PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Vídeos de Bin Laden podem ser falsos
Os supostos vídeos achados por oficiais da inteligência dos Estados Unidos dentro da casa de Osama Bin Laden têm causado polêmica. Nesta segunda (9), os noticiários britânicos The Daily Mail e a rede BBC, publicaram reportagens questionando a veracidade e levantando uma possível manipulação das imagens. No Paquistão, muitas pessoas não ficaram convencidas. A BBC ouviu 50 pessoas em Abbottabad, onde Bin Laden foi morto, e apenas uma delas disse acreditar que o homem das imagens é o terrorista. O Daily Mail diz que a imagem é claramente destinada a expor um Bin Laden idealizado por meio de uma fraude “cuidadosamente fabricada”: o pai do terrorismo reduzido a um homem velho, sem nada para fazer além de assistir a vídeos de si mesmo. Outro detalhe controverso é do decodificador de TV a cabo na sala, embora Bin Laden não possuísse telefone fixo ou cabos de TV e de internet, por medo de ser interceptado pelos americanos. Até agora, cinco vídeos foram divulgados pela Casa Branca e mostram o terrorista em dois momentos – com a barba branca e tingida.
-
Entidades médicas que fizerem cobrança indevida vão pagar multa
A Secretaria de Direito Econômico, entidade do Ministério da Justiça, determinou a instauração de processo administrativo contra entidades médicas que insistirem na cobrança de valor adicional sobre as consultas de conveniados de plano de saúde, e que pressionam os médicos a adotarem essa conduta. Segundo despacho do Secretário de Direito Econômico, Vinícius Marques de Carvalho, publicado nesta segunda (9) no Diário Oficial da União, o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos poderão ser punidos com multa diária de aproximadamente R$ 50 mil, caso descumpram a determinação.O ministério também proibiu as paralisações de atendimento aos pacientes de planos de saúde e a coordenação de descredenciamento em massa. Informações Agência Estado.
-
PF prende homem acusado de usar aviões da FAB para tráfico de drogas
Foi preso nesta segunda (9), José Roberto Monteiro Zau, acusado de utilizar aviões da Força Aérea Brasileira para transportar cocaína na década de 90. O traficante foi preso pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal no Rio de Janeiro, sob a acusação de falsidade ideológica, mas as acusações por tráfico de drogas poderão voltar a correr na justiça e ele poderá sofrer pena de até 30 anos de prisão.
-
CNMP disponibiliza o inqueritômetro
Já está disponível no site do Conselho Nacional do Ministério Público o Inqueritômetro, sistema que mostra o andamento da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública. A meta tem o objetivo de concluir todos os inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 e ainda em aberto. Há no Brasil 151.819 procedimentos nessa situação. O prazo vai até julho de 2011, para os estados com até quatro mil procedimentos, e até dezembro de 2011, para os demais. O Inqueritômetro mostra, por estado e nacionalmente, de forma gráfica, o número total de procedimentos da Meta 2, quantos foram concluídos e quantos estão pendentes de diligência. O sistema será atualizado mensalmente e permite a impressão dos gráficos e comparação entre os estados.
-
Marido de Jaqueline Roriz deve depor
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara marcou para a próxima quarta (11), uma audiência com o marido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), Manuel Neto. Ele deve prestar esclarecimentos no processo disciplinar que corre contra a esposa, no qual ela é acusada de receber propina de Durval Barbosa. Além de Neto, serão ouvidos três funcionários de um escritório político de Jaqueline, que é alvo de investigações por ter tido seu aluguel pago com verba indenizatória da Casa.
-
Comissão quer fiscalização de cargas de navios com produtos japoneses
A comissão externa da Câmara dos Deputados, responsável pela fiscalização de produtos vindos do Japão para Brasil, terá um encontro com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Barbano, na próxima quarta (11).O coordenador da Comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), enviou à Anvisa um pedido para que a chegada de navios cargueiros vindos do continente asiático, com destino ao país, seja avisada com pelo menos 15 dias de antecedência. Segundo o deputado, é necessário garantir que navios com cargas contaminadas não sejam descarregados, por isso, o grupo sugeriu que os contêineres sejam fiscalizados antes mesmo que as embarcações atraquem nos portos.
