiros, independente do sexo. Com isso, os casais homossexuais teriam direitos a benefícios da PR Previdência. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça e deve ser votada na próxima terça-feira.

Helicóptero

Do Zé Beto
O helicóptero que transportava Beto Richa e que fez pouso de emergência em São Paulo não era da Helisul. Ele viajou à capital paulista de jatinho. A aeronave que deu um susto no governador era para seu transporte na capital paulista. Até agora não se sabe quem emprestou ou se foi alugado.

Preços sofrem desaceleração na Capital

Os preços em Curitiba têm a primeira desaceleração depois de seis semanas de alta. A terceira prévia medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (o Ipardes) aponta inflação de 1%, o que representa a primeira redução na velocidade da escalada dos preços na cidade. Apesar disso, o diretor-presidente do Ipardes, o economista Gilmar Mendes Lourenço, explica que a inflação vai incomodar até setembro, até porque o aumento nos combustíveis vai ter reflexos. Nessa última prévia, o grupo formado por Transporte e Comunicação, com aumentos em gasolina e álcool e a tarifa do ônibus urbano, apresentou alta de 1,7%. Alimentos como a batata e o leite também pesaram mais no bolso do consumidor.

Padilha descarta recriação da CPMF para financiar saúde

Da Agência Estado
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou hoje que o governo não pretende tomar nenhuma iniciativa para recriar a CPMF, o antigo imposto sobre movimentações financeiras. “Não entro nesse Fla x Flu que virou o tema da CPMF. No governo da presidente Dilma Rousseff, nunca discutimos a hipótese de reedição da CPMF para financiar a saúde”, declarou, após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Situação de servidores ociosos continua indefinida na ALEP

A situação dos 119 servidores ociosos da Assembleia Legislativa do Paraná continua indefinida. Eles foram cedidos para a Secretaria de Justiça no dia 14 de abril. A maioria deles não manifestou interesse em sair do Legislativo. Agora, os servidores terão uma segunda chance. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, eles poderão escolher outro setor do executivo para trabalhar. Rossoni voltou a dizer que não há espaço para os funcionários ficarem na casa.

PR terá Alerta Geada no inverno

O Alerta Geada começa a funcionar para o inverno de 2011 no Paraná. O serviço é focado para a cafeicultura do Estado e avisa com até 48 horas de antecedência o avanço de massas de ar frio. O alerta funciona de maio a setembro e já existe há dezesseis anos. Para a pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Everly Moraes, com esse tipo de informação o agricultor pode fazer as proteções necessárias para evitar prejuízos. São mais de noventa mil hectares cultivados de café no Paraná. Mais de 2 mil deles têm até dois anos de idade e devem ser protegidos de geadas. Os dados são do Departamento de Economia Rural do Estado.

Bombeirinho não vai poder passar por transplante

O menino João Daniel, conhecido como bombeirinho por querer seguir a profissão, não irá realizar o transplante de medula óssea. O cordão umbilical encontrado apresentou apenas 40% de compatibilidade com o garoto. A família de João, que é de Maringá, esteve hoje em Curitiba para decidir se realizaria a cirurgia. Ana Paula Estevan, mãe do bombeirinho, afirmou que será mantido o tratamento de quimioterapia, mas que a busca por um doador vai continuar. Em fevereiro deste ano uma grande campanha começou em Maringá para cadastramento de novos doadores. O médico Lisandro Ribeiro, que acompanha o caso de João Daniel ressaltou a importância do chamamento da população. Ele afirmou que o Brasil tem potencial para se tornar o país com maior número de doares de medula. Para fazer o cadastro de doador de medula óssea, o interessado deve ir até o banco de sangue da cidade onde mora. O médico Lisandro Ribeiro explica os procedimentos.
Em Curitiba, o cadastro pode ser realizado no Hemepar, no Hospital de Clínicas e no Hospital Cajuru.

Parque Nacional do Iguaçu pode ter visitação limitada

O número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, pode ser limitado. A medida é estudada pela administração do parque para evitar tumultos e para que o passeio se torne mais confortável. Na sexta-feira santa, 16 mil pessoas estiveram no parque em único dia, número considerado recorde. Uma das alternativas é vender os ingressos pela internet, já que assim será possível saber a previsão de turistas. Só neste ano 500 mil pessoas já passaram pelo ponto turístico.

