PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN
A movimentação de mercadorias pelos Portos de Paranaguá e Antonina teve uma alta de 10% nos cinco primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas, com destaque para os granéis sólidos. A movimentação de soja, milho, farelo de soja, trigo e açúcar somou quase sete milhões de toneladas. Segundo a direção do porto, a movimentação de grãos em Paranaguá foi 70% maior do que no porto de Santos, no litoral paulista
JOICE HASSELMANN
O novo reitor do Instituto Federal do Paraná, o professor Irineu Mário Colombo, toma posse na próxima segunda-feira com a missão de melhorar a estrutura do IFPR. Criado há dois anos, o instituto substituiu a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Atualmente são ofertados 54 cursos em 14 cidades paranaenses. Segundo o novo reitor, o desafio agora é investir em salas de aula, equipamentos e bibliotecas. Irineu Mário Colombo também destaca que o IFPR deve receber mais investimentos do governo federal e deve ampliar a atuação no estado. Colombo assume a vaga deixada em aberto pelo ex-reitor Alípio Leal, que foi nomeado no começo do ano como secretário de ciência, tecnologia e ensino superior pelo governo do estado. A cerimônia de posse é na segunda-feira, às 11 horas da manhã, no Ministério da Educação, em Brasília.
Desde o início deste ano o PPS expulsou 32 políticos do partido. Segundo a direção da legenda no estado, eles foram considerados infiéis. Somente nesta semana, mais 16 seriam excluídos mas entraram com recursos e conseguiram evitar o processo. Dos 171 processos instaurados pela Comissão de Ética setenta foram arquivados; 68 políticos receberam advertência interna e um deles foi alvo de uma censura pública. Dos 32 expulsos, quatro são vice-prefeitos e um é prefeito – Lucas Campanholi, de Xambrê. Os outros são vereadores. O partido pretende exigir na justiça os mandatos. Segundo o presidente do partido no Paraná Rubens Bueno, os processos de expulsões serão encerrados a partir da publicação e as consequências serão a desfiliação e a notificação ao Tribunal Eleitoral.
Do Bem Paraná
O Instituto Médico Legal confirmou, às 19h25 desta sexta-feira (17), que o cadáver encontrado no início da tarde, no bairro Campo de Santana, em Curitiba, é da estudante Louise Sayuri Maeda, de 22 anos, desaparecida desde o dia 31 de maio, quando deixava seu trabalho no Shopping Mueller.
O corpo foi encontrado às margens do rio Iguaçu pelo caseiro de uma chácara da região. o cadáver usava roupas semelhantes às que Louise vestia no dia em que foi vista pela última vez. Devido ao estado adiantado de decomposição, foi necessário o confronto papiloscópico (impressões digitais) para confirmar a identidade. Segundo os peritos, ainda havia restos de pele nos dedos.
O Instituto Médico Legal confirmou, às 19h25 desta sexta-feira (17), que o cadáver encontrado no início da tarde, no bairro Campo de Santana, em Curitiba, é da estudante Louise Sayuri Maeda, de 22 anos, desaparecida desde o dia 31 de maio, quando deixava seu trabalho no Shopping Mueller.
O corpo foi encontrado às margens do rio Iguaçu pelo caseiro de uma chácara da região. o cadáver usava roupas semelhantes às que Louise vestia no dia em que foi vista pela última vez. Devido ao estado adiantado de decomposição, foi necessário o confronto papiloscópico (impressões digitais) para confirmar a identidade. Segundo os peritos, ainda havia restos de pele nos dedos.
Um aviário de Curitiba foi multado em 8 mil reais hoje pela prefeitura de cidade. A Rede de Proteção e Defesa Animal recebeu denúncia de maus tratos aos animais comercializados no local. Na vistoria, os técnicos constataram que os pássaros ficavam em gaiolas pequenas, com pouca alimentação e água, e muita sujeira segundo explica o diretor do departamento de Pesquisa e Consevação da Flora, Alfredo Trindade. Essa é a primeira autuação realizada em Curitiba em um aviário. A população pode e deve denunciar situações de maus tratos com animais, independente do local aonde isso ocorra: pelo telefone 156 e no site www.protecaoanimal.com.br.
