SARNEY DIZ QUE SENADORES NÃO TEM PRESSA DE VOTAR CÓDIGO FLORESTAL

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Debate sobre reforma política reúne cerca de 250 vereadores no Nordeste

Taíssa Dias Foto FERNANDO COLLOR, RENAN FILHO E JUIZ LUCIANO GUIMARÃES
O deputado federal Renan Filho (PMDB/AL) coordenou nesta quarta (25), um debate sobre reforma política, que contou com a presença de cerca de 250 vereadores do Nordeste. O evento fez parte do I Seminário Nordestino dos Legislativos Municipais, que começou em Brasília no dia 24 de maio e vai até o dia 26. Além de Renan Filho, compuseram a mesa do encontro, os deputados federais Almeida Lima, presidente da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados, e Eduardo Gomes, 1º Secretário da Câmara, os senadores Eunício Oliveira, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e Fernando Collor, e os presidentes das associações de veradores de Alagoas e do Ceará, Hugo Vanderley e Deusinho, respectivamente. Fidelidade partidária, voto em lista, financiamento público de campanha e voto majoritário estiveram entre os temas discutidos. Outros assuntos de interesse foram abordados pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e professor de Direito Eleitoral Luciano Guimarães. O magistrado falou sobre a Emenda Constitucional 058, que trata da composição das Câmaras Municipais.

Ministro diz que Governo teme que Senado aprove anistia de desmatadores

R7 Foto MIN. WAGNER ROSSI
O ministro Wagner Rossi (Agricultura) disse nesta quinta (26), que o fato de a Câmara ter aprovado o texto do Novo Código Florestal foi um avanço. Segundo ele, “o ganho foi imenso e para isso foi necessário que houvesse apoio e determinação da presidenta Dilma Rousseff”. Rossi afirmou ainda, que o código deverá sofrer alterações  no Senado, mas que o Governo está bastante preocupado com a possibilidade de que a anistia para agricultores que desmataram ilegalmente áreas de preservação seja aprovada pela Casa.

Construção Civil teve queda, diz CNI

A Confederação Nacional da Indústria divulgou nesta quinta (26) um levantamento com os números da Construção Civil no país. Segundo a CNI, o nível de atividades do setor marcou 48,3 em abril contra 49,5 em março, ou seja, queda de 1,2 pontos. O indicador usado pela Confederação tem a máxima de 100 pontos, sendo que médias acima de 50 marcam crescimento das atividades na construção civil. As empresas que menos evoluíram foram as de pequeno porte, com 48,4 pontos, seguidas pelas médias, com 49,7 pontos e das grandes, que foram as únicas com marca positiva, de 52,4 pontos.

Ministro diz que Brasil vai exigir uso de componentes nacionais em tablets

Foto MIN. FERNANDO PIMENTEL
O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) disse nesta quinta (26), que vai exigir que as telas para os tablets feitos no Brasil tenham metade de seus componentes fabricados no país. Segundo ele, este será um requisito a ser seguido pelas empresas interessadas em produzir este tipo de tecnologia. Pimentel disse ainda, que o Brasil deverá iniciar sua produção de tablets em aproximadamente três anos e que este será o primeiro pólo fornecedor destes aparelhos fora da Ásia. Informações da Folha de SP.

Efeito Lula: Dilma se reúne pela primeira vez com senadores do PT

Ao contrário do que acontece normalmente, a presidenta Dilma Rousseff, após a intervenção do ex-presidente Lula devido a polêmica envolvendo o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, informou aos jornalistas que o almoço entre ela e senadores do PT, que será realizado nesta quinta (26), será aberto para imagens. Vale lembrar que é a primeira vez que Dilma se reúne com os senadores do seu próprio partido, prova de que a interferência de Lula já está fazendo efeito. A presidenta afirmou mais cedo, no Palácio do Planalto, que Palocci está dando as informações necessárias sobre a evolução patrimonial nos últimos quatro anos. "Quero assegurar a vocês que o ministro Palocci está dando todas as explicações necessárias aos órgãos de controle", afirmou.
  • Deputados evangélicos dizem que Haddad deve se retratar por 'kit-gay'

    Wilson Dias/ABr
    Foto
    MINISTRO FERNANDO HADDAD
    Em reunião com Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), deputados evangélicos pediram a cabeça do ministro Fernando Haddad (Educação) após a polêmica envolvendo o "kit anti-homofobia". Carvalho disse aos evangélicos que eles precisam perdoar. "Como cristãos, vocês precisam perdoar o ministro". Eles responderam que perdoam, mas Haddad tem que se "retratar". Ontem, a presidenta Dilma Rousseff determinou a suspensão da produção e distribuição do kit em planejamento no Ministério da Educação, e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados. Dilma considerou o material do MEC "inadequado" e o vídeo "impróprio para seu objetivo". Informações da Folha de SP.

  • 1989: corrida ao Planalto

  • Mário Covas – ao lado do conterrâneo José Serra e do alagoano Teotônio Villela Filho – candidato a presidente na primeira eleição direta depois de 24 anos do regime militar.