- Fotografia é históriaA tradição resiste
-
Quebra-pote, uma das brincadeiras infantis mais características do Brasil, especialmente no Nordeste na época da Semana Santa e das festas juninas. Como foi – Fui a Natal para a cobertura de uma visita presidencial ao Rio Grande do Norte. Sempre que posso, procuro estender a viagem para tirar dela imagens diferentes das que costumo ver nos gabinetes palacianos da Capital Federal. Percorrendo a periferia da cidade levado pelo amigo fotógrafo Canindé Soares, deparei com essa maravilha de imagem. Tão simples e tão brasileira. Amarrado com uma corda à trave de um campinho de futebol, o pote cheio de doces e balas é alvo do menino que, com os olhos vendados, tenta quebrá-lo auxiliado por um cabo de vassoura. A platéia vai ao delírio. São moradores da vila de casas populares de um bairro da periferia da capital potiguar. Empoeirado, mas arborizado. Impressionante como a tradição consegue ainda sobreviver aos tempos em que a tevê comanda o espetáculo. Orlando Brito
-
Eleito o novo presidente do PRB
A cúpula do PRB promoveu uma reunião nesta segunda (9) para eleger o novo presidente da legenda, o advogado Marcos Pereira, que assumirá o comando do partido após a renúncia do deputado federal Vitor Paulo, que privilegiará suas funções parlamentares. Pereira é especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor universitário de direito. Aos 39 anos, foi executivo do Grupo Record, atuando como presidente de Relações Institucionais. Ainda na área jurídica, Marcos Pereira foi membro colaborador de comissões da OAB em São Paulo, como as de Direito à Adoção e de Seleção e Inscrição da ordem entre os anos de 2007 e 2009.
-
OAB: aparato policial brasileiro está impotente diante de tanta violência
O presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto de Paula Machado, considerou nesta segunda (9) "altamente preocupantes" os dados da pesquisa Mapas da Violência de 2011, divulgada pelo jornal O Globo, informando que dos 50 mil assassinatos ocorridos por ano no Brasil, apenas 4 mil, ou 8%, têm autores identificados e presos. Machado avaliou também como um dado que expõe a fragilidade da segurança brasileira, a informação de que o País tem hoje mais de 100 mil assassinatos sem solução, conforme inquéritos abertos até o ano de 2007. Para ele, essa revelação "é prova inequívoca de que o aparato policial brasileiro está defasado e impotente para combater a estrutura do crime que é cada dia mais sofisticada". Segundo ele, "é necessário muito investimento e políticas públicas adequadas".
-
Crianças que moravam com Osama Bin Laden não podiam deixar a fortaleza
Cerca de 16 crianças que moravam na casa ocupada por Osama Bin Laden, no Paquistão, eram obrigadas a ter aulas particulares e raramente podiam deixar o esconderijo. Investigadores do governo paquistanês encontraram uma sala equipada com um quadro negro que servia para ensinar as crianças. “Eles não podiam sair para evitar que alguém os seguisse”, afirmou um dos investigadores à Reuters. As duas mulheres presentes na fortaleza no momento da ação americana eram muito bem instruídas e eram elas as responsáveis pelas aulas aos menores. Acredita-se que quatro das crianças eram netas de Bin Laden, porém não há informações sobre as demais.
-
BC passa a monitorar transferências
As transferências entre instituições financeiras de valores superiores a R$ 1 milhão deverão ser realizadas em sistema operado pelo Banco Central, segundo determinação de uma circular publicada nesta segunda (9) no Diário Oficial da União. A regra passa a vigorar dentro de 30 dias. Ainda de acordo com a Circular, serão monitorados pelo mesmo sistema o repasse de arrecadação de tributos e de pagamentos de governo e a transferência de recursos relacionadas a aplicações no mercado financeiro. Nesse caso específico, a regra só passa a valer em 29 de agosto. Antes da norma, ficava a cargo dos bancos a escolha sobre o sistema de liquidação da Transferência Eletrônica Disponível (TED).
-
Castro: Cubanos poderão fazer turismo
O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda (9) que vai autorizar, pela primeira vez em 50 anos, a saída de cidadãos cubanos do país para realizarem viagens turísticas. O anúncio foi feito através de um plano de reformas políticas no qual o governo afirma que vai examinar maneiras de liberar a população para sair do país como turistas, porém ainda não liberou mais detalhes. São 313 medidas no projeto, dentre elas a abertura do mercado interno para atividades autônomas e a legalização de compra e venda de imóveis e de carros e a expansão das cooperativas privadas.
-
Congresso analisa vetos presidenciais
O Congresso Nacional se reúne na próxima quarta (11), ao meio-dia, para realizar análise de vetos presidenciais. Ao todo, estão pendentes de análise 1.414 vetos contidos em 125 leis. Segundo o presidente do Senado, José Sarney, a maioria já perdeu a validade, como os vetos que tratam de leis orçamentárias. Apesar da grande quantidade de vetos, ele acredita que a votação será relativamente rápida. "Esperamos analisar cerca de mil vetos. Com isso, resolveremos esse problema, que é tão levantado no plenário, sobretudo pelos lideres da oposição", disse.