Em meio a tantos escândalos da saúde londrinense, o vice-prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) anunciou que vai deixar a Prefeitura da cidade. Em nota, ele afirmou que deixa a administração por uma decisão partidária, e não por causa dos desvios de verbas. Segundo a direção estadual do PSC, a saída de José Joaquim já estava decidida, pois o partido quer lançar candidato próprio à prefeitura londrinense. Em uma coletiva hoje, de manhã, o prefeito Barbosa Neto afirmou que o vice andava bastante nervoso nos últimos dias. Barbosa Neto afirmou ainda que respeita a saída de José Joaquim, mas que ainda não sabe se ele vai deixar também a presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina. O agora ex-vice-prefeito José Joaquim Ribeiro não quis se pronunciar sobre a demissão do cargo.
Realizar um plebiscito no Brasil sobre a legalização da maconha. Este é o objetivo do deputado federal paranaense Fernando Francischini (PSDB). O parlamentar afirmou hoje que vai começar a colher assinaturas na Câmara dos Deputados na próxima semana. Segundo Francischini, que tem posição contrária a legalização, o plebiscito é importante para encerrar de vez essa questão. Hoje pela manhã cerca de 3000 pessoas participaram de uma caminhada pela XV de Novembro em Curitiba, na abertura da terceira Semana Antidrogas da Cidade. Para este sábado está prevista uma nova marcha, desta vez organizada por defensores da legalização da maconha.
O Tribunal de Contas pode instaurar uma auditoria no sistema de cobrança de multas de Curitiba caso a prefeitura não acate as recomendações do órgão. Nessa sexta-feira o TC divulgou o resultado de um relatório aprovado ontem, que aponta que a prefeitura agiu ilegalmente ao romper o contrato com a Consilux. O Tribunal decidiu analisar o caso em março desse ano, depois que o prefeito Luciano Ducci anunciou a quebra do contrato a empresa. Ele tomou essa decisão baseado em denuncias divulgadas pela imprensa de pagamento de propina e manipulação de multas dentro da empresa. O presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães explica que a prefeitura não tinha provas que justificassem a quebra do contrato.
Entre as recomendações que serão apresentadas a prefeitura está a fixação de um prazo para a conclusão do laudo da comissão técnica da URBS e auditoria interna no sistema de gestão das multas e geração das infrações.
Entre as recomendações que serão apresentadas a prefeitura está a fixação de um prazo para a conclusão do laudo da comissão técnica da URBS e auditoria interna no sistema de gestão das multas e geração das infrações.
Uma pessoa vítima de ataque de cão é atendida em média por dia no Hospital Cajuru, em Curitiba. No ano passado, foram atendidos 348 casos de mordidas de cão. De janeiro a maio deste ano, foram 129 ocorrência. Na próxima segunda-feira, o hospital lança uma campanha para prevenir os acidentes. Uma cartilha será entregue dicas sobre como educar o cachorro de estimação, identificar sinais de agressividade, o que fazer no caso de um ataque quais são os primeiros socorros. As lesões são principalmente na cabeça de no rosto. Segundo especialistas do hospital os animais não tacam sem motivo. Geralmente eles agridem alguma pessoa quando estão com medo, dor, quando ouvem fogos de artifício ou trovões ou próximos à comida. A cartilha do Hospital Cajuru será distribuída de segunda a quarta-feira.
29 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias são analisadas pela comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa. O projeto que vai servir de base para definir os gastos do governo no próximo ano tem que ser votado até o recesso dos deputados, no dia 15 de julho. O número de emendas apresentadas por deputados e bancadas neste ano é maior do que nos anteriores. Entre as proposições está a de limitar a capacidade do governo do estado de gastar sem consultar a Assembleia Legislativa, como explica o relator da Comissão de Orçamento, deputado Élio Rusch (DEM).