TJ vai atender em novo horário

Os Tribunais de Justiça de todo o País têm 60 dias para se adaptar ao novo horário de atendimento ao público. Agora a prestação de serviço deve ser feita de segunda a sexta-feira, das nove horas da manhã às seis da tarde. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova resolução permite também a jornada de trabalho de oito horas, com intervalo para o almoço.

Cesta básica está mais barata em Curitiba

O preço da cesta básica de Curitiba teve redução no mês de abril. A queda foi de 0,76%. Além da capital houve queda em outras 13 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese. Com a redução o valor chegou a 246 reais. Os produtos que registraram as maiores quedas foram o tomate, menos 16%, a banana com queda de 7% no preço e o açúcar que teve redução de 4,5%. A queda só não foi maior porque em Curitiba a batata subiu 43%. No acumulado do ano, o preço da cesta básica subiu 1,05% na capital.

Suspeitos de assassinar tenente são condenados

Os dois suspeitos de assassinar um tenente da polícia militar em 1997 foram condenados pelo Tribunal do Júri. Valdir de Oliveira foi morto com três tiros nas costas e o corpo dele foi encontrado na Cidade Industrial de Curitiba. A ex-noiva, Karla di Pieri, pegou quinze anos e meio de prisão, e o marido da diarista dela, Nelson Albresti, terá que cumprir catorze anos de detenção. A sentença saiu nesta madrugada depois de quase quinze horas de julgamento. Durante o juri, Karla negou envolvimento com o crime, mas Nelson disse que ela deu três tiros no tenente e que depois ele mesmo disparou outras duas vezes. A defesa já entrou com recurso pedindo um novo julgamento.

Stephanes vai levar denúncia sobre Veneri ao Ministério Público

Do Fábio Campana
O deputado Reinhold Stephanes vai levar a denúncia que o deputado petista Tadeu Veneri “embolsava R$ 150 mil em ressarcimentos” por ano, que fez no plenário da Assembléia, para o Ministério Público investigar.
Stephanes, que avaliou com tranqüilidade a declaração de Veneri que pretende denunciá-lo perante a Corregedoria da Assembléia pelas denúncias que fez, anuncia que vai levar as provas que tem sobre a veracidade de suas acusações ao Ministério Público.
“Acho ótimo que o deputado Veneri peça as provas das denúncias que fiz. Vou apresentá-las a Corregedoria e levá-las ao Ministério Público. Nada melhor que a verdade para esclarecer quem tem razão nesta polêmica”, disse o deputado.

Assembleia diz ter economizado R$ 232 mil com revisão de contratos

Do Política em Debate
A Assembleia Legislativa diz que deve economizar m total de R$ 232 mil desde fevereiro com a revisão de contratos e a realização de licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades para contratação de serviços e fornecimento de materiais e produtos. Desde que a nova Mesa Executiva assumiu a administração da Casa foram feitas nove contratações de serviços por meio de convite, nove pregões eletrônicos, dois pregões presenciais, uma tomada de preço e a abertura de uma concorrência.
O deputado Plauto Miró, 1º secretário da Assembleia e responsável pela administração da Casa,lembrou que ao assumir a administração, constatou que dos 36 contratos mantidos pela Assembleia, 18 estavam vencidos. Para os 18 vigentes a meta foi renegociar com as empresas, buscando sempre a redução de preço.

Metalúrgicos e Volvo em reunião


Acontece nesse momento na sede do Tribunal Regional do Trabalho uma reunião entre representantes do sindicato dos metalúrgicos e da montadora Volvo. Nessa quarta-feira a paralisação na empresa chegou ao terceiro dia. Os funcionários cruzaram os braços após rejeitarem a proposta da empresa de pagamento da participação nos lucros, a chamada PLR. A volvo ofereceu 5 mil e 500 reais e os trabalhadores pedem 10 mil reais. Por dia deixam de ser produzidos 124 carros na montadora em função da greve.

Marina recorre a FHC para barrar o Código Florestal

Do Conexão Brasília
Terceira colocada na eleição presidencial de 2010, Marina Silva (PV) está em Brasília jogando todo seu prestígio – eleitoral e na área ambiental – contra a votação do Código Florestal.
A ex-senadora usou ontem o gabinete da deputada paranaense Rosane Ferreira (PV) como quartel-general para as negociações.
De lá, conversou com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci (PT), e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ratinho não quer apoio do PT no primeiro turno

Do Caixa Zero
O deputado Ratinho Júnior, que diz “ter o sonho” de ser candidato a prefeito de Curitiba em 2012, afirma que “é uma honra” ter seu nome lembrado pela senadora Gleisi Hoffmann para uma possível composição. Mas diz que prefere ver o PT com candidatura própria.
A ideia do deputado é que os petistas têm uma espécie de “público cativo”, que não votaria em outra legenda. Assim, seja quem for o candidato do partido, asseguraria uma votação a mais para a oposição a Luciano Ducci (PSB).