    Como foiFotografei Mário Covas em 1968, na noite em que foi editado o AI-5 – intervenção na Constituição que fechou o Congresso Nacional e cassou vários parlamentares, entre eles o próprio Covas, à época líder do então MDB. Depois, com a anistia de 1979, sua volta à política. Mas essa foto aí foi na saída da convenção de seu novo partido, o PSDB, que o escolheu para concorrer à Presidência da República. Ficou em quarto lugar. O segundo foi Lula e o terceiro Leonel Brizola. O vencedor foi Fernando Collor de Mello.  Orlando Brito
  • Dias Toffoli afirma que fidelidade partidária 'engessa' a democracia

    Foto MIN. DIAS TOFFOLI
    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, disse nesta quinta (26), em audiência da Comissão Especial da Reforma Política, que é não é possível exigir unidade nacional dos partidos. “A história brasileira é uma união de elites regionais.” Segundo ele, a decisão tomada pelo STF sobre a necessidade de fidelidade partidária “engessa” a democracia, pois com essa imposição, o partido passa a descartar o parlamentar que quiser. Na época em que o Supremo decidiu sobre a fidelidade partidária, Toffoli ainda não fazia parte da corte. O ministro foi convidado pela comissão para discutir alterações no sistema eleitoral.

    Sarney reforça que senadores não terão pressa sobre Código Florestal

    José Cruz/ABr Foto PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY
    O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reforçou a posição dos demais parlamentares, sobre a votação do projeto de lei que altera do Código Florestal Brasileiro, afirmando que não terão pressa. Segundo ele, antes de se votar a proposta, que ainda será apreciada em pelo menos três comissões – Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Agricultura –, os senadores analisarão a matéria “sem atropelo”. “Eu não posso avaliar, mas acho que votaremos no tempo necessário, sem nenhum atropelo, de maneira que todas as classes e opiniões envolvidas possam se manifestar”, disse Sarney que ainda lembrou que, para garantir esse tempo necessário, o ideal seria que a presidenta Dilma Rousseff reeditasse o decreto que isenta de multa os proprietários de terra que descumpriram a legislação ambiental ao explorar áreas de reserva legal. O dispositivo vence em 11 de junho de 2011. Para Sarney, é preciso mais tempo.

    Última vítima de naufrágio encontrada

    Depoimentos prestados ontem (25) reforçam a ideia de negligência no acidente com o barco Imagination, ocorrido no último domingo no Lago Paranoá, em Brasília. Segundo o  delegado-chefe da 10ª Delegacia de Polícia, Adval Cardoso Matos, as investigações apontam para o indiciamento por homicídio culposo, provavelmente, do proprietário do barco, do comandante  e da organizadora da confraternização. Porém, a confirmação só será possível após a divulgação do laudo pericial, ainda sem prazo para ficar pronto, pois depende da retirada do barco do fundo do Lago Paranoá. A nona vítimado acidente foi encontrada na noite de ontem. De acordo com os bombeiros, o garçom que trabalhava no Imagination era o último desaparecida da tragédia. Informações do Jornal de Brasília.

    RN: ex-prefeito é condenado pelo MPF

    O ex-prefeito de Senador Georgino Avelino (RN), João Batista Santana, deve ser responsabilizado por deixar de prestar contas de mais de R$ 300 mil, em verba federal repassada para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A informação é do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte no recurso contra decisão proferida pela 5ª Vara da Justiça Federal, em ação de improbidade administrativa. A sentença absolveu o ex-gestor das acusações. Santana ocupou o cargo de prefeito do município entre os anos de 1997 a 2004. No recurso, a procuradora da República, Cibele Benevides, destaca que “o ex-gestor deveria ter prestado contas em 1999, mas só apresentou prestação de contas em 2010, no curso do processo por improbidade”. Segundo a procuradora, “até hoje o ex-gestor não conseguiu comprovar o efetivo fornecimento da alimentação aos alunos da rede pública na cidade”. Diante da ausência na prestação de contas, o Tribunal de Contas da União chegou, inclusive, a condenar o ex-prefeito a pagar multa e ressarcir o valor repassado, estimado em mais de R$ 300 mil (atualizado até 2009). Informações Tribuna do Norte.

    IBGE: taxa de desemprego é a menor para um mês de abril desde 2002

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que a taxa de desemprego em abril ficou em 6,4%, sendo o menor resultado para este mês, desde 2002, início da série de coleta de dados da Pesquisa Mensal de Emprego. A taxa é considerada estável em relação ao mês passado, que foi 6,5%. Na comparação com abril de 2010, quando o indicador ficou em 7,3%, houve diminuição de 0,9 ponto percentual. A população desocupada no país foi estimada em 1,5 milhão de pessoas e não aumentou em relação a março. Na comparação com o mesmo período de 2010, esse contingente teve queda de 10,1%, o que indica que em abril deste ano havia 173 mil pessoas a menos desempregadas. A Pesquisa avalia a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre.

    Olhando a moldura, esquecem a pintura

    A denúncia foi formulada por um dos mais importantes ministros palacianos, o secretário-geral da presidência da República, Gilberto Carvalho: teriam partido da prefeitura de São Paulo, quer dizer, do prefeito Gilberto Kassab, as informações sobre o aumento do patrimônio de Antônio Palocci. O fio da meada estaria na declaração do Imposto Sobre Serviços pago pela empresa do chefe da Casa Civil. O ISS é um imposto  municipal  e quem o administra é a Secretaria de Finanças do município.