A forte incidência da Gripe A no Rio Grande do Sul, nesta temporada, já preocupa as autoridades sanitárias do Paraná! Para tentar barrar uma nova pandemia, como a que aconteceu em 2009, a Secretaria Estadual de Saúde reuniu hoje as regionais do estado para estudar as formas de prevenção da doença. Segundo o superintendente de vigilância em saúde do Paraná, Sezifredo Paz, a suspeita de gripe A voltará a ser tratada como no ano passado, sem precisar de um diagnóstico laboratorial.
O serviço de transporte público de Curitiba foi considerado satisfatório pelo consultor do Banco mundial Eric Howard, que esteve na capital hoje, de manhã. Ele se reuniu com representantes do Instituto de Planejamento Urbano e da Companhia de Urbanização. Durante a visita, Eric Howard fez um passeio pela Linha Verde, que é o trecho urbano da antiga BR-476, e andou nos ônibus biarticulados, inclusive no Ligeirão, que é considerado o maior do mundo. Ele ainda elogiou o sistema de vias estruturais da cidade, que são as grandes avenidas que cortam Curitiba nos quatro pontos cardeais, e afirmou que a capital do estado tem um dos melhores sistemas viários do Brasil. Eric Howard é o responsável por um conceito de sistema que fez cair em 20% o índice de mortes causadas por acidentes na Austrália, e diz que Curitiba está no mesmo caminho. De acordo com dados da Prefeitura da cidade, o número de acidentes no último ano caiu 7% em relação ao ano de 2009.
Um senhor de idade que passou mal depois de um jantar em um restaurante do Batel não conseguiu ser atendido por médicos porque o Samu não foi acionado por parentes. O caso foi denunciado por um ouvinte da BandNews FM, o analista de sistemas, Fábio Calarga, que presenciou todo o problema. Ele conta que viu o senhor desmaiar em um estabelecimento no começo da semana passada e chamou o Samu. Depois de responder a todo o questionário, o atendente explicou que não podia enviar uma ambulância porque Calarga não é parente da vítima. Ele conta que até reclamou, mas não conseguiu o socorro.
Curitiba e os municípios da Região Metropolitana têm pago quatro milhões e 800 mil reais a mais por mês para a destinação do lixo desde que o aterro da Caximba foi fechado, em novembro do ano passado. Antes, a coleta e o transporte dos resíduos custavam 113 reais por tonelada. Agora o valor é de 177 reais. Duas empresas privadas foram contratadas para prestar o serviço enquanto o projeto de construção do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos, SIPAR, em Mandirituba, não sai do papel. O processo está parado na justiça e por isso a planta não tem previsão de começar a operar. Ontem vereadores da Comissão do Lixo da Câmara de Curitiba fizeram uma visita aos dois aterros, na Cidade Industrial e na Fazenda Rio Grande. Segundo o vereador Pedro Paulo (PT) que acompanhou a fiscalização, Curitiba tem pago um preço muito alto pelo serviço.
As construtoras interessadas em serem parceiras do Atlético Paranaense, na conclusão das obras da Arena, tem até o dia 30 para apresentarem os projetos de modelagem do estádio. O ultimato foi dado pela própria diretoria do clube. Já há, pelo menos, cinco empreiteiras interessadas. Informações extra-oficiais dão conta de que as negociações já estão bastante avançadas com a OAS, que está reformando a Arena Grêmio, no Rio Grande do Sul. Outra é a Andrade Gutierrez, que vai reformar o Beira-Rio para o Mundial. E as outras interessadas são a Triunfo, a Matec Engenharia e Carteloni, da Argentina. A empreiteira terá a disposição 45 milhões de reais do clube, mais 90 milhões do poder público, e terá de desembolsar dos próprios cofres mais 85 milhões. A obra, que custaria inicialmente 135 milhões de reais, deu um salto para 220 milhões, por causa de novas exigências da Fifa.