Depois do susto, Beto Richa retorna a Curitiba no fim da tarde


O governador Beto Richa (PSDB) deve retornar para Curitiba no fim desta tarde. Ele levou um susto nesta manhã quando o helicóptero em que ele estava precisou fazer um pouso forçado na capital paulista. De acordo com o próprio governador, pelo twitter, ele disse que está tudo bem e que continuaria com a agenda em São Paulo. Ele almoça com empresários. A assessoria de imprensa do Governo divulgou uma nota em que diz que Beto Richa foi à São Paulo para realizar um exame médico no Hospital Albert Einstein. Do hospital decolou para um almoço com a direção do banco de investimentos BTG Pactual, mas o piloto precisou fazer um pouso no aeroporto Campo de Marte em virtude de uma pane técnica. A aeronave, helicóptero Bell 206L, perdeu estabilidade.

Helicóptero de Beto Richa faz pouso forçado

12h50
O helicóptero em que estava o Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) fez um pouso forçado agora pouco, ao meio dia, em São Paulo. Richa passa bem. Não houve feridos. A assessoria de imprensa do governo deve divulgar daqui a pouco uma nota sobre o incendente. A aeronave teve uma pane e precisou descer no Campo de Marte, na região de Santana na capital paulista. Pelo twitter, o governador se manifestou dizendo que foi um grande susto mas que prossegue com a agenda.

Site faz mapeamento dos preços de combustíveis no Brasil

Fazer o mapeamento dos preços dos combustíveis em mais de 500 cidades do Brasil. Essa é a idéia do site chamado Preço dos Combustíveis. Em Curitiba são mais de cinqüenta postos mapeados. A tecnologia utilizada é baseada em georeferência. Ou seja, ao pesquisar pelos preços é possível ver no mapa da cidade em quais ruas os postos estão com valores mais baixos. Segundo o engenheiro de software, Everton Conte, que é um dos donos do site, os dados são atualizados semanalmente a partir de uma coleta de dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Mas o site também é alimentado com a colaboração de pessoas que viram preços mais baratos em alguns pontos da cidade.  Os donos do site não têm lucro, trabalham por conta de uma boa causa. O endereço do site é www.precodoscombustiveis.com.br lembrando que a palavra preço é digitada  sem o cedilha.

A execução orçamentária dos primeiros 120 dias do governo Dilma


Do Contas Abertas
A primeira grande avaliação dos investimentos do governo da presidente Dilma Rousseff pode ser feita com o fechamento da execução orçamentária do primeiro quadrimestre do ano. Depois de promover um contingenciamento de R$ 50 bilhões, o primeiro quadrimestre do novo governo registrou um baixo desempenho.
A União executou apenas 17,4% do total de R$ 63,8 bilhões previstos para investimentos no ano. Uma porcentagem desembolsada muito próxima dos 18,7% do mesmo período em 2010, último dos oito anos do governo Lula. 

Destino dos funcionários “sem função” da Alep deve ser resolvido hoje

Deve ser divulgado hoje o número de servidores da Assembleia Legislativa que aceitaram ser cedidos à Secretaria de Justiça do Paraná. Nos últimos dois dias, a secretaria recebeu funcionários para discutir em qual função eles serão encaixados, já que na Assembleia não tinham cargo definido. No total, foram dispensados 119 servidores, todos concursados.

Cachorro atrapalha fuga de presos em Nova Esperança


Uma fuga em massa de presos foi frustrada por um cachorro em Nova Esperança, no noroeste do Paraná. Eles cavaram um buraco. Dois conseguiram fugir pulando o muro, mas, enquanto os outros detentos fugiriam, o cão entrou no buraco. Essa foi a terceira fuga somente neste ano.

Consilux continua operando radares e recebendo pagamentos

Mesmo depois de ter rompido oficialmente o contrato, a Consilux continua operando o sistema de radares da cidade e recebendo pagamentos da Prefeitura de Curitiba. A quebra do contrato foi feita há cerca de dois meses, após estourar um escândalo de que multas poderiam ser canceladas. A empresa é investigada, ainda, por suspeitas de operações fraudulentas. O contrato, teoricamente, vence em fevereiro do ano que vem.