Uma nova sessão na câmara de vereadores de Campo Magro, região metropolitana, deve ser marcada nos próximos dias para julgar as denúncias contra o Prefeito José Antonio Pase (PMN). Ele é acusado de cometer várias irregularidades, algumas relacionadas a desvio de dinheiro público. Depois de ficar um tempo desaparecido da cidade, Pase voltou a circular pelo municipio.
A câmara de Campo Magro iria julgar, no último dia primeiro, o pedido de cassação do mandato dele, mas Pase conseguiu um mandado de segurança impedindo o julgamento. As investigações começaram depois de denúncias de moradores. A câmara decidiu então implantar uma Comissão Processante. Segundo o vereador Sérgio Martins (PDT) a nova sessão para julgar o prefeito deve ser
marcada na semana que vem, logo após a decisão da Justiça.
A câmara de Campo Magro iria julgar, no último dia primeiro, o pedido de cassação do mandato dele, mas Pase conseguiu um mandado de segurança impedindo o julgamento. As investigações começaram depois de denúncias de moradores. A câmara decidiu então implantar uma Comissão Processante. Segundo o vereador Sérgio Martins (PDT) a nova sessão para julgar o prefeito deve ser
marcada na semana que vem, logo após a decisão da Justiça.
O corpo de uma jovem foi encontrado na tarde desta sexta-feira, no bairro Campo do Santana. Policiais da delegacia de Vigilâncias e Capturas estão no local, já que suspeitam que o corpo seja da estudante Louise Sayuri Maeda, de 22 anos, que desapareceu no fim do mês de maio, quando deixava o trabalho em um shopping de Curitiba.
Segundo a polícia, a mulher vestia camisa branca, tênis branco e calça jeans, roupas semelhantes da jovem. Nas próximas horas peritos do IML devem realizar a identificação do corpo.
Segundo a polícia, a mulher vestia camisa branca, tênis branco e calça jeans, roupas semelhantes da jovem. Nas próximas horas peritos do IML devem realizar a identificação do corpo.
Está confirmada a vinda da presidente Dilma Rousseff no Paraná no dia 1º de julho. Dilma vem lançar o Plano Safra 2011/2012 para a agricultura familiar, em Francisco Beltrão, na região sudoeste. Essa será a primeira vez que o anúncio nacional será realizado fora de Brasília.
Das mais de 374 mil propriedades rurais do Paraná, cerca de 320 mil são estabelecimentos de economia familiar. O governo federal deve disponibilizar R$ 16 bilhões para custeio e investimento pelo Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Das mais de 374 mil propriedades rurais do Paraná, cerca de 320 mil são estabelecimentos de economia familiar. O governo federal deve disponibilizar R$ 16 bilhões para custeio e investimento pelo Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
O governador Beto Richa disse que não vai permitir que as tarifas cobradas pelo consumo de energia elétrica sejam exorbitantes no Paraná. A declaração foi dada hoje de manhã em Londrina, no norte do Paraná. O Procon de lá recebeu mais de 200 reclamações porque a leitura do consumo nas residências demorou mais este mês. Por isso os valores cobrados nas faturas foram superiores que o habitual. Richa foi categórico ao dizer que no governo dele a questão social está acima de tudo.
Da Gazeta do Povo
O ponto mais agudo da atual queda nos preços do etanol deve ser este mês, nas palavras do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Salomão Quadros. Para ele, os preços do álcool no atacado não devem cair nos próximos meses de forma tão intensa quanto à queda já detectada em junho.
Ele fez o comentário ao avaliar as baixas apuradas no atacado, dentro do IGP-10, em álcool etílico anidro (-36,24%), misturado à gasolina; e em álcool etílico hidratado (-17,77%), o que é vendido nos postos. O especialista lembrou que o período atual é de safra de cana-de-açúcar, o que eleva a oferta de derivados deste produto, como o álcool, e recordou que a dura entressafra da cana experimentada nos primeiros meses do ano levou o preço do etanol a disparar, tanto no atacado quanto no varejo, no primeiro semestre deste ano. “Agora esta oferta começa a se normalizar, e os preços começam a cair”, afirmou.
No varejo, o efeito do etanol em queda no atacado já se fez sentir. O preço da gasolina, que conta com o etanol em sua formação, saiu de uma alta de 5,61% em maio para uma baixa de 1 92% em junho, no setor varejista. “A gasolina ainda acumula alta de 7,97% no ano, junto ao consumidor”, afirmou o economista da FGV, André Braz. “Isso significa que ainda tem espaço para cair mais de preço, no varejo”, acrescentou Braz. Ainda segundo o especialista o preço do etanol também está em queda no varejo, e saiu de uma alta de 3,67% em maio para um recuo de 14,45% em junho. “Como o etanol ainda acumula alta de 11,88% no ano, este produto também ainda pode cair mais, no varejo”, afirmou Braz.
O ponto mais agudo da atual queda nos preços do etanol deve ser este mês, nas palavras do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Salomão Quadros. Para ele, os preços do álcool no atacado não devem cair nos próximos meses de forma tão intensa quanto à queda já detectada em junho.
Ele fez o comentário ao avaliar as baixas apuradas no atacado, dentro do IGP-10, em álcool etílico anidro (-36,24%), misturado à gasolina; e em álcool etílico hidratado (-17,77%), o que é vendido nos postos. O especialista lembrou que o período atual é de safra de cana-de-açúcar, o que eleva a oferta de derivados deste produto, como o álcool, e recordou que a dura entressafra da cana experimentada nos primeiros meses do ano levou o preço do etanol a disparar, tanto no atacado quanto no varejo, no primeiro semestre deste ano. “Agora esta oferta começa a se normalizar, e os preços começam a cair”, afirmou.
No varejo, o efeito do etanol em queda no atacado já se fez sentir. O preço da gasolina, que conta com o etanol em sua formação, saiu de uma alta de 5,61% em maio para uma baixa de 1 92% em junho, no setor varejista. “A gasolina ainda acumula alta de 7,97% no ano, junto ao consumidor”, afirmou o economista da FGV, André Braz. “Isso significa que ainda tem espaço para cair mais de preço, no varejo”, acrescentou Braz. Ainda segundo o especialista o preço do etanol também está em queda no varejo, e saiu de uma alta de 3,67% em maio para um recuo de 14,45% em junho. “Como o etanol ainda acumula alta de 11,88% no ano, este produto também ainda pode cair mais, no varejo”, afirmou Braz.
Os metalúrgicos da Bosch entraram em greve hoje por tempo indeterminado. Eles rejeitaram a proposta dos patrões que ofereceram seis mil reais de participação nos lucros e resultados para quem cumprir o máximo das metas. Os trabalhadores reivindicam o mesmo acordo que foi fechado na CNH hoje de manhã que inclui: 8 mil reais de PLR, 3 mil reais de abono salarial e aumento real de 2,5% mais INPC. O presidente do sindicato dos metalúrgicos, Jamil D´avila, que normalmente quem deixa pra negociar por último acaba tendo que seguir o mesmo padrão dos acordos já fechados.
Da Folha Uol
O governo criou um grupo de inteligência para identificar os setores e produtos propensos às práticas desleais e ilegais no comércio exterior.
A medida foi publicada no “Diário Oficial” da União nesta sexta-feira.
O GI-CEX (Grupo de Inteligência de Comércio Exterior) será composto por representantes do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento e deverá identificar se o comércio brasileiro está sendo prejudicado por algum tipo de concorrência desleal praticada por outros países.
O governo criou um grupo de inteligência para identificar os setores e produtos propensos às práticas desleais e ilegais no comércio exterior.
A medida foi publicada no “Diário Oficial” da União nesta sexta-feira.
O GI-CEX (Grupo de Inteligência de Comércio Exterior) será composto por representantes do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento e deverá identificar se o comércio brasileiro está sendo prejudicado por algum tipo de concorrência desleal praticada por outros países.
O desaparecimento do curitibano Guilherme Caramês Tiburtius completa nesta sexta-feira 20 anos. Foi enquanto andava de bicicleta na rua de casa, no bairro Jardim Social, em 1991, que o garoto, na época com oito anos, desapareceu. São vinte anos sem respostas e luta para saber o que realmente aconteceu com o menino. Depois de tanto tempo, a mãe Arlete Caramês, afirma que ainda tem esperança de reencontrar o filho.
Uma Jovem de 19 anos foi presa ontem à noite transportando um fuzil de calibre 556, dentro de um travesseiro na BR-163, em Guaíra. A moça estava em um táxi que foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal. Ela disse aos policiais que tinha sido contratada por uma pessoa para buscar a arma no Paraguai e levar para Maringá. De Guaíra, ela pegaria um ônibus para Maringá.
Uma manifestação contra as drogas foi realizada hoje de manhã na Praça Santos Andrade, na região central de Curitiba. A ação chamada de “Louco pela Vida! Drogas Tô Fora!” tem o objetivo de levar o máximo de informações possíveis sobre os problemas que as drogas causam a saúde. Para o secretário antidrogras municipal, Hamilton Klein, a manifestação não tem relação com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que liberou a Marcha da Maconha.
Partes da parede da Ponte do Tarumã, que passa sobre a Victor Ferreira do Amaral, caíram na pista hoje de manhã. O motivo foi um acidente que ocorreu por volta das seis horas da manhã quando um motorista que vinha pela ponte no sentido Linha Verde bateu no muro e capotou na via de acesso a BR 476. Segundo informações de fiscais do Diretran, o motorista sofreu apenas ferimentos leves nas mãos e alegou que a neblina diminuiu a visibilidade dele e ajudou a causar o acidente. O carro foi retirado da pista por volta das sete e meia, mas os entulhos permaneceram na pista até o final da manhã, o que causou bloqueamento parcial da pista e bastante congestionamento na região. Por volta das onze e meia a pista foi liberada.
Do Fábio Campana
Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) na prefeitura de Maringá foram discutidos detalhes do documento que vai apresentar a região norte – envolvendo Maringá, Londrina, Apucarana e outros municípios – como opção para receber os investimentos bilionários na multinacional Foxconn.
Participaram do encontro o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros, o prefeito de Maringá Silvio Barros, diretor-executivo da Agência Terra Roxa Alexandre Farina, o secretário de desenvolvimento econômico de Maringá Valter Viana, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) Marcelo Mafra e diretor do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) Orlando Trevisan.
Há cerca de um mês, Maringá e Londrina decidiram se unir para atrair o investimento de US$ 12 bilhões (R$ 19 bilhões) anunciado pela Foxconn para o Brasil. A multinacional planeja construir uma unidade de componentes eletrônicos com a expectativa de gerar 100 mil empregos.
Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) na prefeitura de Maringá foram discutidos detalhes do documento que vai apresentar a região norte – envolvendo Maringá, Londrina, Apucarana e outros municípios – como opção para receber os investimentos bilionários na multinacional Foxconn.
Participaram do encontro o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros, o prefeito de Maringá Silvio Barros, diretor-executivo da Agência Terra Roxa Alexandre Farina, o secretário de desenvolvimento econômico de Maringá Valter Viana, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) Marcelo Mafra e diretor do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) Orlando Trevisan.
Há cerca de um mês, Maringá e Londrina decidiram se unir para atrair o investimento de US$ 12 bilhões (R$ 19 bilhões) anunciado pela Foxconn para o Brasil. A multinacional planeja construir uma unidade de componentes eletrônicos com a expectativa de gerar 100 mil empregos.
Nenhum homicídio foi registrado em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, durante a Operação Vida realizada pela Polícia Militar, das quatro horas da tarde de ontem (quinta) até as três da manhã de hoje (sexta). Durante esse período, uma pessoa foi presa por dirigir embriagada, vinte e sete veículos foram apreendidos e oitenta e seis autos de infração foram emitidos por irregularidades no trânsito. No total, a PM abordou mais de mil e seiscentas pessoas, quase quinhentos veículos, além de vistoriar setenta e cinco bares e um ônibus.
De acordo com o sub-comandante geral da polícia militar, Julio Nóbrega, os dados demonstram que o trabalho de prevenção contra o tráfico de drogas e de combate a criminalidade tem surtido os resultados esperados.
De acordo com o sub-comandante geral da polícia militar, Julio Nóbrega, os dados demonstram que o trabalho de prevenção contra o tráfico de drogas e de combate a criminalidade tem surtido os resultados esperados.
Da Gazeta do Povo
O saldo da balança comercial paranaense nos cinco primeiros meses de 2011, que ficou negativo em US$ 453 milhões, é o pior para esse período em pelo menos 22 anos, quando teve início a série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Desde então, o estado havia acumulado déficit comercial no intervalo entre janeiro e maio apenas uma vez – em 2001, quando o saldo ficou negativo em US$ 189 milhões.
É fato que, de 2008 para cá, as importações superaram as exportações em vários meses. Mas a primeira metade do ano, quando é escoada grande parte da safra agrícola, costumava ser de gordos superávits. Nos cinco primeiros meses de 2010, por exemplo, as vendas ao exterior haviam desbancado as compras em US$ 535 milhões. Em anos anteriores, o superávit no período ficava quase sempre acima de US$ 1 bilhão, chegando a beirar US$ 2 bilhões em meados da década passada. Leia mais »
O saldo da balança comercial paranaense nos cinco primeiros meses de 2011, que ficou negativo em US$ 453 milhões, é o pior para esse período em pelo menos 22 anos, quando teve início a série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Desde então, o estado havia acumulado déficit comercial no intervalo entre janeiro e maio apenas uma vez – em 2001, quando o saldo ficou negativo em US$ 189 milhões.
É fato que, de 2008 para cá, as importações superaram as exportações em vários meses. Mas a primeira metade do ano, quando é escoada grande parte da safra agrícola, costumava ser de gordos superávits. Nos cinco primeiros meses de 2010, por exemplo, as vendas ao exterior haviam desbancado as compras em US$ 535 milhões. Em anos anteriores, o superávit no período ficava quase sempre acima de US$ 1 bilhão, chegando a beirar US$ 2 bilhões em meados da década passada. Leia mais »
Do Celso Nascimento
Tudo quanto a prefeitura de Curitiba fez para romper o contrato com a Consilux foi ilegal. A conclusão é do Tribunal de Contas que, na sessão plena de ontem, aprovou relatório em que recomenda ao município a correção de todos os atos que envolveram o rompimento e as indenizações que considerava devidas, além da ocupação das instalações, dos radares e lombadas de trânsito e demais equipamentos e softwares de propriedade da empresa. O TC recomenda também que a Urbs, a companhia municipal de trânsito, suspenda a abertura de nova licitação.
Esse foi o primeiro resultado da decisão do presidente do tribunal, conselheiro Fernando Guimarães, que há um mês instituiu duas comissões especiais para auditar contratos mantidos por prefeituras do Paraná com empresas prestadoras de serviços de fiscalização do trânsito. Uma das comissões ficou encarregada de examinar o caso de Curitiba, sob a presidência do conselheiro Artagão de Mattos Leão.
Tudo quanto a prefeitura de Curitiba fez para romper o contrato com a Consilux foi ilegal. A conclusão é do Tribunal de Contas que, na sessão plena de ontem, aprovou relatório em que recomenda ao município a correção de todos os atos que envolveram o rompimento e as indenizações que considerava devidas, além da ocupação das instalações, dos radares e lombadas de trânsito e demais equipamentos e softwares de propriedade da empresa. O TC recomenda também que a Urbs, a companhia municipal de trânsito, suspenda a abertura de nova licitação.
Esse foi o primeiro resultado da decisão do presidente do tribunal, conselheiro Fernando Guimarães, que há um mês instituiu duas comissões especiais para auditar contratos mantidos por prefeituras do Paraná com empresas prestadoras de serviços de fiscalização do trânsito. Uma das comissões ficou encarregada de examinar o caso de Curitiba, sob a presidência do conselheiro Artagão de Mattos Leão.